Focaccia Tradicional – de Azeite e Alecrim (Rosmaninho)

Focaccia de Azeite e Alecrim (Rosmaninho)

Focaccia de Azeite e Alecrim (Rosmaninho)A zoeira, meus amigues, ela não tem limites. Ainda mais na sexta à noite, dia oficial do happy hour com ~gramú~.

Eu queria apimentar a relação e resolvi fazer a focaccia tradicional no último happy, pra comer com os já tão famosos queijos e com o vinho nosso de cada sexta.

A beleza da focaccia está nas infinitas possibilidades de preparação, mas às vezes a simplicidade é a alma do negócio e fui na mais tradicional possível: azeite AND alecrim, em PT rosmaninho.

Tenho amigues que seriamente não curtem alecrim, com reações mais ou menos assim:

eeeewwwwwwwwwwwPra vocês que não conseguem ver a beleza do alecrim, troquem por tomate seco que a combinação será muuuuuuuuuuuuuito champs. Ou então por cebolas caramelizadas. Ou ainda por manjericão… tão vendo só? Vou ao infinito e além com as combinações MA-RAS!

Aliás, eu já devo ter falado aqui, mas não custa repetir. Se eu consigo fazer pão, você também consegue. Sério, uma das maiores vitórias da minha vida, minha história de superação, se dá comigo e com a massa de pão crescendo linda e assando perfeitamente. OH GLÓRIA!!!!!!

O restante das gordices virão durante a semana, portanto…

Que o negócio vai ser TEMÇO!

Que o negócio vai ser TEMÇO!

Ingredientes

  • 500 g farinha de trigo
  • 1/2 col sopa sal
  • 1 sachê (11g) fermento biológico seco pra pão
  • 1/2 col sopa açúcar
  • 300 ml de água morna
  • 2 col sopa azeite + quanto baste como topping
  • 1 talo de alecrim

PRE-PÁRA!

  1. Misture a água morna (o ponto é o de colocar o dedo submerso por 10 segundos, desta forma você não matará seu fermento) com o fermento e o açúcar em um copo e deixe fermentar em local seco e escuro por aproximadamente 15 minutos.
  2. Em um bowl, misture a farinha com o sal e faça um buraco no meio, algo parecido com um vulcão.
  3. Coloque 2 col sopa de azeite e a mistura de água no centro e, aos poucos, com a ajuda de um garfo, vá misturando a farinha e o líquido.
  4. Quando estiver tudo misturado, transfira para um local em que possa trabalhar a massa, como uma bancada. Sove-a, incorporando mais farinha se necessário (mas bem pouca, para a massa ficar bem fofinha), até que esteja lisa e homogênea. No meu caso, a sova durou reles cinco minutos.
  5. Coloque azeite e farinha de trigo no bowl e transfira novamente sua massa. Coloque mais azeite e farinha por cima, cubra com um pano de prato e deixe crescer até que dobre de tamanho, o que pode variar entre 30-60 min.

    DICA: Aqui está frio, então eu ligo o forno na temperatura máxima por 45 segundos e depois desligo completamente, só para dar uma leve aquecida. Isto serve para criar um ambiente aconchegante para sua massa crescer feliz e satisfeita.

  6. Unte uma forma de metal com mais azeite, coloque a massa espalhando bem. Faça buracos na massa com a ponta dos dedos e coloque mais azeite e as folhinhas do alecrim por cima.
  7. Pré-aqueça o forno a 220º e leve para assar por 25 min (da próxima vez eu vou deixar 20-22 min, só pra ele ficar um pouquinho menos douradinho).
  8. Coma ainda quentinho!
Focaccia Tradicional de Azeite e Alecrim (Rosmaninho)

ÊTA JESUS MARAVILHOSO!

2 comentários sobre “Focaccia Tradicional – de Azeite e Alecrim (Rosmaninho)

Obrigada por seu comentário!

