Lingue

 

Apenas que: HOJE É SEXTA.

Lingue

PRE-PARA

E como hoje é o dia universal do happy-hour, mais uma vez vou dar uma super dica pra arrasar nos comes (os bebes ficam por conta de vocês).

Segundo minha wikipedia de comidas italianas, aka minha amiga Azzurra, o Lingue di Suocera (língua de sogra pq parece uma língua e é comprido AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA) é típico do norte da Itália, mais especificamente da região de Piemonte.

Pra mim, não existe pãozinho melhor para passar patês do que esse. NÃO-EXISTE.

Ele é fininho e crocante, mais parece uma torradinha, mas tem um sabor neutro, ÓTEMO para combinar com qualquer pastinha ou patêzinho, como Pesto Genovês, Pesto Siciliano ou qualquer outro patê.

Eu fiz esse lingue para minha querida amiga Adriana, do É de Comer, quando ela veio aqui a trabalho. Aliás, ela fez um post com todas os comes e bebes dela aqui em Lisboa, vale super a pena conferir!

A receita é muito simples e básica, na verdade. Apenas, como todo pãozinho, dá um pouco de trabalho por causa da sova e do tempo de espera para a fermentação. Mas pra um happy hour na sexta, é uma excelente pedida!

Lingue

Ingredientes (rende aproximadamente 8-10 lingues, dependendo do comprimento)

  • 250 g farinha de trigo
  • 6 g de fermento biológico seco
  • 100-150 ml de água morna (vai depender da sua farinha)
  • orégano, alho em pó, alecrim (opcional)
  • sal a gosto
  • azeite quanto precisar

PRE-PARA

  1. Misture a farinha com o fermento em uma tigela e faça um buraco no meio.
  2. Acrescente, aos poucos, a água morna, sentindo a consistência. Para saber se a água está na temperatura ideal, você deve colocar o dedo na água. Se conseguir ficar 10 segundos com o dedo submerso com alguma dificuldade, a água está na temperatura ideal. Se não conseguir, a água está quente demais e irá matar o fermento.
  3. Acrescente o sal e os temperos (eu não usei nesse da foto, mas adoro colocar orégano) e sove a massa por 5 minutos para desenvolver o glúten. A massa deve estar despreendendo da mão no final do tempo. Se não estiver, foi colocado água demais na massa e você deve colocar mais farinha.

    Deve ser colocado o minimo de farinha possível para que a massa fique macia.

  4. Deixe descansar por 5 minutos e depois sove por mais 5 minutos. Leve a local seco, quente e escuro (por exemplo dentro do fogão) por meia hora ou até dobrar de tamanho.
  5. Após esse tempo, pré-aqueça o forno a 200º e corte a massa em 8 ou 10 pedaços iguais.
  6. Em uma superfície enfarinhada, abra cada pedaço no sentido do comprimento o mais fino que puder. O ideal é que fiquem beeeeeeem fininhos.
  7. Em uma forma untada com azeite, coloque os lingues. Faça furos na superfície para não criar bolhas de ar. Unte com bastante azeite (por cima) e leve para assar por aproximadamente 7 minutos ou até ficarem dourados. Cuidado para não queimá-los, pois isso ocorre com certa facilidade, em questão de um minuto.
  8. Ao retirar do forno, coloque os lingues em uma superfície reta até que esfriem (mínimo 10 minutos) assim eles não correm o risco de quebrar.
  9. SEJOGUE.

Lingue

 

Lingue

Anúncios

Um comentário sobre “Lingue

  1. OI!!! Vc acha que dá pra fazer 2 receitas de uma vez? Usar logo 500g de farinha, 12g de fermento etc?
    Outra dúvida: será que dá para abrir a massa com um pouco de antecedência, uma meia hora (para não ficar toda farinhada abrindo massa com as visitas em casa) e deixar na forma para assar quando o povo chegar?

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s