Falafel Inspired – sem Glúten

Falafel Inspired

Oioioi

Tudo bem? Passaram bem o findi?

Por aqui foi tudo tranquilo, passei com a cara enfiada nos livros. Não bastasse uma dissertação pra escrever, ainda tenho prova amanhã de alemão AKA língua do capeta. Pensa numa língua difícil!

Até pra perguntar quanto custa eu tenho que pensar antes para não falar besteira, veja bem meu nível na língua.

No mais, aproveitei para comprar grão de bico no supermercado e fazer um dos bolinhos que mais amo na vida: falafel. Pensa num troço delicioso!

E como hoje é #segundasemcarne, a receita se mostrou muito oportuna. :)

Pra quem não sabe o que é #segundasemcarne, vale a pena dar uma olhada nesse link aqui e nesse link aqui (em inglês).

E como #asminapira numa receita BBBR = boa, bonita, barata e rápida, hoje vou mostrar o falafel que sempre rola em casa.

A receita das pastinhas que aparecem nas imagens eu dou durante essa semana. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Ingredientes (para duas pessoas)

  • 3 xíc de grão de bico cozido
  • 1 col sopa azeite
  • 1 col sopa água (caso necessário)
  • 1 col café cominho moído
  • pitada pimenta preta
  • 2 dentes de alho
  • folhas de salsinha, cebolinha e coentro
  •  cebola pequena ralada
  • ½ xíc farinha de arroz integral ou de soja ou de quinoa ou de linhaça (pode ser farelo de aveia ou farinha de trigo também, mas aí não vai ser sem glúten) – dá pra fazer sem farinha também, tudo vai depender da consistência do bolinho

Se comprar o grão de bico para cozer, deixe-o de molho por no mínimo 8 horas (de preferência de um dia para o outro) trocando a água pelo menos duas vezes, para retirar os antinutrientes. Depois coza por 20 minutos em água com sal e folha de louro depois que a panela de pressão começar a fazer barulho.

PRE-PARA

  1. Em um processador ou liquidificador, misture o grão de bico, os temperos, azeite, alho e cebola. Misture até que tudo vire uma massa. Agora você deve analisar a consistência e decidir se é necessário acrescentar água ou não. Acrescente a farinha e misture mais. A consistência deve ser firme, mas molhada. Não é para ficar seca.
  2. Faça os bolinhos com as mãos e leve para assar em forma untada em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.
  3. Após esse tempo, aumente a temperatura para 200º até dourar.

A receita original do falafel é frita mas eu nunca fiz a original. Afinal, além de sem carne tem que (de preferência) ser saudável!

Falafel Inspired

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