Bolo de Chocolate sem farinha

DSC_0852

Hoje, 26 de março, é o dia do cacau, e nada mais justo do que homenagear esse grande amigo que sempre me atende quando eu mais preciso. Tudo bem que aqui em casa todo dia é o dia dele ALOKA.

Vinho em homenagem ao dia do cacau. SOU DESSAS.

Tirei esta receito do livro Baking Recipe Collection, da cadeia de supermercados Sainsbury, da Inglaterra. Um dos melhores livros de confeitaria que eu tenho! Não que eu tenha muitos, mas amo/sou este livro.

Este bolo não é um bolo de chocolate comum, pois não leva farinha de trigo. E, além de tudo, é uma bomba de calorias, mas né, hoje é dia de comemorar, hoje pode.

Dificuldade: 3, nível marromenu

Tempo de Preparo: 45 minutos

Serve: um monte, só chegar

Ingredientes

200 g de chocolate amargo em barra

200 g de manteiga, de preferência sem sal

1 colher de chá de essência de baunilha

5 ovos médios, claras e gemas separadas

150 g de açúcar

100 g de farinha de amêndoas (ou amêndoas torradinhas e trituradas)

50 g de cocoa powder, que é tipo o chocolate do padre, não pode ser achocolatado

açúcar de confeiteiro para polvilhar por cima

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo.

Em banho-maria, ou pras pessoas modernas microondas, derreta o chocolate com a manteiga. Quando tudo estiver derretido, acrescente a essência de baunilha. Reserve.

Bata as gemas com 50 gramas de açúcar até que a mistura esteja bem clara. Acrescente esta mistura ao chocolate derretido. Acrescente as amêndoas e o chocolate em pó.

Bata as claras em neve e acrescente gradualmente o restante do açúcar (100 gramas) nas claras. Pegue 1/3 das claras e misture bem ao chocolate, depois acrescente gentilmente os 2/3 da clara em neve restante, sem bater muito, para não tirar a “fofura” das claras.

Coloque na forma e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. No livro diz por 30 a 35 minutos de forno, mas no meu levou apenas 25. Deixe o bolo esfriar e polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima.

DSC_0845

IMG_20130326_214254

Foto do instagram.

ATENÇÃO: Por mais que eu não queira estragar a brincadeira, tenho que avisá-los: só de olhar pra esse bolo, você já engordou. Se o bolo for dividido em 12 pedaços, cada fatia terá a singela quantidade de 372 kcal. Eu sei, fiz maldade.

sorry gif

Update: Uma leitora me avisou que untar com farinha de trigo é o mesmo que usar farinha de trigo, que realmente eu não sabia. Quem quiser, pode untar com chocolate em pó ou com a farinha de amêndoa, dá na mesma.

6 comentários sobre “Bolo de Chocolate sem farinha

  1. Não sei se quero fazer esse bolo por motivos de: OLHA A QUANTIDADE DE CALORIAS E NEM TODO MUNDO É MAGRO QUE NEM VOCÊ. :( Mas fiquei curiosa, ele parece gostoso e é lindooooo!

  2. Minha querida, não sei se você sabe, mas untar a farinha de trigo é a mesma coisa que conter farinha. meu pai, por exemplo, tem alergia a trigo. comofas?

Obrigada por seu comentário!

