Pasta Cinque Formaggi (Cinco Queijos)

Pasta Cinque Formaggi

Mamma mia!!!! Ai como eu to italiana!

Pra quem não sabe, a comida italiana é a minha favorita de todos os tempos para todo o sempre, só perdendo pro churrasco mal passado. #ografeelings

Quando meu irmão estava aqui, resolvi fazer um jantar na minha casa e coisital, pra ele e pra cunha. SÓ QUE, eu tenho o irmão mais chato do mundo pra comida. Sério, gente, o que eu tenho de draga, ele tem de enjôo. Digamos que eu pago meus pecados com ele e que se ele fosse meu filho ia sair muita briga, vou te contar.

Daí como ele não come legumes, não come qualquer carne, não come chouriço, não come cogumelos, não come peixe e frutos do mar nem sob ameaça de tortura… Camarão só se estiver passando fome! Bacalhau só se for a última coisa na face da terra e salmão jamé, ~ou seje~ fiquei com opções restritas. :/

Dai, como boa filha de mineira, pensei: queijo – quanto mais, melhor! E foi assim que eu fiz pro jantar uma pasta cinque formaggi, ou cinco queijos para os íntimos. Não tem como errar, neam. Não gostar de queijo é quase como ser um extra-terrestre nesse mundão de Meu Deus.

De entrada eu fiz uma Focaccia, que eu já dei a receita aqui, só que ao invés de alecrim eu fiz de tomate cereja e manjericão, que ficou igualmente maaaaaaaraaaaaaaa! Com a única diferença que, ao invés de deixar 25 minutos no forno, eu deixei 20. Por isso ela ficou mais branquinha, olha a maldade:

Focaccia de Tomate com Manjericão

Focaccia de Tomate com Manjericão

Mas vamos ao que interessa que a pasta que é a novidade aqui, neam?

Ingredientes (para 6 pessoas)

  • 400 ml creme de leite fresco (natas para bater em Portugal)
  • 100 ml leite
  • 50 g manteiga
  • 100 g queijo gorgonzola (roquefort em Portugal)
  • 200 g cream cheese
  • 200 g queijo mozzarella
  • 150 g queijo provolone
  • 100 g queijo parmesão ralado na hora
  • pitada de noz moscada
  • pitada de pimenta do reino
  • 600 g pasta bavette (ou o de sua preferência – penne e tagliatelle são ótimas pedidas)
  • sal caso necessário

PRE-PÁRA

  1. Coza a massa conforme as instruções da embalagem em água com sal e óleo. Caso não vá usar a massa instantaneamente, passe por água para interromper o cozimento.
  2. Em uma frigideira, derreta a manteiga com o leite e o creme de leite fresco. Caso use creme de leite normal NÃO DEIXE FERVER, ou ele talhará.
  3. Acrescente os queijos (com exceção do parmesão) e tempere com noz moscada e pimenta. Acerte o sal, caso necessário – o que eu duvido, pois queijo já tem muito sal.
  4. Quando todos os queijos estiverem bem derretidos e incorporados, acrescente a pasta, misture para que o macarrão ganhe o sabor do molho e sirva imediatamente, com queijo parmesão ralado por cima.

CABÔ. Demorei mais pra comer do que pra fazer HEHEHEHE

Pasta Cinque Formaggi

Obrigada por seu comentário!

