Clássico Cheesecake Assado – receita da Donna Hay

DSC_0848

Desde o dia em que eu vi Masterchef Australia, temporada 3, episódio 24, no qual a Donna Hay faz este clássico Cheesecake assado, eu nunca mais fui a mesma. Se existe amor à primeira vista, é o meu caso com esta receita. Até que, um belo dia, criei vergonha na cara e fui pra cozinha prepará-lo.

PÁHHH!!!! Uma tapa na cara da sociedade que despreza cheesecake.

SIM, É O MELHOR CHEESECAKE QUE JÁ COMI NA VIDA.

O problema é que chega a segunda e eu não consigo parar de comer.

eating like hell

Triste vida na dieta.

Para quem quiser, a receita original está aqui (fiz pequenas alterações).

 

Dificuldade: 3

Tempo de Preparo: 8h30 (sim, é isso mesmo, calma que eu já explico)

Serve: 12 pedaços generosos

 

Ingredientes

Para base:

40g de farinha de amêndoas

100 g de farinha de trigo

55 g de açúcar

90 g de manteiga gelada

Para o creme:

330 g de cream cheese

500 g de ricota (não é a seca, é a que tem soro)

4 ovos

300 g de açúcar

60 ml de suco de limão siciliano

1 colher de sopa de raspa da casca do limão

1/2 colher de chá de essência de baunilha

1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maizena)

2 colheres de sopa de água

 

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno em 150º. Forre uma forma de aro removível com papel manteiga e reserve.

Faça primeiramente a base, juntando todos os ingredientes em uma tigela e misturando com a ponta dos dedos até formar uma farinha grossa. Coloque a base na forma e vá apertando com uma colher até preencher todo o fundo. Leve ao forno por 20 min ou até dourar (na receita da Donna Hay está indicado 15 min de forno, mas ao final dos 15 min minha base ainda não estava dourada. Resolvi deixar mais 5 minutinhos e ficou lindão).

Passe manteiga nas laterais da forma para desenformar seu cheesecake decentemente depois.

Dissolva a maizena na água e misture todos os ingredientes em um processador. Coloque por cima da base e vá dando leves batidinhas para retirar o ar da massa.

Asse por 1 hora. Depois desligue o forno e deixe o cheesecake por mais 1 hora lá dentro, terminando de assar.

Retire do forno e deixe o cheesecake esfriando por outra 1 hora.

Leve para a geladeira por cerca de cinco horas, para que a massa fique durinha e não desmonte quando for desenformar. Eu, É CLARO, ansiosa MOR, não fiz isso e o meu desmontou. Fica pra próxima.

IMPORTANTE: Quando for levar para a geladeira, vede a forma com papel-filme ou plástico, para que o cheesecake não fique com gosto de cebola, OKAY?

Eu usei por cima a melhor geléia que já comi na vida, vinda da Suécia. Ela é de frutas vermelhas, que está disponível na loja Ikea. Sério, ela é de morrer comendo. MAAAAAAAAAAAAAAAAAS, você pode comer puro que ele é uma delícia sozinho também.

DSC_0849

19 comentários sobre “Clássico Cheesecake Assado – receita da Donna Hay

  1. Oi, Stéfanie! Tô amando isso aqui!!! Tudo de bom!
    Queria tirar uma dúvida. Essa ricota é aquela que vende em potinhos aqui na Europa? No Brasil nunca vi.
    Beijos e parabéns pelo site.

  2. Muito obrigada pela receita Eu vi esse episódio essa semana e fiquei louca O ultimo Chees Cake que fiz ficou horrível Estou depositando minhas esperanças nesse

  3. Obrigado Stéfanie.
    Arrisquei nos 150º C porque fiz semana passada (antes de ter sua confirmação).
    Ficou perfeito! Palavra da minha mãe, que conhece o assunto porque vai a NY todo ano e adora cheesecake.

Obrigada por seu comentário!

