Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Salada de Bacalhau com Grão de BicoDaí que eu comprei um moooonte de bacalhau semana passada e disse pra vocês que volta e meia ia ter receitas com ele por aqui, lembram?

Ainda bem que #todoscurte bacalhau aqui em casa, porque não vai ser fácil me aguentar com o tanto que eu comprei hahahaha E ainda por cima eu cozi UM FUCKING KILO de grão de bico. Que que eu vou fazer com esse tanto, só Deus sabe…

Pra estrear meu bacalhau dessalgado, fui com uma saladinha. Eu acho que peixe tem tuuuuuuuuudo a ver com salada, vocês não concordam?? :~~

Fora isso, tem o fato de que eu tenho que me virar nos 30 pra fazer minha pequena grande criança comer salada. É molhinho pra cá, peixinho pra lá, disfarçada acolá, tudo pra fazer meu marido comer salada gostando (não gostando é fácil, neam). Eu até consegui fazê-lo comer cenoura e dizer que tava bom. Quase enfartei de emoção!! #nãotáfácilpraninguém

E como hoje é sexta, dia oficial do happy hour, a gente pega leve no almoço pra jacar com dygnidadji no fim de semana! #lemadevida

Bora pra receita.

Ingredientes (para 2 pedreiros)

  • 2 postas de bacalhau dessalgadas
  • 1 xic água
  • 2 xic grão de bico cozido
  • 3 tomates pequenos picados sem semente
  • 2 col sopa cheias de salsinha bem picada
  • 1 cebola roxa picada
  • 1/2 cenoura ralada
  • 4 col sopa azeite virgem
  • 5 dentes de alho picados
  • pimenta do reino a gosto
  • suco de 1 limão (usei siciliano)
  • 4 col sopa azeite extra-virgem
  • sal (opcional, eu não usei)

PRE-PÁRA!

  1. Em uma frigideira quente, coloque postas de bacalhau com a pele viradas para baixo. Coloque 1/2 xic de água e abafe. Quando a água tiver secado, coloque o restante da água e abafe novamente.
  2. Quando a água secar novamente, desligue o fogo e retire o bacalhau. Espere esfriar e desfie-o em pedaços grandes.
  3. Na mesma frigideira, coloque as colheres de sopa de azeite virgem para esquentar. Quando estiver bem quente, desligue o fogo e acrescente o alho bem picado e mexa por 1 minuto. Este procedimento serve apenas para tirar o gosto de cru do alho.
  4. Ligue o fogo novamente e acrescente o bacalhau à mistura de azeite e alho, apenas para incorporar o sabor. Não mexa muito para o bacalhau não desfiar demais, isto serve apenas para dar o gosto de alho ao bacalhau. Refogue por 30 segundos e desligue o fogo.
  5. Em um bowl, misture o grão de bico, o tomate, a cenoura, a cebola e a salsinha. Por último, acrescente o bacalhau com alho e tempere com azeite extra-virgem, pimenta e limão.
  6. Eu ainda coloquei uma destas belezinhas no meu prato:

    Pimenta

    DA BOA

Eu não acrescentei sal nenhum, porque o bacalhau por mais dessalgado que seja sempre fica com um pouco de sal. Mas isso é gosto pessoal e eu gosto de comida com pouquíssimo sal.”

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Bom fim-de-semana, pípou!!!!!

tumblr_inline_mu7h6mVlzw1rynlhg

2 comentários sobre “Salada de Bacalhau com Grão de Bico

  1. tirando o tomate e a cebola, como tudo! uhulll! já posso dizer que como salada? ahuiuiahiuhauihaiuhuai
    tava montando mentalmente receita semelhante, porém com atum ou salmão, pois ainda não sei brincar com o bacalhau!

    agora, pé na jaca, it’s friday, friday, friday!!! \o/

    bjão, maravilhosa!

    • Se você come verde, você come salada. O ~pobrema~ é o verde! hahahahaha
      Vou postar essa semana como se faz para dessalgar o bacalhau, mas é mais simples do que se imagina. Mas ela com certeza dá super certo com atum ou salmão também!

      Nem me fale em jaca, que a minha ressaca hoje não é de DEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLLLLSSSSSSSSSSSSSSS!

      Beijão, sua linda!

Obrigada por seu comentário!

