Pão de Centeio e Linhaça Integral AND Vegano

Pão de Centeio e Linhaça 100% integral…também conhecido como o melhor pão integral do universo.

Pão quente com manteiga, uma combinação que deveria ser canonizada, né não? Fala sério… Se for integral, então! Quintuplica o amor!

Euzinha da silva apenas AMO/SOU pão integral. Acho gostoso, acho divo, acho TDB, acho a última coca-cola do deserto. Aliás, no meu petit déjeuner (pq eu sou phyna) de todos os dias, o pão integral é a estrela principal. Ele é uma das razões pelo qual eu JAMÉ conseguiria fazer dietas restritivas, aquelas com carboidrato zero, sem meu amado pãozinho e café com leite de manhã.

#aloka do carboidrato

Acontece que, infelizmente, a maioria dos pães integrais que são vendidos por aí (inclusive em padarias) não são totalmente integrais. A verdade é que a maioria deles vai mais farinha branca do que integral, pode conferir no rótulo. Triste, neam?

Daí vem a ideia: por que não fazer o meu próprio? Só que eu sou completamente traumatizada com pães. Sempre tive PAVOOOOOOORRRR de fazê-los. Todos os que eu fazia davam muito, mas muito errado. Sabe quando você abre a porta do forno e sai um gremlin de lá? Pois é, isso era o que acontecia comigo TODA SANTA VEZ QUE EU FAZIA PÃO.

Mundo injusto.

Mas daí comecei a entender como o processo do pão funciona. O segredo todo está no fermento e no cuidado que você deve ter para não se tornar uma assassina de fungo. Tem que ter cuidado com a temperatura da água, com o ambiente, com o manuseio…

Foi aí que Juntei a fome de pão 100% integral com a vontade de aprender a fazer pão em casa, e saiu essa maravilha que posto hoje.

Pão de Centeio e Linhaça 100% integral

#çuçeço

Lição do dia: SE EU CONSEGUI, VOCÊ CONSEGUE, AMIGUE!

A receita eu peguei de um site que atoron e você pode conferir aqui. Como sempre, fiz alterações. No caso desta receita, eu fiz muitas alterações – não nas quantidades mas no modo de preparo, após diversos testes, para finalmente chegar no que eu achava que ficava mais ~goxtoso~. Pra mim, agora, ele está na consistência perfeita.

Pão de Centeio e Linhaça 100% integral

Praticamente uma celebridade no mundo dos pães

Agora, algumas pequenas questões antes de fazer o seu pão que você precisa saber.

Em primeiro lugar, você precisará ter uma refratária que possa ir ao forno com tampa e isto é IMPERATIVO. Nem tente caso não tenha, pois não dará certo. Segundo a autora da receita, o pão fica extremamente duro caso feito sem este tipo de vasilha. Eu testei e.. realmente, não dá certo. :/ Minha refratária tem 18 cm de diâmetro, a propósito.

Em segundo lugar, esse é um pão caseiro, portanto você precisa de tempo para prepará-lo. Tem que ser um dia que você esteja de boa na lagoa, sem muita coisa pra fazer, pois você terá que estar em casa de tempos em tempos para olhá-lo.”

Dito isto, vocês já estão preparados para fazê-lo. :)

Ingredientes

Para a esponja (é tipo um pré-fermento que vai fermentar antes de fazer propriamente o pão)

  • 45 g farinha de trigo
  • 45 g farinha de trigo integral
  • 180 ml água morna
  • 1 col chá de fermento biológico seco para pão

Para o pão

  • 350 ml água morna
  • 210 g farinha de centeio integral
  • 210 g farinha de trigo integral
  • 1 col chá de sal (este pão leva pouco sal porque eu gosto, mas você pode colocar mais, caso ache necessário)
  • 5 col sopa de semente de linhaça
  • azeite e farinha de trigo integral para untar
  • 1 col sopa semente de chia (firula, não é necessária)

PRE-PÁRA!

  1. Comece por preparar a esponja. Eu aconselho a fazer à noite, para deixar o tempo de descanso ideal. Misture em um bowl (de preferência de vidro) todos os ingredientes.

    Atenção: a temperatura perfeita da água para não matar seu fermento deve ser testada colocando o dedo nela. Se você aguentar permanecer por 10 segundos com o dedo submerso, ainda que com uma certa resistência, a água está morna o bastante para não matar o fermento.”

  2. Deixe descansar por 12 horas. Sim, isso mesmo: 12 horas. Aqui tem estado frio, e o fermento precisa de um ambiente aconchegante para crescer. O que eu faço quando estamos em tempo frio é: esquento o forno em temperatura máxima por 45 segundos, desligo o forno e coloco o fermento lá dentro, no quentinho. No verão não é necessário nada, só a temperatura ambiente mesmo.

    Pão de Centeio e Linhaça integral

    Esponja depois de 12 horas de fermentação: repare nas bolhas de ar que mostram que o fermento está vivo e agindo

  3. Na manhã seguinte, acrescente à sua esponja a água morna. Faça o teste da mesma maneira: coloque o dedo e, se aguentar ficar com ele submerso por 10 segundos, está quente o suficiente. Mexa vigorosamente com um batedor (fouet) ou garfo ou colher ou whatever até dissolver.
  4. Misture a farinha de centeio aos poucos, até ficar uma massa lisa.
  5. A partir daqui, misture a semente de linhaça e o sal à massa.
  6. Agora, acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
  7. Deixe descansar por 4 horas, coberto com um pano de prato limpo. Caso esteja frio, deixe dentro do forno.
  8. Após o tempo de descanso, dê uma mexida na massa, tampe novamente com o pano de prato e volte para mais um descanso de 5 horas.
  9. Faça uma pasta com azeite e farinha e unte a forma que será usada para assar seu pão. Transfira a massa para a refratária, coloque sementes por cima para fazer uma firula (eu coloquei chia) e deixe por aproximadamente 1 hora (novamente, caso esteja frio, coloque dentro do forno).

    Pão de Centeio e Linhaça integral

    Pão na refratária. Novamente, sorry pela foto ordinária.

  10. A massa não precisará ser sovada – aliás, ela nem tem consistência para isto. Essa é uma das inúmeras vantagens deste pão. Trabalho ZERO, quem não ama?
  11. Pré-aqueça o forno a 230º por 10-15 minutos e coloque a refratária TAMPADA por aproximadamente 25 minutos. Após este tempo, retire a tampa e deixe assar por mais 20-25 minutos.

Gente, eu não tenho como descrever o cheiro que fica na casa. E o gosto? Quem ama pães verdadeiramente integrais vai AMAR! Super saudável e nutritivo, sem conservantes, #TODASCORRE para fazer esse pão DEVEEEEEEEEEEEEEEEEENO!

Trabalho não dá tanto, mas é verdade que toma tempo. Mas pra tê-lo todos os dias no meu petit dèjeuner não ligo, na bowa.

Pão de Centeio e Linhaça integral

Pão de Centeio e Linhaça integral

Anúncios

11 comentários sobre “Pão de Centeio e Linhaça Integral AND Vegano

    • Oi Karen!

      Realmente, ele não é 100% integral, mas é 94% rss.. Eu resolvi seguir sempre à risca a receita e nunca testei fazer o pré-fermento totalmente com farinha integral, pois, como eu já disse, eu sou muito medrosa com pão e não costumo mudar ingredientes, no máximo mudo o modo de assar. Agora, eu acho que dá sim pra fazer todo com farinha integral, é uma questão de testar… Acho que hoje vou vencer meus medos e vou fazer todo com farinha integral, vamos ver no que dá! :) Se você testar também, por favor, me conta!

      Beijão!

      • Oi Andreia, eu acredito que não dá certo, porque a farinha de trigo tem glúten, que dá liga, o que a farinha de arroz não tem. Acho que pra adaptar precisa acrescentar xantana ou guar, mas eu não entendo muito bem dessas trocas. Beijos!

    • Karen,

      Eu testei o pão só com farinha integral e deu super certo! É só colocar 90 g de farinha de trigo integral na esponja e depois, onde diz para colocar 350 ml de água, colocar 450 ml. O pão até cresceu mais dessa vez, acho que foi a turbinada integral! hahahaha. Espero que você tente!
      Beijão!

  1. Muito bom,amei,vou fazer só que sem a farinha integral pois para quem estou fazendo o pão não pode comer glutam.beijo!!

    • Oi Ana Maria!

      Que bom que você gostou da receita, mas ambas as farinhas (centeio e trigo) possuem glúten, portanto você terá que mudar para uma farinha completamente diferente ou então usar uma específica que não contenha glúten.

      Beijos!

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s