Projeto Mormon: Leite de Avelã

Leite de AvelãEis que eu fiz um teste all by myself e reparei que tenho uma leve intolerância à lactose.

Veja bem, não tenho total intolerância, não passo absurdamente mal, mas sinto que fico bem melhor quando dou uma moderada no leite. Aliás, credo em cruz ter intolerância total, porque viver sem meus queijinhos amados eu viveria em depressão eterna. :~

Foi então que decidi fazer leite que os veganos costumam beber, extraído de vegetais e leguminosas, pra tentar dar uma maneirada no leite nosso de cada dia. Daí tinha uma avelã dando sopa por aqui e.. pronto. Uni o útil ao agradável.

As possibilidades de leite de vegetais são infinitas: soja, arroz, amêndoa (que aliás é famosíssimo pelas propriedades ~nutritivas~, será o próximo), aveia, amendoim, nozes, quinoa, castanha do pará… Dizem que o leite de aveia é super bom, também.

Pergunta que não quer calar: tem gosto de leite? Não. Ao menos o leite de avelã não tem. Mas pra mim esse leite tem um gosto bem agradável e sei que aos poucos meu paladar irá se acostumar com o novo sabor. Também não sei se ele funciona para receitas, mas é uma questão de testar.

Mas tia Stéfanie, você vai parar de beber leite at allTambém não, mas quero substituí-lo sempre que puder, até por que leite de vaca tem tantos hormônios que hoje em dia não sei se faz mais mal do que bem – sinceramente até acho que sim.

A receita também é super simples, ~ou seje~, até agora tchudo bem! :D

Ingredientes

  • 200 g avelãs (eu usei com casca mesmo)
  • 1 litro de água filtrada (mas eu sugiro colocar tipo uns 800 ml, pra ele ficar mais encorpadinho, o meu ficou um pouco ralo)

PRE-PÁRA!

  1. Deixe as avelãs de molho na água por 8 horas. Escorra as avelãs e jogue essa água fora.
  2. Coloque-as em um processador/mixer/liquidificador juntamente com a água e bata por 1 minuto ou até que as avelãs estejam bem moídas.
  3. Com uma peneira beeeeeem fina ou um pano de prato por cima da peneira, coe as avelãs. Pronto! O líquido que sobrar é o leite.

Se quiser, você pode torrar as avelãs antes para retirar a casca mas eu não quis ter trabalho achei necessário.

P.S.: Essa garrafa lheeeeeeeeeeeeeeeeeeenda um dia foi de vinho espumante. Não ficou fófis pra guardar o leite?? Parece aquelas garrafas de leite ~vintages~ #amay

E vocês, tomam algum leite de vegetais/leguminosas?

5 comentários sobre “Projeto Mormon: Leite de Avelã

  1. sua linda, maravilhosa! deixando a minha vida mais digna!!
    eu tenho uma intolerância moderada, não consumo mais leite regular (o meu é de vaca mesmo, porém 0 lactose) e posso me dar ao luxo de comer queijo e outras coisinhas.. =)
    nessa vibe do projeto mormon, tô pra tentar uma receita de leite condensado sem lactose, pq aquele leite condensado de soja é desumano! tem cheiro ruim e gosto de remédio.. =/ mas como o processo é meio demorado, me faltou coragy!
    Beijãooooo, sua diva!

    • Jeniffer, assim você enche minha bola, sua linda!! hahahaha

      Realmente, produzir leite condensado de soja deveria ser considerado crime inafiançável. Ô coisa das trevaaaaaaaasssssssssss! Eu vou começar a postar mais receitinhas sem lactose, já que descobri essa intolerância moderada. Mas você sabia que aproximadamente 50% da população tem essa intolerância leve? Fiquei chocada! Não estamos sozinhas, não somos aliens! hahaha

      Beijos queridona!!

      • hehehehehehe

        Demorei a “aceitar”, como que eu, depois de velha (tenho 25 =P ) fui ter isso? aí conversei com pessoas e descobri isso, que pelo menos metade das pessoas do mundo tem, mas que a maioria nem sabe disso. como a minha intolerância não é absurda, evito lactose, mas não excluí da minha vida. aprendi a substituir muita coisa. Mas é isso aí: não estamos sozinhas! E digo mais: não vamos ficar sem comer coisas dignas por causa dessa condição!! ;)
        Beijão, sua linda!

      • Na verdade eu acho que sempre tive uma certa intolerância, mas nunca “liguei uma coisa ca otra”, sacomé? hehehe. Hoje em dia a gente ouve falar muito disso, mas não era assunto tão comum assim uns anos atrás. Informação é tudo nessa vida! kkkkkk Eu tenho 26 (sou mais experiente) e só vim me atentar para isso agora. Excluir queijo é tipo missão impossível pra mim. Eu excluo carne, mas não excluo queijo, pq né! Queijo é amor demais! Daí vamos adaptando onde dá, a começar pelo leite nosso de cada dia, que pode ser perfeitamente substituível – aliás, talvez até seja mais saudável. O objetivo é virar mormon, um dia a gente chega lá! hauahuahuaha

        Beijão, queridona!

  2. MENINAS FIZ ESTA SEMANA O LEITE CONDENSADO COM LEITE DE COCO FICOU DELICIOSO, COM ELE FIZ TORTA DE TAPIOCA HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM, OBRIGADO PELA RECEITA TINHA DUVIDA QNT A QUANTIDADE DE
    AGUA

Obrigada por seu comentário!

