Cúrcuma x Açafrão

Na receita de Cuscuz Vegan Caliente, postada essa semana, usei como ingrediente a cúrcuma, e foi então que algumas dúvidas surgiram. Afinal, o que é cúrcuma? Onde eu encontro isso??? Calma, que eu te explico. A cúrcuma está mais próxima de você, do que imagina.

Eu também já tive essa dúvida e, na verdade, quem resolveu este enigma foi o Masterchef Australia. A cúcurma (em inglês, turmeric) é o que nós, no Brasil, chamamos de açafrão. Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um ingrediente de cor amarelada e sabor característico, proveniente da culinária asiática, muito usado na culinária brasileira.

Mas tia Stéfanie, se a cúrcuma é o açafrão, o que então é o açafrão?

O verdadeiro açafrão (saffron, em inglês) é, na verdade, a especiaria mais cara do mundo. Por esta razão jamais poderia ser comprada naquele barris, na feira, aos quilos. O açafrão nada mais é do que o pistilo de uma flor, e são necessários, TIPOASSIM, cerca de 100 mil quilos dessa flor para produzir um quilo de açafrão. Um grama da especiaria, na promoção, custa em torno de 5 doletas. Ou seja, to vendendo meu rim no mercado negro para comprar açafrão, interessados, inbox.

Reza a lenda ainda que, para dificultar o processo da “parada”, o açafrão só pode ser retirado a noite. Pra aumentar o mito envolvendo o açafrão, dizem que, em grandes quantidades (20 gramas) o açafrão pode causar a morte e 10 gramas dele tem propriedades abortivas.

Com esse preço, se eu ingerir um grama já estou super feliz da vida, me sentindo DYVA, RYCA E PHYNA. E como o açafrão deve ser “dissolvido” em água antes de ser usado, um grama é mais do que suficiente para qualquer prato a ser preparado. Além do mais, o açafrão não é para temperar aquela coxinha que você resolveu fazer pro lanche das crianças (a não ser que você seja o filho do Eike, neam). Um condimento especial (e caro pra chuchu) deve ser usado de forma digna. Show a little respect.

Cúrcuma (açafrão de pobre)

Cúrcuma (açafrão de pobre)

Açafrão de rycoh

Açafrão de rycoh

Update: Segundo minha tia, (beijo, tia!) a cúrcuma possui uma substância (curcumina) que atua como antibiótico natural. Achei essa reportagem aqui que diz que, além de anti-inflamatória e antioxidante, a curcumina ainda é aliada na luta contra os quilinhos a mais. Ou seja, É POBRE MAS É LIMPINHA!

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s