12 Utensílios Indispensáveis na sua Cozinha

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

A gente que curte cozinhar adora uma traquitana, neam. Aquelas porcarias que olhamos e compramos, só porque dão mais comodidade, facilitam nossa vida ou apenas porque são bonitinhas – algumas são só bonitinhas.

Claro que se nós fôssemos rycohs e phynos comprávamos tudo de uma vez. Mas como somos reles mortaixxxxx e temos que gerir o salário, temos que priorizar. Eu mesma, quando comecei a morar sozinha (lá se vão 8 anos), comprei o básico do básico do básico quando me mudei. Eu não tinha dinheiro pra quase nada e tinha que comprar um monte de coisa, por isso tive que domar o instinto consumista e ser seletiva. E tem muitas coisas que, claro, são ótimas e ajudam pra caramba, mas não são essenciais e a gente sobrevive sem. Quer um exemplo? Não tem pegador de panela quente? Um pano de prato resolve. Não tem colher de pau? A colher resolve. Não tem um rolo de massa? Uma garrafa resolve. Não tem um pilão? Uma cumbuca e o punho da faca resolvem. Não tem batedor de arame (fouet)? Um garfo resolve. Eu mesma não tenho microondas, por exemplo e afirmo que sim, existe vida sem ele. E para a grande maioria dos utensílios, a lógica serve que meu marido não leia esse post.

Mas fato é que alguns utensílios são indispensáveis e insubstituíveis. Não vou colocar aqui geladeira e fogão, porque né, se você chegou até aqui no mínimo deve já ter isso em casa. Mas tem alguns utensílios que necessitam ser comprados e valem – e muito! – o investimento.

Aqui eu fiz o resumo, do resumo, do resumo. Menos do que isso, só se você tiver a mão do Edward.

scissorhandsEntão, amigue, se você está começando a morar sozinho ou quer parar de comer fora e começar a cozinhar em casa, esse post é pra você!

1. Uma boa faca

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Óbvio? Com certeza. Mas não teria como começar de outra forma. Uma boa faca faz milagres por você. Compre uma que faça você se sentir confortável e mantenha-a sempre amolada. O que, aliás, me leva ao próximo item.

2. Afiador de faca

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Para manter sua faca bem amolada, um amolador é indispensável. Existem uns bem baratinhos, que você posiciona a faca em uma fresta e faz movimentos de vai e vem, que podem ser comprados até em supermercados e lojas de 1,99. Inclusive, se você não tem muita prática em amolar com amoladores convencionais, é melhor amolar com esse, pois o risco de se machucar é menor.

3. Frigideira

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

 

Quem acha que frigideira só serve para fritar ovos, está muito enganado. Versátil, este item faz tortillas, frituras e comidas rápidas do dia-a-dia. Se for para escolher uma só, eu escolheria uma de teflon ou de cerâmica.

4. Panela com tampa

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Falar da utilidade da panela na cozinha é como falar da bola para jogador – uma não existe sem o outra. Uma panela com tampa de tamanho médio para grande já é uma boa ajuda. Claro que você terá que fazer uma coisa de cada vez, mas uma panela de teflon já consegue resolver a vida, principalmente dos solteiroxxx.

5. Ralador

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Pra ralar queijo, cenouras e outros ingredientes, uma faca não resolve. É preciso um ralador e sua vantagem é o preço. Além de barato, existem as versões para ralar grosso, médio e fino, que são uma verdadeira mão na roda.

6. Peneira

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Um item prosaico mas genial. A peneira é multiuso: desde escorrer arroz a legumes recém-lavados até macarrão. Definitivamente, não dá pra viver sem.

7. Tábua

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Há quem diga que dá pra cortar tudo em um prato ou na pia, sem a necessidade de uma tábua, mas amigues, eu digo que ela muda a sua vida. Além de barata, a tábua é mais higiénica, além de dar maior segurança no corte dos ingredientes que você usa. A tábua não “escorrega” no atrito com a faca, o que pode acontecer com outros utensílios. E é uma verdadeira pechincha.

8. Forma de bolo

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

A não ser que você seja do tipo que não gosta, não coma ou não faça bolos, não existe uma maneira de fazer bolo sem uma forma adequada. Se for para ter uma só, eu indico a redonda com furo no meio, pois ela serve para pudins e couscous paulista também. Mas a forma retangular vai ficar chorando se você não levá-la junto, vou logo avisando.

9. Mixer ou liquidificador

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Por muito tempo eu não tive nenhum dos dois e digo: a vida era um inferno. Sério. Imagina para fazer caldos, como não é chato?!?!?! Se for para ter um, eu indico o liquidificador por ser mais versátil. Mas o mixer facilita quando a quantidade de comida a ser misturada é pouca.

10. Abridor de Garrafas/latas/vinho

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

O canivete suíço da cozinha. Hoje em dia que a gente adora uma firula e deixou os três todos cheios de frescurites, mas o que havia na minha casa quando eu era criança era esse, que resolvia três problemas de uma vez.

PS: Eu sei que existem MacGyvers por aí que abrem latas com faca e garrafas de vinho dentro do sapato, mas eu não recomendo fazer essa proeza pois o machucado pode ser feio.

11. Copo/colher medidor(a)

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Tái uma coisa que tem um lugar guardado no meu coração: medidores. Por muito tempo eles dispensaram que eu tivesse uma balança e só quando eu comecei a fazer coisas mais elaboradas, que pediam quantidades específicas (como pão) foi que eu investi em uma. Caso você não tenha pretensão de fazer massas ou doces, a balança é perfeitamente dispensável.

12. Concha

12 utensílios indispensáveis na sua cozinha

Imagem daqui

Não sei se eu daria a classificação de indispensável à concha, mas olha, é por muito pouco. Ela é mais indispensável do que a escumadeira, na minha ~humirde~ opinião, pois o que você faz com ela, você não faz com a escumadeira.

Extras

Pra não ser injusta com ninguém, vou fazer uma seção de extras, com alguns itens que facilitam muito a vida na cozinha. São eles:

  • processador
  • escumadeira
  • balança
  • colher de pau
  • escorredor de massa
  • espremedor de laranja e limão
  • fouet
  • pegador de panela quente
  • batedeira
  • rolo de macarrão
  • escorredor de saladas
  • descascador de legumes
  • funil
  • espátula
  • tesoura
  • amassador de batatas
  • espremedor de alho
2 comentários sobre “12 Utensílios Indispensáveis na sua Cozinha

  1. Estou emocionada porque comecei a morar sozinha alguns meses atrás e além do liquidificador, tenho todos os itens. Estou emocionada, feliz, realizada e agora posso passar pra lista de itens que ajudam a cozinhar. Me senti uma vencedora. \o\

    • hahahaha que ótimo que você fez boas escolhas! Não dá pra comprar tudo ao mesmo tempo, então temos que priorizar as realmente essenciais e depois passar para as que facilitam a vida. Agora é partir pras frescurites! Yey!

Obrigada por seu comentário!

