Sopa de Cebola com Queijo Gratinado e Croutons

Sopa de Cebola com Queijo Gratinado e CroutonsFala sério, uma sopa quente em dia frio é tipo colo de mãe: total aconchego e amor no coração.

Uma das melhores coisas da sopa é a versatilidade: você pode fazer com praticamente TU-DO. Não curte cebola? Tem a de cenoura. Não curte cenoura? Tem a de abóbora. Não curte abóbora? Tem a de mandioquinha. Não curte mandioquinha? Tem a de batata. Não curte batata?? Bom, aí eu desisto, porque QUEM NESSA VIDA NÃO CURTE BATATA, MEU DEUS DO CÉU???????

Pro meu marido, todo dia é dia, toda hora é hora, pra tomar uma sopinha quente. Eu confesso que corro dela no verão, senão suo mais do que tampa de chaleira. #nobodydeserves

Mas agora que o outono chegou DI CUM FORÇA, como diria o cabôco, se joga nessa comidinha que é fácil, rápida e mointo gostosa!

Bora?

Ingredientes (para 6 pedreiros)

  • 900 g de cebola já descascadas, picadas grosseiramente.
  • 3 col sopa manteiga
  • 100 g farinha de rosca (em PT pão ralado)
  • 150 ml vinho branco
  • 1 litro de caldo de galinha caseiro (receita aqui) ou 2 cubinhos de caldo pronto dissolvidos em 1 litro de água
  • ervas da sua preferência (eu usei orégano, tomilho e cominho frescos da minha mini horta <3 <3 <3)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 fatias de queijo mozzarella
  • 2 fatias de pão de forma (ou o pão de sua preferência)
  • azeite
  • pitada de orégano seco

PRE-PÁRA!

  1. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até que esteja transparente, mexendo sempre. ATENÇÃO: não é pra dourar a cebola, apenas murchá-la.
  2. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar o álcool.
  3. Acrescente a farinha de rosca e deixe refogar bem. Eu dei uma torradinha de leve na farinha de rosca na frigideira antes de incorporá-la, para ela ganhar um leve sabor de torradinho, mas isso é opcional.
  4. Agora, acrescente o caldo de galinha, as ervas, o sal e a pimenta e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo pro mínimo e deixe cozer por 30 minutos.
  5. Enquanto isso, faça seus croutons: corte as fatias de pão de forma em cubos. Leve uma frigideira em fogo alto com azeite, acrescente os pães, orégano e mais azeite por cima. Mexendo sempre mas com cuidado, deixe que os pães torrem. Eles vão ficar com um gostinho de azeite DI-VI-NOOOO!
  6. Com um mixer ou no liquidificador, bata a sopa, a fim de desfazer os pedaços grandes. Eu não me importo muito que fique um ou outro pedaço, mas isso é opcional.
  7. Quando estiver pronta, coloque a sopa no prato em que for servir, coloque o queijo por cima e leve para o forno para gratinar por mais ou menos 10 minutos. Não seja que nem eu que to de dieta e coloque bastante queijo por cima. :)
  8. Os croutons só devem ser colocados na sopa no momento em que ela for servida, do contrário, ele fica molhado e com uma textura deveras ixxxxcrota.

Sopa de Cebola com Queijo Gratinado e Croutons

 

DSC_1418

 

2 comentários sobre “Sopa de Cebola com Queijo Gratinado e Croutons

  1. pra turma do recalque que não come cebola (EU), substitui na mesma quantidade: tipo, se vai 900g de cebola, posso trocar por exatos 900g de cenoura (ou batata, ou mandioquinha)?

    beijão sua lhenda! ;)

    • Nossa, pessoas que não comem cebola devem sofrer muuuuito pq tudo nessa vida leva cebola! rss.
      Eu acho que você pode manter as quantidades sim. Caso fique muuuuito grosso pro seu gosto, vai diluindo aos poucos, em água mesmo, até chegar na consistência desejada, ou em caldo de galinha. No final VOCÊ DECIDE. (pena que não rola gifs dygnos nos comentários :( )

      Beijos, lindona!

Obrigada por seu comentário!

