Tentáculos de Pota (ou Polvo) à Vinagrete

Tentáculos de Pota (ou Polvo) à VinagretePota parece muito com polvo = tem tentáculos = textura gelatinosa = nojooooooooooooooooooo.

Essa era minha lógica mental quando eu era criança. Aliás, tudo que viesse do mar era nojento. Eu era capaz de comer um quilo de jiló na maior boa-vontade, mas não comia um bicho feio desse nem que me amarrassem. Ainda bem que a gente cresce, neam?

Se eu soubesse que ia gostar tanto de frutos-do-mar/mariscos assim que começasse a comer, tinha começado mais cedo! Além de muito gostosos, os frutos-do-mar são muito saudáveis, dependendo do preparo. Aliás, estudos comprovam que a dieta mediterrânica, rica em frutos-do-mar e outros alimentos como o azeite, os cereais integrais e frutas e legumes sazonais, é uma das mais saudáveis do mundo, tendo se tornado até Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010. Leia mais sobre esse estilo de vida aqui e aqui.

Estudos à parte, devo confessar que tinha certo receio em preparar este bicho. A verdade é que essa foi a primeira vez que preparei Pota. SIMMMM! Meu debute!

Aqui em Portugal é muito comum o preparo de pota e polvo, sendo várias receitas contendo este ingrediente. Dentre as várias versões, a receita de Vinagrete é uma das mais comuns.

Fui ao supermercado e encontrei tentáculos de pota pela metade do preço. Eu olhei pra ele, ele olhou pra mim, a gente se encarou…

Polvo à Vinagrete

Come to me, BABE.

e decidi que finalmente era hora de duelarmos.

Diferença entre pota e polvo: Aqui em Portugal, usa-se muito a pota no lugar do polvo, por ser muito parecido com o primo rico em sabor, mas mais barato. Caso não encontre a Pota, faça com o Polvo que dará certo na mesma e o gosto ficará muito parecido.

Dica: Eu gosto de usar luvas de plástico (daquelas médicas, tenho sempre um pacote em casa) quando manuseio frutos-do-mar e peixes. Isso evita mão fedida e estresse de duas horas lavando a mão com limão.

Bora pra receita.

Ingredientes (para duas pessoas)

  • 800 g de tentáculos de pota
  • 2 tomates picados
  • 1/2 cebola roxa picada
  • 1 pimentão italiano vermelho picado em pedaços bem pequenos
  • 1 pimentão verde picado em pedaços bem pequenos
  • 1 jalapeña picada (opcional)
  • 4 col sopa azeite
  • suco de 1/2 limão (eu usei siciliano)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 col sopa vinagre balsâmico
  • salsinha e cebolinha picadas bem miudinhas

PRE-PÁRA!

  1. Lave bem os tentáculos com sal grosso para tirar qualquer sujeira e aquela “gosma” da pele.
  2. Leve uma panela com sal grosso para ferver. Quando a água estiver borbulhando, coloque a pota/polvo.
  3. Enquanto isso, corte todos os demais ingredientes e misture em uma travessa.
    *O tempo de cozimento da pota é variável: já ouvi dizer que deve-se cozer por 45 minutos na pressão, 30 minutos na pressão, 1 hora na água fervente e até por apenas TRêS minutos. EUZINHA DA SILVA deixei na água fervente por vinte minutos e provei um pedaço para ver como estava. A textura estava ótima e não estava borrachenta. Retirei da água, passei por água corrente para interromper o cozimento e piquei em rodelas. O mais importante é a textura, que não deve ser chiclete. Ela deve ser firme e macia.
  4. Quando o polvo estiver pronto, acrescente aos vegetais, tempere com o azeite, sal, limão, vinagre e pimenta.
  5. Finalize com salsinha e cebolinha picada.
  6. Leve à geladeira por meia hora antes de servir OU coloque dois cubos de gelo no vinagrete.

Pota à Vinagrete

2 comentários sobre “Tentáculos de Pota (ou Polvo) à Vinagrete

  1. na vida que eu levei quando trabalhei a bordo dos barcos de pesca: a um animal que vinha na rede; que vocês chamam de pota. não tem nada a ver com a pota que se pescava a bordo dos barcos onde andei. uma pota , é um animal parecido com a lula mas cuja diferensa está:no sabor horrível e muito dura. embora o seu feitio seja quase parecido com a lula. a pota na zona do (rabo) seja arredondada, e um pouco mais larga. enquanto a lula seja maias esguia e de um sabor extremamente delicado e saboroso.
    claro que alguns comerciante mais gananciosos impingem aos clientes, as nojentas potas com se de lulas se tratasse.
    ( desculpem lá o mau jeito)

    • Olá Joaquim!

      Muito obrigada pelos seus esclarecimentos, eu realmente não sabia de nada disso! Nos supermercados eu sempre vejo escrito pota a um animal que parece mesmo polvo, com tentáculos e tudo. Por um acaso você sabe o nome desse animal que parece polvo mas não é?

      Um grande abraço e sempre que puder, dê essas informações, que só quem viveu à bordo de um barco sabe dar. :)

Obrigada por seu comentário!

