Pesto Siciliano (alla Siciliana)

Pesto Siciliano (alla Siciliana)

É ritmooooooooooo! É ritmo de copaaaaaaaaa! Ritmoooooooooo! Ritmo de copaaaaaa!! Ritmo de copa que balança o coração, festa divertida colorida de emoção!

Tá, parei.

Alguém aí já conhecia o Pesto Siciliano? Não? Nem eu!

Mas nada como ter uma amiga italiana pra salvar os petiscos da copa. Afinal, haja criatividade pra tanto jogo! E olha que mal começou.

Aliás, quero deixar aqui registrado que ela fez um jantar e me deixou escolher o prato principal, pra cozinhar especialmente pra mim. Fui a um jantar e, além de não ser eu a cozinhar, escolhi o prato: OSTENTAÇÃO.

Continuando, a minha amiga me disse que o pesto siciliano é feito com tomate seco sem óleo (que por um acaso é o que tenho aqui em casa. Mas se você só tiver o tomate seco em óleo, não tem problema. É só tentar tirar o máximo de óleo.

Caso você não tenha nenhum dos dois, vá de tomate sem pele e seja o que Deus quiser. Apenas não deixe de fazer porque, simplesmente, é DE DELLLLLLLLLLLSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

Fiz também o pesto genovês (receita aqui), porém com algumas alterações.

Desta vez usei muito mais manjericão (uma mão muito cheia), 25g de pinole, 2 dentes de alho, 4 colheres de sopa de pecorino ralado e uma pitada de sal. A quantidade de azeite é bem a gosto do freguês, mas foi mais ou menos uma xícara. Ficou com um gosto bem mais acentuado de manjericão – minha preferência.

Vamos ao Pesto Siciliano que figurinha repetida não completa álbum!

 

Pesto Siciliano (alla Siciliana)

Ingredientes (para duas pessoas)

  • 15 tomates secos sem óleo ou com óleo escorrido
  • 2 dentes de alho grandes ou 3 pequenos
  • 10 folhas de manjericão
  • 4 col sopa de pecorino ralado (pode substituir por parmesão*)
  • 25 g de pinole (pode substituir por amêndoa*)
  • azeite q.b
    *Todas as substituições sugeridas não correspondem à receita original mas podem ser a solução caso você não encontre os ingredientes.

PRE-PA-RA

  • Em um almofariz ou processador ou liquidificador misture todos os ingredientes até que estejam bem misturados. No caso do azeite, vá acrescentando aos poucos, para ir dando liga ao antepasto. Se colocar tudo de uma vez pode ficar oleoso demais.

Sirva com um pão bem gostoso! Essa semana eu posto receita do lingue, um pãozinho (que mais parece uma torradinha) cheio de glúten mas maaaaaaaaaaraaaaaaaaaaa que eu sempre faço aqui em casa pra acompanhar esses antepastos.

Pesto Siciliano (alla Siciliana)

Obrigada por seu comentário!

