Farofa de Miúdos

Farofa de Miúdos

*Fotos ordinárias do celular/ telemóvel pois a correria era grande.

Eu sei que tem muita gente com horrô a miúdos de qualquer animal que se preze. Mas eu, bem, eu só não como dobradinha nessa minha vida.

Foi então que, com saudade de um coração, uma moela e um fígado de galinha, eu bati o pé que, nesse Natal, eu queria farofa de miúdos.

Pra quem nunca comeu, essa farofa fica super úmida e crocante. O segredo de uma boa farofa, pra mim, é torrar bem a farinha.

Aliás, por falar em farinha, eu gostaria de dizer que eu usei uma farinha paraense, a mais comum de ser encontrada no nordeste. No entanto vou contar uma coisa pra vocês: quem entende de farinha mesmo é o Acre. Não existe farinha mais gostosa que a de Cruzeiro do Sul!

Como não dá mais pra fazer pro Natal, que tal fazer a receita pro almoço de domingo? Bora pra primeira receita de 2014!

Ingredientes (pra muitos pedreiros)

  • 250 g de moela de galinha ou frango
  • 250 g de fígado de galinha ou frango
  • 250 g de coração de galinha ou frango
  • 1 kg de farinha
  • 1/2 xic óleo
  • 1/2 xíc de manteiga
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho
  • 1 1/2 tomate picado
  • sal e pimenta do reino a gosto

PRE-PARA!

  1. Limpe bem os miúdos. Separe-os. Em uma panela de pressão, cozinhe somente a moela em água e sal por 20 minutos depois que pegar pressão. Retire os miúdos e coza na mesma água (desta vez sem pressão) por 2 minutos o fígado e o coração. Corte tudo em dois pedaços (ou quatro, dependendo do tamanho) e reserve.
  2. Em uma panela, refogue cebola e alho em óleo. Quando a cebola estiver começando a ficar transparente, acrescente os miúdos e a manteiga e frite bem, por uns cinco minutos, até ficar tudo bem torradinho.
  3. Acrescente o tomate e a farinha e torre bem. Aí pode refogar durante uns 5 a 10 minutinhos, até que a farinha fique crocante.
  4. Acerte o sal e acrescente pimenta do reino.
  5. Eu gosto de colocar uma colher de sopa de manteiga no final, só pra ajudar a ficar molhadinha.
  6. Sirva bem quentinha.

Gente, já pensou essa farofa recheando um frango? Natal desse ano eu vou fazer isso e ai de quem não deixar, eu como tudo sozinha!

Farofa de Miúdos

Farofa de Miúdos

Obrigada por seu comentário!

