Chocolate Fondant AKA Petit Gateau

Chocolate Fondant AKA Petit Gateau

Esse sim agrega valor ao camarote!

Eu não presto, isso eu já sei. Mas hoje é segunda e a gente MERECE ao menos sonhar com o chocolate do fim de semana, né não?

Eu sou tarada por petit gateau/fondant. Aliás, esclarecendo já a ~polêmica~, petit gateau é como ele é conhecido no Brasil, mas nem é o nome original. O nome certo é Fondant. #TiaStéfanietambémécultura

Mas eu devo ser sincera, o bichinho é marrento sim. Se você acertar de primeira, você é um gênio. Eu só consegui o ponto da foto na segunda vez que eu fiz. O negócio é que o tempo de assar muda de forno para forno, e você não tem como fazer o teste do palito. O negócio é no olhômetro e na reza braba, amigues.

Fora isso, a receita não poderia ser mais básica. Nada que você já não tenha na sua despensa. :)

Importante ressaltar: minha forminha de fondant tem 9 cm de diâmetro.”

Bora pra receita?

Ingredientes (para dois bolinhos)

  • 75 g manteiga (eu gosto de usar com sal, pois o sal é um realçador de sabor) + extra para untar as forminhas
  • 100 g chocolate culinário
  • 1 ovo + 1 gema
  • 50 g açúcar
  • 2 col sopa (15g) de farinha de trigo (caso você dobre a receita, use 25 g de farinha)
  • 2 col sopa chocolate/cacau em pó

PRE-PARA!

  1. Unte duas forminhas de fondant com manteiga e chocolate em pó. Não economize, pra não correr o risco do seu bolinho grudar!
  2. Pré-aqueça o forno a 180º por no mínimo 10 minutos.
  3. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Retire da água e deixe esfriar por cinco minutos.
  4. Em um bowl, misture os ovos e o açúcar e bata muito bem por alguns minutos. Adicione a farinha e misture mais.
  5. Adicione o chocolate à farinha, 1/3 de cada vez.
  6. Preencha as forminhas com a massa e leve para assar por 15-25 minutos. Como eu disse, agarra na mão de Deus e vai, porque é difícil especificar um tempo certo. :((
  7. Após retirar do forno, espere dois minutos antes de desenformar, para evitar que o fondant desmorone.
  8. Eu servi com Sorvete de Nutella, que meu marido disse que ficou IDÊNTICO ao sorvete Chicabon, que eu não lembro do gosto, sinceramente. À base de natas/creme de leite fresco que eu já ensinei aqui, acrescente aproximadamente 15 col sopa de Nutella. Sim, vai tudo isso. Leve para gelar por 12 horas, mínimo.
Chocolate Fondant AKA Petit Gateau

Deus em forma de bolinho com o centro derretido.

8 comentários sobre “Chocolate Fondant AKA Petit Gateau

  1. tá lindo, tá divo, tá a cara da riqueza!
    fiz só uma vez ~petit gateau~ mas assou demais.. =/ #chateada

    menina, essa semana abracei a jaca com todo meu amor.. fui pra um congresso, mas ele se resumiu em comer em lugares diferentes! amo! algumas das receitas eu vou arriscar uns inspired em casa…
    vc conhece empada aberta de carne seca? um pedacinho do paraíso em forma de calorias!
    ahahahhahahhaa

    bjão, sua lheenda!

    • Menina, parece que o meu problema com o petit gateau é exatamente o contrário de todo mundo, ele assou de menos! hahahahaha. Na primeira tentativa assou tão menos que ele espatifou e foi chocolate PARA TUDO QUANTO ERA LADO. Um pesadelo, caso não fosse petit gateau e eu perdoasse tudo vindo dele.

      Quanto à jaca, quando a gente viaja tem que se jogar mesmo! Enfiar até o cotovelo, sem medo de ser feliz. Certas coisas são únicas, a gente não pode deixar passar. :P

      Agora, unir empada e carne seca é fazer meu pobre estômago vagabundo sofrer, NÃO TEM como isso ser ruim! Isso deve ser casamento Angelina Jolie e Brad Pitt, o casamento perfeito! hahahahahahaha. As lombrigas até se reviraram aqui, pena que eu não sei quando vou poder comer carne seca de novo. #depressãoprofunda :~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      Bayjos, sua dyva!

  2. Téty, primeiramente: u-a-u! petit-gateau com sorvete é mesmo um pedacinho do paraíso.
    Segundamente: quando eu fiz meu petit-gateau experimental, ele ficou no forno por 8min! e ainda assim acho que cozinhou demaaais pq não ficou esse caldinho delicioso, só meio molenga/cru :( mas eu já vi umas receitas que o pessoal injeta o chocolate no bolinho, vc fez isso ou foi milagre mesmo?

    beijoca <3

    • Oi kk!!

      Primeiramente, mil desculpas pela demora em responder, não foi por falta de vontade, juro! :~~
      Eu nunca tinha ouvido falar nessa de injetar o chocolate no bolinho. Menina, inventam de tudo!!! Agora to super curiosa pra ver essa técnica mirabolante, manda o link! :p
      Olha, a receita ~tradicional~ do petit gateau realmente fica bem menos tempo assando, mas essa receita que postei vai muuuuuita manteiga, por isso o tempo maior no forno. Enquanto na receita tradicional vai cerca de 2 col sopa (aproximadamente 30 g) de manteiga, nessa vai 75 gramas! Por essa razão o tempo assando é maior, porque a massa fica bem mais “molhada”, digamos assim. Talvez se eu fizesse em um forninho elétrico o tempo seria menor, mas não acredito que diminua tanto assim.
      Faz essa receita como teste dobrando as quantidades, pra fazer quatro, assim você tira um com 10 min e vê como fica (mas já adianto: eu fiz isso e ele desmoronou COMPLETAMENTE); outro com 15 min, outro com 20 e outro com 22 min, daí você descobre qual o tempo ideal pro seu forno. Daí volta pra me contar como ficou! :D

      Beijãozão!

  3. Téty!
    Testei sua receita e:::: 15min no meu forno não deu muito certo (ficou tipo brigadeiro por dentro – ainda assim maravilhooousor de gostoso), na próxima vou testar 10min :D
    Amei sua receita SUPER simples e prática, fiz tudo em uns 10 min!! Receita prática é amor.

    Beijocas e obrigada pelas dicassssss <33

    • Num falei que receita de petit gateau só fica boa na segunda?? É uma praga!!! hahahahaha
      Mas que ótimo que você gostou da receita, kk! Ela é super prática, né? E fica absuuuuuuuuuuuurdamente gostosa! Chocolate puro #todasama!

      Beijão, chuchu! E obrigada pelo feedback! :***

    • Laisce, eu sinceramente não me dou muito bem com as formas de silicone, eu acho que elas não conduzem o calor direito e acabam por não assar direito os bolos. A que eu tinha eu até doei porque eu não gostava mesmo, e eu precisava untar sim. Então se você vai usar forma de silicone eu sugiro untar também e com certeza você terá que mudar o tempo de cozimento, até porque ele com certeza iria mudar do seu forno pro meu. Tem mesmo que fazer o teste. Como a receita dá para quatro unidades, mais ou menos, eu indico que você tire um bolo com 8 minutos e veja o ponto. Se estiver muito mole, deixe os outros mais três minutos, e assim por diante. Importante ressaltar que forninhos elétricos assam muito mais rápido do que os fornos normais. Espero ter ajudado! :)

Obrigada por seu comentário!

