Batatas Rústicas e Maionese de Leite Caseira

DSC_1078

Como prometido, aqui vai a receita do acompanhamento perfeito para o Burger de Picanha.

Que não existe batata-frita igual à do McDonalds, todo mundo sabe, mas essa com certeza ganha o selo de aprovação do comilão. Ela fica crocante por fora e macia por dentro, e quer saber o melhor?? É ASSADA!!! #ASNUTRICIONISTAPIRA

A maionese vai aquele monte de óleo, como é óbvio, mas é MOOOOOOOOOOOOOOINTO boa. Ela pode ser guardada por até uma semana na geladeira, já que não vai ovo.

Aliás, vai um alerta aqui: uma vez eu vi uma foto de um vegetariano que estava comendo um prato com maionese. A não ser que a pessoa seja ovo-lacto-vegetariana, maionese normal vai ovo ou leite, portanto ~corrão~ para as montanhas! Apenas para esclarecer porque muitos vegetarianos podem não saber os ingredientes que compõem a receita. ;)

Recado dado, bora pra receita.

Ingredientes

Para as batatas:

3 batatas inglesas cortadas no sentido do comprimento

sal a gosto

farinha de trigo

azeite

Para a maionese:

1/2 copo de leite

pitada de sal

1 col sopa de limão (em Portugal lima)

1 dente de alho

óleo – o necessário (o de canola é mais saudável)

Modo de Fazer

Para as batatas: Após cortá-las, tempere-as com sal e polvilhe farinha de trigo. Todos os pedaços devem estar envolvidos na farinha.

Disponha as batatas em assadeira untada com azeite e leve para assar em forno alto (220º) por vinte minutos.

Após esse tempo, mexa a bandeja e vire as batatas. Deixe assando por mais vinte minutos, retire-as e espere esfriar um pouco senão vai queimar a língua!

Para a maionese, coloque todos os ingredientes com exceção do no copo do liquidificador e bata até misturarem.

Pela tampinha pequena, vá despejando um fio de óleo constantemente, até a maionese engrossar e ganhar a consistência desejada.

É possível fazer maionese batendo na mão, mas você deve tomar cuidado para que o fio de óleo seja despejado constantemente ou a maionese irá desandar.

DSC_1075

DSC_1073

DSC_1074

Anúncios

4 comentários sobre “Batatas Rústicas e Maionese de Leite Caseira

  1. ow dona step, tem alguma dica pra virar as batatas pra ficarem a corzinha uniforme? eu acabo quebrando algumas com a minha delicadeza aqui…

    • Oi Titati!

      Olha, eu costumo colocar a forma bem no centro do forno para que o calor seja melhor distribuído. Acho que usar a grelha para colocar a forma ao invés de uma grade estilo bandeja também ajudam o calor a circular melhor. De resto, assar por mais ou menos 30 minutos e depois virar todas para que dourem do outro lado também é uma boa ajuda para que elas fiquem com uma cor mais uniforme.

      Ah! Vira com uma espátula pra evitar quebrar. Essa batata é maiorzinha e mais grossa por isso o risco de quebrar é (um pouco) menor, até pq eu sei bem como é, tenho a delicadeza de um paquiderme tb! hahahahaha

      Bj!

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s