Ratatouille (Tian Provençal)

Ratatouille

Olha que coisa máááár linda, gente!

Se você tem uma criança em casa ou dentro de você, certamente saberá quem é Remy.

Ratatouille

Say Hello to my little friend!

Eu tenho o mais absoluto PAVOR de ratos, mas confesso que com o Remy rola uma identificaçãozinha. :~~ Ele é tão bonitinho, ama queijo e sabe cozinhar, como, ME EXPLICA, COMO NÃO AMAR??????????

Eu até deixaria ele fazer crepes pra mim #aloka

Mas enfim, ontem rolou comidinha vegan aqui em casa e eu precisava de um acompanhamento BBB = bom, bonito e barato. O Ratatouille preenchia todas as fichas do meu coração, então foi ele mesmo.

Reza a lenda que o nome desse prato é na verdade Tian Provençal. A diferença de Ratatouille pro Tian é o corte dos legumes: no Tian eles são cortados em fatias enquanto no Ratatouille eles são cortados em cubos, de resto É TUDO A MEMA COISA. Então vou continuar chamando de Ratatouille que é ~már bunitu~”

A combinação de ingredientes é muito simples, mas caso você não tenha uma mandolina em casa, PRE-PA-RA pra treinar as habilidades com a faca, porque tem que cortar tudo fino, amigue!

De resto, o prato demora sim pra cortar-montar-assar, então se você estiver com fome e quiser comer, tipassim, PRA JÁ, nem inventa.

Dica de amygah: Já pensou servir ele como antepasto num jantarzinho, com torradinhas? ~Razei~.

Ingredientes (para muitos pedreiros)

  • 1 xíc de molho de tomate pronto (eu não tinha tempo pra fazer meu próprio, mas se você tiver, muito melhor!)
  • 3 dentes de alho (eu amo alho, mas pode diminuir a quantidade, caso não goste tanto)
  • 4 col sopa de azeite
  • 1 berinjela cortada em fatias finas
  • 1 courgette (no BR dá pra usar abobrinha) cortada em fatias finas
  • 3 tomates cortados em fatias finas
  • 1 cebola roxa cortada em fatias finas
  • 2 pimentões vermelhos cortados em fatias finas
  • 1 pimentão verde cortado em fatias finas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • ervas de provence a gosto

PRE-PA-RA

  1. Pré-aqueça o forno a 200º.
  2. Em uma panela, aqueça duas col de sopa de azeite e refogue o alho. Acrescente o molho de tomate e refogue.
  3. Corte os legumes mas não os misture, deixe cada um em um prato diferente e tempere com sal e pimenta.
  4. Agora você tem que ser muito rápida, pois o sal desidrata os legumes e os faz soltar água:
  5. Forre uma travessa com o molho e, por cima, coloque os legumes em fatias em uma ordem padrão. Eu fiz a minha assim: berinjela, courgette, tomate, pimentão e cebola.
  6. Vá colocando os legumes ordenados um na frente do outro ao redor da travessa, criando um desenho bonito.
  7. Finalize com mais duas colheres de sopa de azeite por cima dos legumes, ervas de provence, sal e pimenta.
  8. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos.
  9. Retire o papel alumínio e deixe assando por no mínimo mais 15 minutos.
  10. Sirva a seguir.

Ratatouille

Ratatouille

 

Obrigada por seu comentário!

