Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

Hola, que tal? Como foi o fim-de-semana?

O meu foi regado a gordisses, como não poderia deixar de ser. ~OU SEJE~, foi ótemo. :)

A começar pelo sábado. Eu, como boa aluna que sou, levantei às OITO DA MANHÃ para ir à academia.

is this real life?

Is this real life?

Sim, amigues. É minha vida real. E eu vou contar uma coisa pra vocês: o que eu passei nas duas horas que fiquei lá, não foi de Deus. Tive sentimentos homicidas pelo meu professor. A cada vez que ele dizia: “só mais esse exercício” E NUNCA ERA SÓ MAIS ESSE, meu desejo era apenas um:

voadora

Meter uma voadora na cara dele.

Mas acabou a aula, meus desejos psicopatas foram embora, e serei eternamente grata a ele se eu finalmente puder dar o meu tchauzinho em paz.

Saí da cadimia pra comprar alguns ingredientes que faltavam para meu almoço. Foi então que, pela primeira vez na vida, eu me deparei com um marmelo. Gente, alguém aí conhecia marmelo? Por que eu achava que marmelo era tipo tender, alguém aí já viu um tender? Mas ele existe e é real! #chocay

marmelo

Oi, prazer, meu nome é Marmelo.

Vim para casa estupefata pelo encontro inusitado com um marmelo, quase uma celebridade no mundo dos doces enlatados, para cuidar do meu almocinho reforçado. Fiz uma frittata de cogumelos e uma saladinha de agrião e um pouco de carbo pra alegrar minha gordisse.

almoço

Almoço dos campeões.

Durante a semana eu posto todas as receitas, inclusive do pão, que é caseiro, é totalmente integral, de centeio e linhaça. Uma delícia! Tenho feito-o várias vezes, mas somente desta última ele chegou na consistência desejada, até o marido chatonildo pra coisas naturebas e integrais disse que tava uma delícia. #mebelisca

Eu e o digníssimo resolvemos aproveitar o resto da tarde do sabadão sertanejo para curtir o último dia do verão. Fizemos um pic nic num dos parques daqui de Lisboa, levamos nossa cesta própria para eventos relacionados e morgamos na sombra, lendo e bebendo Carlsberg.

pic nic

Bye, bye verão. Sentirei sua falta. :((

Oficialmente o meu primeiro dia de outono foi passado com a cara enfiada nos livros. O mestrado começou com tudo e eu to sem tempo até pra viver. Queria ter ido à praia, aproveitar que ainda tá fazendo calor, mas num deu. :/

Ah! Recomecei a ver Six Feet Under também, aquela série velha, OLD BUT GOLD. Eu nunca acompanhei muito na época, mas lembro que gostava bastante. Agora vou acompanhar todos os episódios, do comecinho. Ela vai substituir Breaking Bad, que tá acabando (RIP, sentirei saudades) e Os Sopranos, que reassisti toda. <3 <3 <3 E no finalzinho do domingo reassisti ao primeiro Poderoso Chefão. Ow filme bão!!! Aliás, toda a trilogia, neam…

Mas afinal, vamos ao que interessa????

Se tem coisa que imigrante sofre é por não encontrar a comida que costumava comer no Brasil. Na minha lista de saudades, tucumã está no topo, e logo em seguida vem requeijão. O requeijão daqui é completamente diferente, e eu tava na ~vibe~ de um requeijão bem goxxtoso.

E como se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé, decidi fazer o meu próprio. E não é que deu certo?

Ele não ficou com exatamente a mesma consistência, por que eu teria que colocar mais óleo pra emulsificar, mas o gosto ficou IDÊNTICO! E como eu o fiz mais light, saciei minha vontade sem peso na consciência! AMO/SOU

Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

Bora pra receita?

Ingredientes

  • 1,2 lt leite desnatado
  • 50 ml vinagre branco (pode ser de vinho, de álcool, etc)
  • 1 cx creme de leite light
  • 3 polenghinhos light (em Pt chama queijo cremoso, ele vem naqueles quadradinhos embalados)
  • 1 col sopa parmesão
  • 1 col sopa cheia de manteiga
  • 1 pitada de sal (opcional, eu não coloquei)

PRE-PÁRA!

  1. Ferva o leite. Assim que levantar fervura, desligue. Retire 200 ml e reserve. Coloque o vinagre no 1 litro restante e espere alguns minutos até talhar.
  2. Em uma peneira bem fina (caso não tenha, coloque um pano de prato limpo sobre a peneira), coloque o leite talhado e espere o líquido escorrer. Faça uma trouxa com o pano de prato e torça bem, para que todo o soro do leite escorra.
  3. Nesta “massa”, que nada mais é do que ricota, misture todos os ingredientes restantes com exceção do leite reservado (200 ml). Misture bem com um mixer ou liquidificador.
  4. Quando estiver bem misturado, acrescente o leite aos poucos, até ele ficar com a consistência desejada. Talvez não seja necessário usar todo, eu usei aproximadamente 160 ml.
  5. Leve para a geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

4 comentários sobre “Projeto Mormon: Requeijão Caseiro

  1. Adoro os posts e o modo como escreve, parece que está falando comigo! Boa sorte em seu mestrado! Continue assim, engajada! AI que fome…a tela do pc ta toda babada…rsrsrs

  2. Posts que tem gifs dygnos animam o coração!!!
    Amei a receita!!! Qualquer dia vou tentar nas minhas adaptações p/ intolerância à lactose!!!

    Relaxa na cozinha quando as obrigações do mestrado apertarem!! Foi assim que eu encontrei o equilíbrio pra escrever a minha dissertação!! =)
    Sucesso!!! =D
    beijos

    • Você tem intolerância à lactose? Eu não entendo muito do assunto, mas vou começar a pesquisar para ver que receitas posso desenvolver sem leite, por que sei que muita gente tem intolerância…
      Sabe, quando o bicho tá pegando ou eu to deprimidinha, a cozinha é minha terapeuta, minhas panelas são meu divã… é tão bom! Cozinhar cura qualquer mal, né? E comer também :D hehehe. Sucesso pra nós, queridona! Beijão!

Obrigada por seu comentário!

