Bolo Gelado de Coco

Bolo Gelado de Coco#aloka dos bolos está de volta!

Esse bolo pra mim é total anos 90, quando eu ainda era uma criança inocente e serelepe que gostava de assistir Doug Funny.

Ele me lembra desta época porque eu amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaava ir à padaria e comer um pedaço dele. Sabe tipo a coisa mais gostosa do universo? Pois então, ele era a comida mais gostosa do universo, juntamente com pudim, x-salada, batata-frita, bubbaloo, pão de queijo….

Eu nunca fui muito criteriosa com comida, sacomé neam….

Mas o tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus nem existe mais, e cá está ele, o bolo gelado de coco, que ainda permeia meus sonhos e os das minhas lombrigas. Quando eu quero dar uma garfada para voltar no tempo, ele é uma das primeiras opções que vem à mente.

A receita é bem tradicional e eu aprendi com uma senhora em Manaus. Eu não ouso mudar um tiquinho, pois ela é tipo aquelas receitas sagradas, sabe? Um dia eu passarei ela pras minhas crias. Tal como me foi passada, hoje eu passo pra vocês.

Como eu expliquei no post Tudo que você precisa saber pro seu bolo dar certo, a clara em neve sempre vem por último. Pois, mas sabe aquela regra que diz que “Toda regra tem sua exceção”? Pois é, esse bolo é uma delas, e vou explicar a causa, motivo, razão e circunstância da mudança.

Bora pra receita.

Ingredientes

  • 5 ovos (claras e gemas separadas)
  • 270 g açúcar ( ou 1 1/2 xic)
  • 180 g farinha ( ou 1 1/2 xic)
  • 200 ml leite
  • 1/2 col sopa fermento em pó
  • 200 ml leite condensado
  • 200 ml leite de coco
  • 100 g coco ralado seco

PRE-PÁRA!

  1. Pré-aqueça o forno em 180º e unte uma forma com manteiga e farinha de trigo.
  2. Bata as claras em neve até que estejam bem firmes.
  3. Se estiver usando a batedeira, diminua a velocidade e acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem antes de incorporar a próxima.
  4. Acrescente então o açúcar e bata muito bem.
  5. Acrescente leite e farinha aos poucos, intercalando os dois ingredientes.
  6. Quando tiver incorporado tudo, pare a batedeira e acrescente à mão o fermento, coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 40 min ou até passar no teste do sofá do palito.
  7. Enquanto o bolo assa, misture o leite condensado, o leite de coco e 50 g do coco ralado. Assim que o bolo sair do forno, ainda bem quente, espete o garfo por toda a massa, para criar buracos. Os buracos devem ser profundos. Assim que terminar, despeje a mistura de leite condensado por cima do bolo ainda quente e espere esfriar.
  8. Desenforme e decore com coco ralado por cima.
  9. Guarde na geladeira envolto em papel alumínio, inteiro ou em pedaços menores.

Este bolo precisa do balanço perfeito entre fofura e dureza para dar certo. Note que não leva manteiga ou óleo, mas leva leite, o que não é algo comum. O leite vai deixar a massa mais molhada, e a quantidade de açúcar (maior que de farinha) vai deixá-lo mais pesado. Por esta razão, as claras em neve vão no começo, para deixá-lo bem fofo mas sem dar o aerado todo que os bolos normais pedem.”

Bolo Gelado de Coco

Bolo Gelado de Coco

Bolo Gelado de Coco

6 comentários sobre “Bolo Gelado de Coco

  1. este bolo parece uma delicia.Pela foto parece que no meio o bolo fica húmido é assim?
    Nunca tinha visto bater as claras e juntas as gemas,e só depois o açucar. O normal é bater as gemas com o açucar.
    A calda que se faz não torna o bolo muito doce?

    • Oi Sandra!

      É exatamente assim, ele fica bem molhadinho e não fica muito doce não, pode confiar! O leite de coco quebra o adocicado do leite condensado, chega deu água na boca só de pensar!! rsss
      Ele realmente não é feito da forma normal, normalmente a clara em castelo é agregada por último e o açúcar é batido com as gemas, mesmo. Mas essa é uma outra maneira de fazer bolo que dá bastante certo! Testa e depois me conte o que achou.

      Beijão!

Obrigada por seu comentário!

