Spaghetti à Carbonara

Spaghetti a Carbonara

Vou inaugurar a coluna de receitas do blog com um prato que já nasceu vencedor: bacon + molho branco + pasta, tudo junto e misturado = AMOR ETERNO, AMOR VERDADEIRO.

Acho que nunca conheci alguém que não gostasse de pasta. Sério, quem não gosta de macarrão, gosta de quê? É quase como não gostar da vida! E para que curte cozinhar, fazer pasta é ter a certeza de oferecer um prato que agrada a gregos e troianos, ou seja, uma verdadeira mão-na-roda naqueles jantares em que não queremos errar.

A não ser que você seja vegetariano ou judeu, o Spaghetti à Carbonara é uma boa pedida. Saboroso, fácil e  rápido de ser feito, o mais demorado será cozer a massa. Sério, não estou brincando.

Não fui à academia no sábado e comi um prato digno de pedreiro, mas quer saber qual foi minha sensação ao final?

gif joey

#Joeyfeelings

Agora vamos ao que interessa.

Dificuldade: 2

Tempo de preparo: 15 minutos

Serve: 2 pessoas (que comem estilo Joey Tribbiani)

Ingredientes:

500 g de spaghetti (eu prefiro o tipo mais grossinho)

200 g de bacon cortado em cubos

2 colheres de sopa de farinha de trigo

200 ml de leite, aproximadamente, mas a quantidade pode variar muito

duas gemas

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

uma pitada de noz moscada ralada na hora

parmesão ralado na hora

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, aqueça uma panela com aproximadamente 3 litros de água, uma pitada de sal e um fio de óleo. Quando a água estiver fervendo pra valer, coloque o macarrão e deixe-o cozendo mais ou menos pelo tempo indicado no pacote, mas prove-o para ver se ele está al dente, pois o tempo do pacote pode deixar a massa cozida demais, e ninguém curte um purê de macarrão, neam.

Em uma frigideira ou panela grande, coloque o bacon e uma pitada de pimenta do reino. Leve a panela ao fogo baixo e deixe o bacon soltar a gordura e ficar douradinho. A razão pelo qual não se deve colocar o bacon na panela já bem quente é porque isto fará com que o bacon seja “selado”, ou seja, ele levará um baita choque e a gordura ao invés de derreter ficará durinha.

Quando o bacon estiver douradinho, retire-o da panela com uma escumadeira, deixando a gordura. Nesta gordura do próprio bacon, com o fogo ainda baixo, acrescente duas colheres de sopa de farinha de trigo e mexa bem. Esta mistura formará uma espécie de massa, então AOS POUCOS, acrescente o leite para dissolvê-la, e vá mexendo. A quantidade do leite varia muito, por isso, vá vendo o ponto do molho de acordo com o gosto do freguês. Eu, particularmente, gosto do molho com uma consistência ainda grossa, a ponto de incorporar a massa, mas não a ponto de ela endurecer quando fria. Para isto, eu acrescento ao final  aproximadamente duas conchas da água do cozimento do macarrão no molho, mas isto é opcional.

Após adquirir a consistência desejada, junte as gemas e incorpore bem todos os ingredientes. Junte novamente o bacon, acrescente noz moscada, mais uma pitada de pimenta do reino e sal, caso necessário. Tome cuidado com o sal, pois bacon por si só já é bem salgadinho – eu nem precisei acrescentar. Ou então você correrá o risco das pessoas comerem com um copo de água ao lado, O QUE NÃO É LEGAL.

Escorra a massa e acrescente-a no molho já pronto, mexendo bem para incorporar os dois. Polvilhe queijo parmesão ralado na hora por cima e sirva imediatamente.

IMG_20130323_132401Pecado em forma de prato.

8 comentários sobre “Spaghetti à Carbonara

  1. Nhami!

    No meu carbonora o moilho é cru :)
    creme de leite fresco, ovos e pecorino, joga tudo em cima da massa pronta e mistura bem.
    Fica delícia também!

    Uma vez fiz um sem molho branco, só jogando ovos na massa com a panela ligada, os ovos fritam e grudam na massa, fica diferente e bom também (dizem que esse é o tradicional carbonara)

    beijos, saudades

    • Nossa, deve ficar uma DILIÇA esse teu molho!!! Acho que vou ter que ir a Manaus só pra prová-lo! Ou tu vires aqui, hein? Hein? hehe.
      Também já ouvi dizer que o verdadeiro carbonara é esse com ovos, vou tentar fazer um dia e ver no que dá. Mas bacon + ovos é tipo queijo + goiabada, combinação perfeita, não tem como dar errado! hahaha.

      Beijos, Drica! Saudadona-ona!

  2. Amo demais o carbonara e acredita que eu nunca tentei fazer? Toda vez que eu comia tinha que pedir pra um amigo cozinhar ou então ir jantar em algum lugar!

    Mesmo assim, vou já dar uma mudança nisso. Eu tinha impresso a receita de um blog tem algumas semanas, mas vou usar a sua porque confio no teu talento. Depois te digo como ficou!

    • Que bom, lindinha! Depois me diz como ficou! Eu também sou apaixonada por carbonara e o Luís mais ainda, sempre rola aqui em casa. Leva bacon, né, não tem como ficar ruim! HAHAHAHA. Um beijo e não esquece de me contar como ficou!

Obrigada por seu comentário!

