Ovo Poché

DSC_1107

Quando eu comecei a cozinhar, uma das coisas que eu achava mais chiques era o bendito do ovo poché. Cozido por fora, com gema molinha por dentro, ele era tipo um sonho de consumo gastronômico.

Meu pesadelo durante eras, a verdade é que se eu tivesse desistido das primeiras dez vezes que fiz esta receita, hoje não estaria escrevendo este post. O ovo poché para mim representa persistência, porque eu nunca testei tanto uma receita até conseguir fazê-la da maneira correta.

Mas então, tia Stéfanie, é assim tão difícil fazer? Não, não é. Mas ele (ao menos para mim) é prática. Até hoje não consigo fazê-lo perfeitamente todas as vezes. Nem sempre ele dá certo – ele é manhoso, muito manhoso. Mas toda vez que faço um ovo cozido, faço poché, para continuar persistindo, praticando e aperfeiçoando a técnica. E se eu consegui, você também consegue.

Grandes chefes fazem ovo poché de olhos fechados. Isso porque eles não contam quantos ovos eles estragaram até aprenderem como fazê-lo.

Ingredientes

1 litro de água

1 ovo

1/2 xic de vinagre de vinho branco

azeite, sal e pimenta do reino para temperar

Modo de Fazer

Leve a água para ferver. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe esfriando por cerca de 1 minuto e meio.

Leve a panela novamente ao fogo, mas na temperatura mais baixa que puder – até mesmo em outra boca. A água não deve estar fervendo.

Coloque o vinagre na água e despeje o ovo de uma vez, previamente quebrado, na água.

O ovo deve ficar em formato redondinho, assim:

DSC_1106

Para um ovo com a gema bem mole, o tempo é de aproximadamente 2 a 3 minutos – dependendo do tamanho do ovo.

Retire o ovo com uma escumadeira e deixe-o secar em papel toalha. Tempere com azeite, sal e pimenta do reino, espere esfriar um pouco (eu acho que fica mais gostoso não tão quente, pois a gema fica mais espessa) e bon appétit!

Importante:

1 – Os ovos devem ser bem frescos. A técnica não funciona com ovos velhos.

2 – Os ovos devem estar em temperatura ambiente.

3 – Nunca, JAMAIS, faça o ovo poché em água fervente ou você verá clara para todos os lados. Pra limpar a panela depois é uma tristeza!

DSC_1110

DSC_1109

Obrigada por seu comentário!

