Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

Imagem daqui

Infelizmente, fazer um bolo não é só colocar tudo na batedeira, mexer como se não houvesse amanhã, botar pra assar, tirar e ele estar lindo e maravilhoso. Existem alguns protocolos que devem ser entendidos e seguidos para que seu bolo dê (ou não) certo.

A regra de etiqueta do bolo diz que ele deve ser sempre fofinho. Pra mim, isso vai do gosto do freguês. Por exemplo: eu gosto de bolo de cenoura denso, não gosto do bolo fofinho. Tem vezes que quero bolo de chocolate denso também, outras vezes quero esponjoso. O importante é saber como fazer para que ele fique de um jeito ou do outro.

Cola em mim

Cola em mim

Geralmente, eu faço assim:

  • Quando eu quero bolo pesado, eu uso os ovos inteiros e uso manteiga gelada.
  • Quando eu quero bolo fofo e esponjoso, eu uso óleo e claras em neve separadas das gemas.
  • Quando a receita tem mais açúcar do que farinha, o bolo normalmente sairá pesado.

Fora isso, algumas dicas são importantes na hora de fazer o seu bolo.

PRE-PÁRA!

  1. Separe tudo antes de começar a fazer, para ter certeza de que tem todos os ingredientes. Do contrário, você pode chegar na última etapa sem ter o ingrediente e só lhe restar pensar f****.
  2. Nunca asse bolo em forno frio. Ele deve ser pré-aquecido por, no mínimo, 10 minutos antes de assar o bolo (eu costumo deixar 15 pra garantir, neam…).
  3. Temperatura do forno deve ser sempre de 180º (média), a não ser que venha especificado na receita uma temperatura diferente.
  4. Ingredientes devem sempre estar em temperatura ambiente, com exceção da manteiga, caso queira bolo pesado.
  5. Peneire sempre ingredientes secos, como farinha, cacau em pó, açúcar… Isso ajuda a evitar que a massa fique com grumos (especialmente em lugares muito úmidos ALÔ MANAUS) e também ajuda a aerar a massa, para que ela fique mais fofa.
  6. Eu detesto usar farinha com fermento, não recomendo. Fermento deve ser colocado por último, segundos antes do bolo ir pro forno.
  7. No mundo ideal, nunca mude as quantidades da receita, caso você não saiba bem o que está fazendo. Confeitaria é meio que matemática, se você não trocar o 2 + 2 por 1 + 1 + 2, a sua conta vai dar errada e você pode acabar com um gremlin tomando conta do seu forno.
  8. Unte a forma antes de começar a fazer o bolo, com manteiga e farinha de trigo.

A primeira vez que eu fiz um bolo, minha mãe falou para eu untar com manteiga e enfarinhar. Só que ela não disse que era pra eu retirar o excesso de farinha, dando leves batidas na forma. Resultado? Eu ganhei uma crosta branca no meu primeiro bolo, que inutilizou a casca inteira. ahhahahaa #causosdastéfanie”

Mão na massa

  1. Quebre os ovos separadamente, para não correr o risco de estar com o bolo pronto e um ovo estragado acabar com a sua diversão.
  2. Quando for acrescentar os ovos (ou só as gemas, caso esteja usando clara em neve) coloque-os de um por um e bata bem, para retirar o cheiro forte de ovo.
  3. Para um bolo fofo, clara em neve é imprescindível. Coloque-a por último, fazendo o mínimo de movimentos possíveis, em movimentos de baixo para cima, para que não perder o aerado da clara.
  4. Caso a massa esteja muito densa, misture 1/3 das claras em neve primeiro para deixá-la mais fofa e só depois acrescente o restante. Isso vai facilitar o processo da mistura e você não correrá o risco de perder o aerado das claras.
  5. Por falar em clara, ela só deve ser batida no momento em que for acrescentada à massa, para que não desmanche. Clara com muito tempo começa a soltar água e desanda todo o processo.
  6. Quando for acrescentar cacau em pó por conta própria (ou seja, na receita não pedia e você resolveu quer quer um chocolatinho pra ~adoçar~, diminua a quantidade de farinha na mesma proporção. Exemplo: se a receita pede 300 g de farinha e você quer colocar 100 g de cacau, diminua a quantidade de farinha para 200g. Não é 100% de certeza que vá ficar perfeito, mas já ajuda bastante.
  7. Manteiga não é margarina. Euzinha da silva prefiro utilizar óleo à margarina, quando estou desprovida de manteiga na despensa.
  8. Por falar em manteiga, eu só uso manteiga com sal. Sal, para além do efeito óbvio de salgar, em pouca quantidade realça os sabores. Eu uso sempre manteiga com sal em qualquer receita que eu faça, mesmo que a receita peça sem. Mas aviso: tem quem considere uma heresia isso que faço!
  9. Não sei porque, mas minha mãe me ensinou assim e eu sigo à risca: massa de bolo deve ser mexida sempre no mesmo sentido. Uma vez eu vi algo dizendo sobre ajudar a não criar bolhas de ar na massa do bolo, mas não sei, só sei que eu quem não vou testar do outro jeito!
  10. Os ingredientes devem estar todos bem misturados para que o bolo fique bom.
  11. Ingredientes em pedaços, como frutas cristalizadas ou chocolate em gotas, devem ser passados por farinha de trigo antes, para evitar que se alojem no fundo da forma (coisa de densidadji, sabe?)
  12. Sempre, sempre, sempre, sempre: a última coisa a ser acrescentada vai ser a clara em neve juntamente com o fermento. Mexa o mínimo possível, em movimentos de baixo para cima, coloque na forma e leve para assar imediatamente.

Pra você que matou a aula de química, lá vai: o fermento químico passa a fazer efeito assim que entra em contato com o líquido. Por esta razão eu nunca uso farinha com fermento e é também por isso que ele deve ser incorporado por último. Quando começa a fazer efeito e não é levado ao forno, ele começa a perder o seu efeito. Walter White ficaria orgulhoso…”

Os finalmente

  1. Encha a forma (tanto de cupcake quanto normal) com apenas 2/3 da capacidade, ou você corre sérios riscos de ter que passar o resto da tarde limpando pedaços torrados que vazaram da forma. ACREDITE: VOCÊ NÃO VAI QUERER FAZER ISSO, experiência própria.
  2. Caso você tenha calculado mal e sua forma é muito maior do que a quantidade de bolo, preencha rapidamente formas pequenas de cupcake ou muffin e leve para assar. É mais seguro, vai por mim. #fikdik Caso não tenha, olha… agarra na mão de Deus e vai! (mas eu ainda acho melhor perder um pouco de massa do que ter que passar uma eternidade limpando forno)
  3. Eu gosto de usar a grelha do forno para assar, pois acho que assim o calor circula melhor e o bolo assa mais uniforme.
  4. Eu deteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesto formas de silicone, só uso de vez em quando pra dar uso à que tenho aqui em casa. Eu acho que elas assam super mal o bolo, tem toda uma “manha” para fazê-las funcionar e SIM, ELAS PRECISAM SER UNTADAS E ENFARINHADAS. Ao menos a minha tem.
  5. Coloque o bolo no centro do forno, para que o calor circule melhor.
  6. Nunca abra o forno antes dos 25 minutos, ou ele irá murchar/batumar/solar. O ideal é que, conhecendo a receita, você só abra o forno quando o bolo estiver muito próximo de ficar pronto.
  7. Para saber se o bolo está pronto, faça o bom e velho teste do palito: enfie um palito/faca no bolo, se sair limpo, está pronto!
  8. Se o topo do bolo estiver assado e o meio ainda não estiver bom, coloque um papel alumínio para evitar que queime.
  9. Quando retirar do forno, espere 20-30 minutos antes de desenformar. Isso evitará que o bolo quebre. Se deixar na grade do fogão melhor ainda, pois assim a forma esfriará por todos os lados de forma uniforme.
  10. Quando for colocar no prato, você pode polvilhar açúcar nele para evitar que o bolo grude.

~SÓ~ isso. HAHAHAHAHAHAHA

Gente, parece muita coisa, mas no dia-a-dia a gente pega prática e tudo se torna automático. Esse aqui é praticamente o passo-a-passo versão iniciante junior para quem nunca fez um bolo na vida ou para aqueles que não tem muita prática no assunto.

Se ainda tiver sobrado alguma dúvida, só perguntar que se eu souber, eu respondo. :) E se você tiver alguma dica pra compartilhar, conta também que a gente quer saber!

Anúncios

154 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

  1. ola, adorei seu blog! e talvez vc possa me ajudar, faço brownie e as vezes o brownie fica muito buro em cima! me falaram que podia ser o acucar e o nescal mal batido!vc sabe?

  2. Todas as vezes que eu faço bolo de farinha de trigo, o meu bolo sai duro e solado com a massa escura, talvez seja porque eu uso 1 kg de farinha de trigo inteiro que eu compro já com fermento e bato os ovos, açúcar e margarina na batedeira e depois misturo a farinha alternando com o leite batendo na mão. Meu bolo sai horrível, eu fico triste dos resultados dos meus bolos. Por favor me responda: em kg de farinha de trigo eu coloco quantas colheres de fermento? Eu não aguento mais fazer bolo solado eu resolvi mudar o modo de fazer e os ingredientes porque o meu sonho é um dia fazer um bolo fofinho.

  3. Oi stefanie! Adooooooooorei sua didática e amor nesse texto! Muito legal viu! Mas tenho uma dúvida, vc sabe dizer porque alguns bolos começamos a bater primeiro a manteiga com o açúcar para depois acrescentar os ovos, e outra de massas batemos os ovos primeiro com o açúcar? Desde já agradeço a atenção

  4. Boa tarde Stefanie e parabéns pelo site. Poderia me informar o que podemos substituir pelo ovo para dar liga ao bolo?.. FAzemos Pães funcionais substituindo a farinha de trigo pela farinha de arroz, mas os veganos não comem ovos, sendo assim quando tirei o ovo e substitui pela linhaça a massa ficou grudenta, talvez tenha que diminuir a quantidade de linhaça(vou testar novamente).Vc já fez uma receita que o pão ou bolo que ficasse bem fofo e não usou ovos?.

  5. Olá Stéfanie! Adoro o seu blog, me ajuda muito, tanto que tomei coragem e estou começando a fazer bolos pra vender, aqueles simples pra tomar no café da tarde (chocolate, laranja, fubá e cenoura), e faço em forma descartável de alumínio. Como tenho que otimizar o tempo e o gasto com gás, preciso bater 2 massas de sabores diferentes para colocá-las ao mesmo tempo no forno, porém sei que assim que termino de bater a massa, ela deve ser colocada ao forno devido ao fermento já começar a agir. Tem problema eu bater a 1ª massa e deixar descansando por uns 15 minutos até eu terminar de bater a 2ª massa para colocar as 2 ao mesmo tempo no forno? A 1ª massa terá problemas por causa disso? O que você me recomenda? Um abraço e parabéns!

    • O ideal é que você não esperasse, Claudia. Se não der, eu recomendaria que você batesse toda a massa mas sem fermento, aí quando estivesse terminando a segunda massa, acrescentasse o fermento, colocasse as duas massas nas suas respectivas formas e levasse para assar ao mesmo tempo. Espero ter ajudado. Bjs!

  6. Oi, Stéfanie! Acabei de conhecer o blog e adorei! Vi que o post é bem antigo, mas vou ter um pouquinho de esperança que você veja o post e me responda.

    Tenho uma receita de bolo de chocolate que amo, é o meu bolo preferido e agrada todo mundo. Porém, na massa vai manteiga e isso inviabiliza fazer o bolo com algum recheio gelado que precise ficar na geladeira, pois assim como a manteiga endurece qdo está gelada, o bolo por ter manteiga na massa também fica duro quando vai à geladeira. E é um bolo super macio, fofinho e molhado quando não está gelado. Pensei que substituir a manteiga por óleo pudesse resolver o problema, mas a questão é que não faço ideia da qtde para fazer essa substituição. Li que você usa óleo qdo não tem manteiga, por isso estou pedindo a sua ajuda. Como você substitui? Por exemplo, um bolo que vai 100 g de manteiga, quanto você coloca de óleo para substituir essa manteiga? Seria 100 ml?

    Ficarei imensamente agradecida se puder esclarecer essa dúvida.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

  7. Olá, ótimas dicas!
    Tenho uma pergunta… sempre que faço bolo que contenha manteiga ou óleo, eu sinto um cheiro muito forte de gordura, é assim msm ou eu estou fazendo errado ???

  8. Olá! Tenho uma mega dúvida. Comecei tem pouco tempo na confeitaria artesanal e tenho tido sucesso em quase todas as minhas massas. O meu problema maior é o meu pão de ló. Depois que ele esfriar o topo dela meio que dá uma espécie de caramelizada. É só contrário das receitas q tenho visto por ai, eu sou obrigada a tirar o topo. Porém a massa em si fica perfeita. O que estou fazendo de errado? Bjo

  9. Quero fazer um bolo de cenoura igual a um que provei um dia, bem esponja, bem furadinho e com aspecto de que tem óleo na massa pq até brilha (kkk) porém não ficou com aquele melado de óleo quando vc pega nos dedos, amei! Os bolos de cenoura que fiz com óleo e sem leite ficam gostosos porém não leves e esponjosos como o que provei. Alguma dica para eu conseguir esse resultado? acredito que seja óleo mesmo o segredo… e acredito que foi leite na receita, por aqui ser fazenda e todos usam leite em todos os bolos.

  10. Oii, amei as dicas!!
    Mas aconteceu uma coisa por descuido, eu estava assando um bolo e fui fazendo a massa do outro, acabei esquecendo no automático e colocando fermento.. Enquanto o outro assava a massa ficou um tempo fora do forno com o fermento. O que fazer para não desandar? Colocar mais fermento para que faça efeito e talvez um pouquinho de azeite ou leite, pra ela ficar mais líquida?? Pq por esse tempinho fora deu uma engrossada na massa, além de que o fermento do não mais fazer efeito :((

  11. BOM DIA VÇ PODERIA ME AJUDAR MEUS BOLOS ESTAO FICANDO FOFO POR DENTRO E POR CIMA CRIA UMA CASCA DURA EU JA TENTEI BATER AS CLARAS SEPARADA JA BATI OS OVOS COM AÇÚCAR, MAIS FICA DURO

  12. Boa tarde ,meus bolos ficam fofinhos,mas por cima não ficam bem moreninho.Ficam amarelado e bem grudento por cima,que quando desenformo grudam na bandeja,o que devo estar errando?

  13. Boa noite. Tudo bem .Eu tenho uma dúvida. Gostaria de saber como posso fazer o meu bolo ficar fofo e mais seco.Pois os meu bolos tem ficado muito pesado e úmido demais. Também gostaria de saber qual é a diferença na massa quando se usa óleo o margarina.Obrigada.

    • A umidade vem do líquido, você pode estar usando demais. Aumentar a quantidade de farinha, peneirá-la e usar clara em neve ajudam na fofura. Óleo deixa a massa mais fofa, a manteiga pode deixar mais pesada. Beijos!

  14. Bom dia Stéfanie,

    Todos os meus bolos de banana e milho que faço solam. Isso realmente me deixa muito triste. Sigo a risca os ingredientes, o preparo e o forno e mesmo assim, ainda saem solados. O que faço???

  15. Amei suas dicas. Sou uma aprendiz, tentando sozinha. Me ajuda. Algumas vezes eu noto q a manteiga parece q desce para o fundo da forma. Pq o bolo fica meio seco em cima e bem molhadinho em baixo. Algumas vezes, mesmo desinformando frio, o bolo quebra e o fundo fica todo pregado. Fica bem gostoso. Mas, não sai inteiro da forma. Fico triste!

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s