Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

Imagem daqui

Infelizmente, fazer um bolo não é só colocar tudo na batedeira, mexer como se não houvesse amanhã, botar pra assar, tirar e ele estar lindo e maravilhoso. Existem alguns protocolos que devem ser entendidos e seguidos para que seu bolo dê (ou não) certo.

A regra de etiqueta do bolo diz que ele deve ser sempre fofinho. Pra mim, isso vai do gosto do freguês. Por exemplo: eu gosto de bolo de cenoura denso, não gosto do bolo fofinho. Tem vezes que quero bolo de chocolate denso também, outras vezes quero esponjoso. O importante é saber como fazer para que ele fique de um jeito ou do outro.

Cola em mim

Cola em mim

Geralmente, eu faço assim:

  • Quando eu quero bolo pesado, eu uso os ovos inteiros e uso manteiga gelada.
  • Quando eu quero bolo fofo e esponjoso, eu uso óleo e claras em neve separadas das gemas.
  • Quando a receita tem mais açúcar do que farinha, o bolo normalmente sairá pesado.

Fora isso, algumas dicas são importantes na hora de fazer o seu bolo.

PRE-PÁRA!

  1. Separe tudo antes de começar a fazer, para ter certeza de que tem todos os ingredientes. Do contrário, você pode chegar na última etapa sem ter o ingrediente e só lhe restar pensar f****.
  2. Nunca asse bolo em forno frio. Ele deve ser pré-aquecido por, no mínimo, 10 minutos antes de assar o bolo (eu costumo deixar 15 pra garantir, neam…).
  3. Temperatura do forno deve ser sempre de 180º (média), a não ser que venha especificado na receita uma temperatura diferente.
  4. Ingredientes devem sempre estar em temperatura ambiente, com exceção da manteiga, caso queira bolo pesado.
  5. Peneire sempre ingredientes secos, como farinha, cacau em pó, açúcar… Isso ajuda a evitar que a massa fique com grumos (especialmente em lugares muito úmidos ALÔ MANAUS) e também ajuda a aerar a massa, para que ela fique mais fofa.
  6. Eu detesto usar farinha com fermento, não recomendo. Fermento deve ser colocado por último, segundos antes do bolo ir pro forno.
  7. No mundo ideal, nunca mude as quantidades da receita, caso você não saiba bem o que está fazendo. Confeitaria é meio que matemática, se você não trocar o 2 + 2 por 1 + 1 + 2, a sua conta vai dar errada e você pode acabar com um gremlin tomando conta do seu forno.
  8. Unte a forma antes de começar a fazer o bolo, com manteiga e farinha de trigo.

A primeira vez que eu fiz um bolo, minha mãe falou para eu untar com manteiga e enfarinhar. Só que ela não disse que era pra eu retirar o excesso de farinha, dando leves batidas na forma. Resultado? Eu ganhei uma crosta branca no meu primeiro bolo, que inutilizou a casca inteira. ahhahahaa #causosdastéfanie”

Mão na massa

  1. Quebre os ovos separadamente, para não correr o risco de estar com o bolo pronto e um ovo estragado acabar com a sua diversão.
  2. Quando for acrescentar os ovos (ou só as gemas, caso esteja usando clara em neve) coloque-os de um por um e bata bem, para retirar o cheiro forte de ovo.
  3. Para um bolo fofo, clara em neve é imprescindível. Coloque-a por último, fazendo o mínimo de movimentos possíveis, em movimentos de baixo para cima, para que não perder o aerado da clara.
  4. Caso a massa esteja muito densa, misture 1/3 das claras em neve primeiro para deixá-la mais fofa e só depois acrescente o restante. Isso vai facilitar o processo da mistura e você não correrá o risco de perder o aerado das claras.
  5. Por falar em clara, ela só deve ser batida no momento em que for acrescentada à massa, para que não desmanche. Clara com muito tempo começa a soltar água e desanda todo o processo.
  6. Quando for acrescentar cacau em pó por conta própria (ou seja, na receita não pedia e você resolveu quer quer um chocolatinho pra ~adoçar~, diminua a quantidade de farinha na mesma proporção. Exemplo: se a receita pede 300 g de farinha e você quer colocar 100 g de cacau, diminua a quantidade de farinha para 200g. Não é 100% de certeza que vá ficar perfeito, mas já ajuda bastante.
  7. Manteiga não é margarina. Euzinha da silva prefiro utilizar óleo à margarina, quando estou desprovida de manteiga na despensa.
  8. Por falar em manteiga, eu só uso manteiga com sal. Sal, para além do efeito óbvio de salgar, em pouca quantidade realça os sabores. Eu uso sempre manteiga com sal em qualquer receita que eu faça, mesmo que a receita peça sem. Mas aviso: tem quem considere uma heresia isso que faço!
  9. Não sei porque, mas minha mãe me ensinou assim e eu sigo à risca: massa de bolo deve ser mexida sempre no mesmo sentido. Uma vez eu vi algo dizendo sobre ajudar a não criar bolhas de ar na massa do bolo, mas não sei, só sei que eu quem não vou testar do outro jeito!
  10. Os ingredientes devem estar todos bem misturados para que o bolo fique bom.
  11. Ingredientes em pedaços, como frutas cristalizadas ou chocolate em gotas, devem ser passados por farinha de trigo antes, para evitar que se alojem no fundo da forma (coisa de densidadji, sabe?)
  12. Sempre, sempre, sempre, sempre: a última coisa a ser acrescentada vai ser a clara em neve juntamente com o fermento. Mexa o mínimo possível, em movimentos de baixo para cima, coloque na forma e leve para assar imediatamente.

Pra você que matou a aula de química, lá vai: o fermento químico passa a fazer efeito assim que entra em contato com o líquido. Por esta razão eu nunca uso farinha com fermento e é também por isso que ele deve ser incorporado por último. Quando começa a fazer efeito e não é levado ao forno, ele começa a perder o seu efeito. Walter White ficaria orgulhoso…”

Os finalmente

  1. Encha a forma (tanto de cupcake quanto normal) com apenas 2/3 da capacidade, ou você corre sérios riscos de ter que passar o resto da tarde limpando pedaços torrados que vazaram da forma. ACREDITE: VOCÊ NÃO VAI QUERER FAZER ISSO, experiência própria.
  2. Caso você tenha calculado mal e sua forma é muito maior do que a quantidade de bolo, preencha rapidamente formas pequenas de cupcake ou muffin e leve para assar. É mais seguro, vai por mim. #fikdik Caso não tenha, olha… agarra na mão de Deus e vai! (mas eu ainda acho melhor perder um pouco de massa do que ter que passar uma eternidade limpando forno)
  3. Eu gosto de usar a grelha do forno para assar, pois acho que assim o calor circula melhor e o bolo assa mais uniforme.
  4. Eu deteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesto formas de silicone, só uso de vez em quando pra dar uso à que tenho aqui em casa. Eu acho que elas assam super mal o bolo, tem toda uma “manha” para fazê-las funcionar e SIM, ELAS PRECISAM SER UNTADAS E ENFARINHADAS. Ao menos a minha tem.
  5. Coloque o bolo no centro do forno, para que o calor circule melhor.
  6. Nunca abra o forno antes dos 25 minutos, ou ele irá murchar/batumar/solar. O ideal é que, conhecendo a receita, você só abra o forno quando o bolo estiver muito próximo de ficar pronto.
  7. Para saber se o bolo está pronto, faça o bom e velho teste do palito: enfie um palito/faca no bolo, se sair limpo, está pronto!
  8. Se o topo do bolo estiver assado e o meio ainda não estiver bom, coloque um papel alumínio para evitar que queime.
  9. Quando retirar do forno, espere 20-30 minutos antes de desenformar. Isso evitará que o bolo quebre. Se deixar na grade do fogão melhor ainda, pois assim a forma esfriará por todos os lados de forma uniforme.
  10. Quando for colocar no prato, você pode polvilhar açúcar nele para evitar que o bolo grude.

~SÓ~ isso. HAHAHAHAHAHAHA

Gente, parece muita coisa, mas no dia-a-dia a gente pega prática e tudo se torna automático. Esse aqui é praticamente o passo-a-passo versão iniciante junior para quem nunca fez um bolo na vida ou para aqueles que não tem muita prática no assunto.

Se ainda tiver sobrado alguma dúvida, só perguntar que se eu souber, eu respondo. :) E se você tiver alguma dica pra compartilhar, conta também que a gente quer saber!

98 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber pro seu bolo dar certo

      • Socorro!! Ultimamente, meus bolos estão saindo da forma muito úmidos! Não é proposital. Devo estar errando em algo na hora de untar, pois são as laterais que estão apresentando a umidade! Será muita margarina? Isso está quebrando meus bolos na hora de desenformar! Pois, de tão úmidos, sempre quebram, por mais q eu deixe anos esfriando!

      • Danielle, não sei o que pode estar acontecendo. :( Pode ser o forno desregulado, ou ainda ovos muito grandes. Experimenta usar ovos menores ou diminuir um ovo da quantidade, pra ver se ele sai menos úmido; ou ainda diminuir um pouco da quantidade de líquido ou aumentar um pouco a quantidade de farinha que você esteja usando. Tem que arranjar maneiras de deixá-lo mais seco. Espero que consiga!

      • Boa tarde, Stéfanie! Adorei suas dicas!!! Só tenho ainda uma dúvida… Comecei a fazer bolos agora, e todo mundo está gostando muito! Porém, andei pegando receitas mais simples para começar, receitas que podem ser feitas no liquidificador, apesar do meu não bater a farinha de jeito nenhum! Aí, bato os primeiros ingredientes no liquidificador e quando vou adicionar a farinha, bato na batedeira. Mas, queria saber, qual a diferença desses bolos de liquidificador, para os que têm que bater as claras separadas e adicionar no final! São massas muito diferentes?? Pois todos que fiz até agora, ficaram fofinhos e cresceram direitinho!

      • Oi, Daniela. A diferença é que o bolo que leva clara em neve normalmente fica mais fofinho, pois a massa tem mais ar. Mas eles são apenas diferentes, isso não significa que um seja melhor do que outro. É tudo apenas questão de gosto. Você pode testar fazer o mesmo bolo que você já faz no liquidificador (que a massa tende a ficar mais pesada) só que usando a clara em neve, para testar a diferença. 😊 Beijo!!!

      • Oi gente me ajuda faço bolo de trigo e sai com aspectos amarelado e eu queria ele mais branco igual os que compro o que posso tá errando .?
        Uso margarina primor.
        Só não sei o motivo do bolo sair amarelado?
        Me ajudem?

      • Ovos caipiras tem a gema bem mais amarelada, que tornam o bolo não tão claro (mas eu prefiro o ovo caipira, já dizendo). Açúcar mascavo também deixa mais amarelo. Só consigo pensar nessas hipóteses.

    • Oi Greice! Se seu bolo de chocolate demorar para assar, mas assar certinho, não há problema nenhum. Isso ocorre por causa do forno que não está aquecendo corretamente. Um exemplo: a mesma receita de brownie assa em 25 minutos no meu forno e em 1h10min no forno da minha sogra, porque o fogão dela é antigo e já não assa muito bem. O tempo que demora para assar varia muito de forno para forno. Agora, se o bolo queima por fora e fica cru por dentro, isso acontece porque a temperatura do forno está alta demais e você deve diminuir para 180º.

  1. Olá. Ótimas dicas, aproveitarei todas com ctz., mas uma dúvida me incomoda, pq meu bolo murcha qdo tiro do forno se já segui suas dicas? Me ajudaaa. Obg. ;)

    • Olá Vanessa! Bom, você não pode de maneira alguma abrir o forno antes de 25 minutos de cozedura ou o bolo murcha. Ele precisa ficar paradinho lá por no mínimo esse tempo. Usar ingredientes em temperatura ambienta também é essencial. Por último eu diria para você não misturar demais a massa e mexer sempre em um só sentido. Se nada disso der certo, começo a suspeitar que talvez o forno não esteja com a temperatura bem regulada. Tomara que seus bolos dêem certo!! Beijos

  2. nossaa muitoo boom eu to tentando fazer bolo faz tempo e nessas porras de receita so fala pra mim tacar tudo junto e ja eraa muito obgg pelas dicas

  3. olá! Obrigada pelas dicas! queria um help…fiz um bolo de laranja que ficou lindo, mas…ele quebrou um pouco ao desenformar porque grudou em algumas partes na forma. Vou dar as dicas onde posso ter errado e quero sua opinião porque ainda não sou experiente e começo a falar bolos de vó prq vender. lá vai: a massa rendeu muito e usei a forma de buraco…o bolo cresceu demais e praticamente tampou aquela parte do meio da forma…eu untei bem a forma que é antiaderente…na receita pedia 2xic de farinha e 2 xic de açúcar…só que usei 1 1/2 de açúcar pra não ficar tão doce…Além disso, li que a quantidade de açúcar sempré deve ser menor (e proporcional) ao indicado de farinha na receita…O bolo está muito gostoso…mas está tão fofinho que continua quebrano ao cortar…alguma sugestão prq evitar o quebrar do bolo? ah! esperei mais de 39 min pra desenformar. ..mas continuava grudado…usei faça para soltar na lateral e no meio tmbm…obrigada e beijo!!!

    • Olá Camila! Bom, vamos lá tentar descobrir o que tem andado errado. O fato do seu bolo estar bem fofinho não é justificativa para ele quebrar. Talvez você não esteja untando bem a forma. Primeiramente deve-se espalhar manteiga por todos os lados da forma, bem besuntado, e depois polvilha-se farinha de trigo até que toda a superfície tenha farinha. Vira-se a forma de cabeça para baixo e dê batidinhas para que o excesso de farinha caia. Dessa maneira é muito difícil que o bolo grude na forma. Outra dica: para desenformar o bolo deve estar COMPLETAMENTE frio. Espere até que ele esfrie completamente, coisa de umas duas horas mais ou menos. Caso o bolo esteja levemente quente ainda corre o risco de quebrar, e mais ainda estando fofinho. Para completar, a quantidade de massa nunca deve ultrapassar 2/3 da forma. Mais do que isso ele poderá até derramrar, então aconselho usar uma forma maior para fazer seus bolos. Bom, espero ter ajudado. Beijinhos!

  4. Oie! Adorei as dicas. Em casa estou com problemão, em menos de 20 minutos do bolo no forno ele já queima (em 160º), entrei em contato com a Brastemp, o técnico já verificou e não encontrou nenhum problema no fogão. Algumas dica? Sempre tenho dúvida qual grade do fogão usar, a baixa ou a média, qual você usa?

    Bjs!!!

    • Oi!! Olha, eu gosto de colocar na grade de baixo porque meu forno é elétrico e esquenta muito em cima, então se coloco na grade do meio ele queima o topo. Se o seu forno for a gás, sugiro colocar na grade do meio pra tentar não queimar. Realmente não sei porque seu forno está queimando o bolo, porque o normal é, inclusive, assar bolos a 180º. Tenta diminuir então pra 140º pra ver o que acontece. Você pode estar usando uma função do forno diferente da de assar, como grelhar, por exemplo. Tomara que dê certo!!

      • Uma pergunta: substituir 1/3 da medida de farinha de trigo por amido de milho (tipo maizena) pode? E se a farinha for com fermento, o bolo desmancha? Quanto a duvida da Danielle, pode ser que ela tenha deixado o bolo no forno, por mais de 15 minutos, depois de assado.

  5. Muito legal suas dicas. Só uma coisa, pode explicar melhor como funciona a questão de colocar por último a clara em neves e o fermento? Qual dos dois colocar primeiro? E sobre mexer de cima para baixo, como é esse processo?

    Obrigado!!

    • Oi Jean! Você coloca 1/3 das claras em neve na massa e mistura, para que a massa já comece a ficar fofa. Depois, adiciona os outros 2/3 de claras à massa e, em movimentos delicados, de baixo para cima, para não perder o ar, incorpora tudo. Por último, adiciona o fermento e incorpora à massa do mesmo jeito que a clara. Beijão!

  6. Os meus bolos ficam ótimos mas ,como vendo p evento eles cortam em pedaços e o que acontece os pedaços se desmancham e a apresentação fica horrível .O sabor é delicioso mas o aspecto horrível .O q posso acrescentar para q isso no aconteça?Obrigadooo

  7. Amei as dicas! Uma dúvida… A maioria das receitas não fala o tam. de forma. Tem como saber pela qtd de trigo ou açúcar, qual forma é apropriada?

    • Oi Lenice! Realmente, esta é uma falha um pouco grave. Mas é até fácil de saber, tudo depende da quantidade de farinha da receita. Se uma receita pede 2 a 3 xícaras de farinha, este bolo será grande e vai crescer bem! Então coloque em uma forma daquelas de furo no meio grandes ou então nas redondas de 28 cm, mínimo. Bolos que vão pouca farinha, 1 a 1/2 xícara no máximo podem ser colocados em formas redondas ou retangulares de 22 -23 cm. Bolos que não levam farinha podem ir formas pequenas, de 18 cm. Bjs

  8. Preciso de um help! Comprei um livro com receitas para lanchinhos de escola para meu filho. Mas nas receitas que vão farinha de trigo, sempre pedem aquela que já vem com fermento, que definitivamente não vou usar. Mas não sei a proporção de farinha e fermento químico para substituir. Consegue me ajudar nessa?!

    • Olá, Michele! A proporção é um pouco complicada, porque já vi padeiros dizendo que o ideal seria utilizar 1% do total da massa (farinha + gordura + açúcar + ovos) em fermento. Ou seja, você teria que pesar seu bolo antes de acrescentar o fermento químico e calcular, vamos supor, para cada meio quilo de bolo, 5 gramas de fermento, o que corresponde a 1 colher de chá. Por esta razão, normalmente nas receitas de bolo normais, quando faço a olho, coloco 1 col de chá rasa de fermento. Mais do que isso o bolo fica com gosto metálico por conta do excesso de fermento. Espero ter ajudado!
      Bjs

  9. Ola,suas dicas são realmente muito boas! Ultimamente não tenho acertado nos meus bolos de chocolate,eles saem papados no meio e na parte de cima ele fica mt duro com uma crosta! Preciso de ajuda. Obrigada.

  10. Bom dia, eu tenho forno eletrico mais não sei em qual função usar tem 4 funções aqueles com …. embaixo com pontinhos em cima , com pontinhos em cima e embaixo e sem pontinhos, qual usar??? obrigado

  11. Boa noite stefanie, quando uso calar em neve nas receitas que vão na geladeira sem antes ir pro forno, elas soltam uma um líquido/calda e acabam estragando ou alterando o resto… Pq disso heim?

    • Olá Sivanei, as claras em neve soltam água alguns minutos depois, tem que usar logo em seguida. O ideal é que elas sejam acrescentadas e vão para o fogo direto, assim não correm o risco de soltar este líquido. Espero ter ajudado!

      • Então eu não devo usar clara em neve para receitas que não vão mais para o fogo? Por exemplo um creme de torta gelada.

      • Não necessariamente. Por exemplo: a receita de Mousse de chocolate pede clara em neve e não vai ao forno https://hatandapron.wordpress.com/2014/11/11/mousse-de-chocolate-com-pedacos-de-chocolate/)
        Eu não sei de que receita você se refere, mas se a clara em neve for batida sozinha e não levar nenhum ingrediente com ela (por exemplo, em forma de suspiro na torta de limão) tem sim que ser assada ou vai soltar água. Caso seja misturado com outros ingredientes, não solta água. :)

      • Stefanie, eu misturo as claras em neve com creme de ricota, chocolate derretido e extrato de baunilha. Um mousse diferente. Se o ponto da clara chegar ao NEVE FIRME, pode acontecer isso, pois sempre passo do ponto neve macio e chega oo ponto em que ela nao fica mais macio, e sim quando retiro da tigela está meio que em pedaços que não se alisam mais. Vou tentar fazer com ela no ponto neve macio. pode ser isso né?

      • Sim, acho que você pode estar passando do ponto. O ponto certo da clara em neve é: se virar a tigela de cabeça pra baixo, contar até 10 e a clara em neve permanecer no lugar, está no ponto. Mas ela não pode mexer nem um pouquinho, tem que ficar exatamente no lugar por 10 segundos.

  12. Poxa estou muito preocupada atualmente meus bolos ficam com uma liga, parecendo bolo azedo. Eu uso chocolate 100% cacau, sempre usei, e ñ tinha problemas. Por favor me ajuda.

  13. Adorei as dicas! Mas fiquei com uma dúvida. Para molhar o bolo, ele tem que estar quente ou frio? E posso molhar qualquer massa ou tem algumas que ficam sola das se fizer isso?

  14. Oi! Amei suas dicas!! Todas anotadas hehe
    Eu queria tirar uma dúvida, mas é sobre coberturas… pq é que as coberturas q eu faço p por no meu bolo depois do primeiro dia começam a deixar o bolo ressecado na parte da massa que fica próxima á cobertura? Ainda n consegui acertar uma cobertura que n ficasse assim… e aquelas que levam açúcar viram “pedra”…

  15. Uma massa de bolo pronto pede 3 ovos, se eu usar duas massas para aumentar o bolo, necessariamente terei que usar 6 ovos? Isso não deixará o bolo pesado?

  16. Parabéns. . Amei as dicas, me salvou agora, minha massa foi maior que a forma e não assou no meio kkkkkk mas já resolvi. . Quanto acrescentar cacau em pó na massa normal, geralmente acrescento três colheres bem cheias de cacau em pó sem retirar a farinha.. da certo.. o.o

  17. Tenho uma forma grande e gostaria de fazer uma receita dupla de bolo de cenoura aí eu dobro os ingredientes e o q fazer com o fermento dobra também?

  18. Olá, primeiro parabéns pelas ótimas dicas!
    Faço pães de mel pra vender. Comecei a bater tudo na mão, mas como achei que estava perdendo muito tempo, passei a bater com a batedeira. Percebi que os pães começaram a ficar mais pesados, aspecto de solados… Voltei a bater tudo com a mão. Mas o grande problema que com a mão acaba ficando aqueles “carocinhos” (grumos) de farinha. Como faço para evitar isso?

  19. Sigo a receita corretamente mas mesmo assim meu bolo de manteiga sempre quebra mesmo deixando umas 6 horas esfriando na forma… São bolos que vai 1 xícara de farinha de trigo para cada ovo e 100 ml de leite, para bolo de pasta americana, teoricamente mais denso… não sei mais o que fazer…

  20. Olá tudo bem!
    Quero fazer bolos saborosos, cheirosos, fofinhos e etc, mas também preciso fazer bolos com 1000 gramas e 500 gramas para poder fazer etiquetas de rótulos.
    Penso que é uma questão matemática, mas exemplificando: a soma dos ingredientes dá a quantidade 1200 gramas, após assar, existe uma perda grande em torno de até 30%. O óbvio seria aumentar então as quantidades na mesma proporção da perda.
    Pergunta: O que fazer uma vez que se mudar as quantidades das receitas os bolos não vingam?
    Entendeu minha dúvida?

    Abraços

  21. Gente do ceu me ajudem eu acabei de fazer a massa do bolo. E formas e acabei colocando as 2 pra assar juntas tem 20 minutos que coloquei e não posso abrir ate o tempo oq pode acontecer com meu bolo coloquei pra assar a 200° porque meu forno está baixo. Pode da tudo errado porque coloquei os 2

    • Se você não colocou duas massas na mesma forma, relaxa que tá tudo certo! hehehe. O que não pode é dobrar a receita e usar a mesma forma senão vai crescer e espalhar e dar um trabaaaaaaaaaaaaaaaaalho pra limpar depois.

  22. Olá tenho uma dúvida… nunca sei se tem que desmanchar totalmente às claras em neve qdo colocamos no bolo. Pq coloco mas elas não desmancham totalmente e fico com medo de continuar mechendo e estragar. Pode colocar pra assar sem que elas estejam totalmente desmanchadas?

    • Não é o ideal, porque assim elas não ficam completamente incorporadas na massa. Mexe sem medo até que tudo esteja misturado, em movimentos suaves, de baixo para cima. Pode mexer que não vai perder o aerado. Não pode é bater como se não houvesse amanhã haha, tem que ser gentil. Beijo!

  23. Boa tarde….

    Não encontro resposta para minha dúvida em lugar algum…
    Fiz um bovo de cenoura,ficou perfeito. .. porém no segundo dia ao cortar uma fatia dele , notei um fio transparente. … Não sei como explicar exatamente….. Mas, um fio bem fino….como se tivesse um melado…..

    Sabe me dizer o pq?

  24. Olá! Muito obrigada pela a dica do uso da farinha sem fermento, estava a procura dessa dica e não encontrava, só encontrei com vc.😉👏👏👏👏👏
    Vlw

  25. Olá. Eu adoro fazer bolos. Mas tem um em especial que não estou conseguindo acertar. Bolo de milho: para ficar com sabor de milho. O meu tem ficado com um sabor estranho, que NAO é de milho, ainda não tenho certeza mas acredito ser do fermento. É possível isso? O fermento alterar o sabor? Mas o engraçado que só acontece com o bolo de milho rs. Será que os bolos de milho maravilhosos, com gostinho caseiro e muito sabor, que compramos nas feiras, não vão fermento? Se puder me dar umas dicas, agradeço demais😘😘😘

    • Oi, Luiza. Muito fermento altera o sabor sim e deixa um gosto meio metálico na massa. A minha dica é você diminuir o fermento e usar o milho natural, ralado. Dá trabalho mas tem gosto de pamonha (amor eterno, amor verdadeiro 💘). Mas os bolos de feira ou padaria levam fermento, sim. Tenta fazer assim para ver se dá certo. Beijo!

  26. ola, adorei seu blog! e talvez vc possa me ajudar, faço brownie e as vezes o brownie fica muito buro em cima! me falaram que podia ser o acucar e o nescal mal batido!vc sabe?

Obrigada por seu comentário!

