Tabule de Quinoa

Tabule de QuinoaAntes de mais nada: quinua é espanhol (nome de origem) e quinoa é inglês e português adotou essa forma. #pasqualefeelings

Agradecemos a atenção.

Essa receita não é nenhuma novidade, é verdade. Em vários blogs de culinária, ela aparece na seção de alternativas saudáveis/fitness/low-carb/must. Mas eu precisava prestar uma ~homenági~ pra minha forma preferida de fazer a quinoa, pois pelo menos uma vez na semana eu faço essa combinação musa!

Quinoa, para quem tá chegando agora, é um pseudo-grão (no meio do caminho entre grão e vegetal, ainda não saiu do armário) proveniente da região andina (Peru, Bolívia, Colômbia, Equador…) e que todo mundo adotou para chamar de seu. Como NÃO CONTÉM GLÚTEN, a farinha é excelente para substituir a farinha de trigo no preparo de certos tipos de alimentos. Os celíaco piram!

E o ano de 2013 é o ano internacional da Quinoa pelas Nações Unidas, olha que chyque! As Nações Unidas escolheram a Quinoa por se tratar de um alimento altamente nutritivo, QUIÇÁ um dos mais completos. #todascorrepracomprarquinoa

As sementes de quinoa são isentas de glúten e têm todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas necessários para a sobrevivência. Devido ao seu alto valor nutricional, os povos indígenas e pesquisadores o chamam de “o grão de ouro dos Andes”. Fonte: ONU Brasil

*Grasas = gorduras; Hierro = ferro; Hidratos de Carbono = o mesmo; Calorías = o mesmo; huevo = ovo; queso = queijo; leche vacuna = leite de vaca; leche humana = leite humano.

Para quem quiser saber mais sobre nossa mais nova melhor amiga de agora em diante, pode consultar aqui (em inglês), aqui (em espanhol), aqui (em inglês) e aqui (em português).

Contra fatos não há argumentos, neam??? A bicha faz super bem pra saúde e é uma delícia, não tem como não amar.

Bora pra receita que eu to mais parecida com profi de biologia hoje.

Ingredientes (para 1 pedreiro)

  • 4 col sopa de quinoa
  • 10 col sopa de água
  • 1/2 col sobremesa de sal
  • 1 tomate
  • 1/2 pepino
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 col sopa salsinha picada bem miudinha
  • 3 col sopa hortelã picada bem miudinha
  • 2 col sopa azeite
  • suco 1/2 limão (usei siciliano)
  • sal e pimenta do reino

PRE-PÁRA!

  1. Coloque a água para ferver com o sal. Quando levantar fervura, acrescente a quinoa, abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, corte o pepino, o tomate e a cebola do seu tamanho de preferência. Em um prato, acrescente à essa mistura a salsinha e a hortelã.
  3. Assim que a quinoa ficar pronta, escorra o excesso de água em uma peneira e passe por água corrente para interromper o cozimento. Deixe a água escorrer toda.
  4. Acrescente a quinoa à mistura de tomate e pepino, tempere com sal, azeite, pimenta e limão e sirva a seguir.

OLHA QUE ~FÁCEO~.

Adendo: esse prato não é a coisa mais lheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenda??? To até com pena de usar! hahahaha brinks

Tabule de Quinoa

Tabule de Quinoa

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s