Pão de Hamburguer

Pão de Hamburguer

Uma pequena pausa para a pessoa burrona que não tirou fotos dygnas do pão de hamburguer aka EU. To quase pra me matar agora.

ANFÃ.

No aniversário do maridones eu decidi que ia fazer o pão. Gente, eu não tenho como expressar meu ÓDIO ETERNO por pão de pacote. Pra mim aquilo é a coisa mais deplorável do mundo. Um pão que tá há dias ali dentro e não estraga? Só pode ter pacto com o demo!

Fora que o gosto é pééééssimo. Tem gosto de isopor. #oremos

Gente, eu vou contar uma coisa pra vocês. Esse pão foi O SUCESSO da noite. A grata surpresa, mesmo. Nem nos meus melhores sonhos eu achei que pudesse acertar no pão de hamburguer assim, de primeira. To apaixonada.

Essa receita (sem o gergelim) pode ser usada para fazer pão de cachorro-quente também.

Ingredientes (rende 9 pães grandes)

  • 4 xíc de farinha de trigo
  • 1 xic água morna (tem que fazer o teste do dedo: se colocar o dedo por 10 segundos imerso na água e aguentar, ta na temperatura ideal)
  • 1/2 xic água morna (talvez não precise – só usar caso a massa não dê o ponto)
  • 1 ovo
  • 1 col sopa bem cheia de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 col sopa de açúcar
  • 1 col chá de sal
  • 6 g fermento para pão (1/2 sachê)
  • 1 xic água e gergelim para polvilhar no pão.

PRE-PARA

  1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e misture.
  2. Misture a água morna (1 xíc) e mexa com uma colher de pau.
  3. Acrescente o ovo e a manteiga e mexa mais.
  4. Acrescente o sal e misture.
  5. Em uma bancada, sove a massa por 10 minutos. Talvez você vá precisar de mais farinha, mas coloque aos poucos, somente o necessário para a massa desgrudar das mãos. A massa NÃO DEVE ficar com farinha a mais pois assim ela fica pesada.
  6. Coloque a massa em uma vasilha em local escuro e quente e deixe crescer até dobrar de volume (45 min a 1 hora).
  7. Após esse tempo, volte o pão pra bancada e tire o ar da massa. Faça bolas com o pão, de forma que não deixe entrar ar na massa (essa etapa é crucial para que os pães não criem ar por dentro. As bolas devem ficar densas).
  8. Passe água por cima dos pães e depois coloque as sementes de gergelim.
  9. Arrume os pães na forma (eu não untei, mas a minha forma era antiaderente) e leve para local escuro e quente para voltarem a crescer até dobrar de tamanho.
  10. Em forno pré-aquecido a 180º, leve os pães para assar até que estejam dourados (os meus demoraram 25 minutos mais ou menos para chegarem a essa cor).
  11. COMA COM GOSTO! <3

Beijos e bom fim-de-semana, galera!

Pão de Hamburguer

Pão de Hamburguer

4 comentários sobre “Pão de Hamburguer

Obrigada por seu comentário!

