Salada Niçoise

Hola, que tal? Como foi o findi?

O meu foi bem tranquilo, na verdade.

O problema é a segunda:

Godfather

O Poderoso Chefão não curte segundas….

Sábado acordei cedo COMO SEMPRE pra ir à academia. Excepcionalmente neste sábado a aula não foi com o professor matador, então eu estou inteira, obrigada.

O outono definitivamente já deu as caras por aqui. Choveu praticamente o fim-de-semana inteiro.

Aguaceiros

Aguaceiros o fim-de-semana todo.

E chuva pede cobertor, chocolate-quente AND aconchego, né não?

Final da tarde do sábado fui bater perna com moms e adquiri uma moldura pra alojar meu poster há muito tempo encostado, só esperando sua hora chegar.

Por favor, eu quero as boas-vindas pro mais novo integrante da cozinha:

Quadro

Muito amor pra um quadro só! S2 S2

Esse quadrinho eu comprei quando ainda morava no Brazil. Trouxe pra cá e finalmente ele ganhou o lugarzinho dele, não é muito fofo, gentem? NUM GUENTO!!!!

Fora isso, a única emoção forte foi o episódio final de Breaking Bad. Alguém aí assiste/curte/odeia? Assisti o último episódio com muita dó, e agora to órfã. Quero mais 10 temporadas!!! Não existe justiça no mundooooooooo!!! :~~~~ #fãxiita

De comida, que é o que realmente interessa por aqui, teve bastante. Coisa pheeeeeeeeeeeeeeeena! Achei salmão fresco a preço de peito de frango, e É LÓGICO que eu trouxe pra casa. Aproveitei e fiz um Tartare de Salmão, que vou postar a receita durante a semana. Teve também pão e bolo gelado de coco. #muitasemoções

Mas hoje vou postar a receita que me fez ganhar o dia.

Vocês sabem que eu sou #aloka da salada, neam? Além de inventar muitas, AMO fazer as combinações clássicas. E o almoço de sábado foi de uma combinação super clássica, old, but gold: Salada Niçoise.

Como o nome não nega, essa salada é originária da França. A salada possui diveeeeeeeeeeeeeeersas combinações, portanto eu não sei realmente qual é a original. Tem gente que coloca batata, outros colocam queijos, eu prefiro me ater aos ingredientes que coloquei na minha.

Salada Niçoise

Bora pra receita?

Ingredientes

  • 2 folhas de alface americana, 2 folhas de alface roxa e punhado de folhas de rúcula – OU AS FOLHAS QUE TIVER EM CASA, DA SUA PREFERÊNCIA
  • 1 chalota roxa cortada em rodelas
  • 1/2 lata de atum
  • 1 lata de 29 g de anchovas
  • 10 azeitonas pretas
  • 1 ovo
  • 1 tomate
  • 100 g vagem (eu usei congelada)
  • folhinhas de dill (também conhecido como endro ou aneto) para decorar – FIRULA
  • molho de mostarda e mel (receita aqui)

PRE-PÁRA!

  1. Coloque água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque o ovo para cozer por exatos 8 minutos. Passado o tempo, retire do fogo, passe por água corrente fria e retire a casca imediatamente. Corte-os em quatro e reserve.
  2. Em uma panela, coloque as vagens congeladas e leve ao fogo até que a água derreta. Não é necessário acrescentar mais água. Assim que estiverem al dente passe por água corrente para interromper o cozimento. Escorra o excesso e reserve.
  3. Em uma travessa, faça uma cama com as folhas verdes escolhidas. Coloque o tomate picado, as anchovas com o óleo devidamente escorrido, as azeitonas, o atum e a cebola.
  4. Coloque por cima a vagem já escorrida e finalize com os ovos e as folhinhas de dill.
  5. Tempere com molho de mostarda e mel no momento em que for comer.

Mais nada, tia Stéfanie? Mais nada. #Qué #Di #Zê uma taça de vinho vai bem, neam… :D

Diga lá se essa combinação não fica lheeeeeeeenda? :~~

Salada Niçoise

Salada Niçoise

4 comentários sobre “Salada Niçoise

  1. Pingback: Faça Salada Niçoise e molho de mostarda e mel, refrescante e nutritiva! | Portal Cruz

  2. Pingback: Faça Salada Niçoise e molho de mostarda e mel, refrescante e nutritiva! | Repoter Rural

Obrigada por seu comentário!

