Bolo de Chocolate | Sem ovo, sem glúten e sem lactose

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glúten

Ma oeeeeeeeeeeeeeeeee

E ai, tudo bem? Como passarm o findi? QUASE INFARTARAM, COMO EU, NO JOGO DO BRASIL? Fala sério, to muito velha pra essas coisas… Começamos mal antes mesmo do jogo iniciar, quando a torcida vaiou o hino do Chile. Coisa mais horrorosa, espírito mais antidesportivo. Sério, quem foi que achou que seria ~legal~ vaiar o hino de outro time???? Tem que ter muita falta de educação e de respeito, olha. Eu se fosse a mãe de algum desses ia sair puxando a orelha e dizendo “não foi essa a educação que eu te dei”.

Mas enfim…

No começo, Brasil fez logo um gol e parecia que ia ser mamão com açúcar.

1

Mas daí, o Chile não deixou por menos e empatou a partida.

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glúten

Quando acabou o segunto tempo e foi para a prorrogação, eu já estava sem unhas. Foram muitos gols perdidos, dos dois lados.

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glútenMas pênalti é pênalti, e eu não tenho estabilidade emocional pra essas coisas:

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glúten

Mas no fim, Julio Cesar salvou a partida e passamos dessa!

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glúten

Mas ainda faltam três, segura a peruca e compra logo o Maracugina!

Fora isso, a outra emoção do meu fim-de-semana foi ter feito um teste pra um bolo de chocolate e ele ter ficado MARAAAAAAA logo de cara.

Essa receita eu vi originalmente no site da Paulinha. Mas como eu não consigo fazer uma receita ao pé da letra, fiz algumas alterações no modus operandi e:

Bolo de Chocolate | Sem ovo e sem glúten

ÇUÇEÇO!!!!

Pra vocês terem uma ideia do çuçeço, normalmente eu repito ao menos uma vez uma receita, pois geralmente elas sempre precisam de ajustes. Então, se ela aparece aqui de primeira, é porque o negócio é dos bão!!!

E essa, meus amigues, foi a versão beta do bolo. Imagina a versão 4.0?!?!?!? Puro amor!!!

Esse bolo não leva leite, nem ovos e ainda por cima é gluten-free. E não, ele não é de mentira.

Vamos logo pra receita que daqui a pouco quem tá sem unha são vocês.

Ingredientes

  • 3 col sopa farinha de linhaça (eu trituro no liquidificador na hora de fazer pra manter as propriedades)
  • 13 col sopa de água
  • 250 g batata doce cozidas (cozinhe até ela ficar bem mole, mas sem despedaçar)
  • 2 col sopa óleo de coco
  • 3 col sopa amido milho (boa e velha maizena)
  • 7 col sopa farinha de arroz
  • 4 col sopa cacau em pó
  • 3 col sopa açúcar mascavo
  • 100 g chocolate negro em barra vegano *opcional, mas faz diferença (ou qualquer chocolate, mas aí não vai ser sem lactose)
  • 1 col sopa de fermento em pó para bolo

PRE-PARA

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Unte uma forma redonda com furo no meio com óleo de coco e polvilhe chocolate em pó ou cacau em pó para untar.
  3. Hidrate a linhaça triturada em 10 col sopa de água por 2-3 minutos.
  4. Em uma batedeira, bata a linhaça com o restante da água e dos ingredientes – com exceção do chocolate negro em barra e do fermento. (eu tentei bater no liquidificador e quase acabei com o meu pobre escravo)
  5. Quebre o chocolate negro em vários pedacinhos (eu quebrei cada quadradinho em quatro) e acrescente-o à massa, juntamente com o fermento.
  6. Coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 30 minutos, mas fique de olho pois o tempo varia de forno para forno.

Dica: Toda vez que você quiser sobstituir o ovo em uma receita, é só hidratar 1 col sopa farinha de linhaça em 3 col sopa de água por 2-3 minutos. Essa mistura formará um gel, que fará a mesma função do ovo nas receitas.

Bolo de Chocolate Vegano | Sem ovo, sem glúten e sem lactose

Foco no bolo, esquece o pão de queijo!

Bolo de Chocolate Vegano | Sem ovo, sem glúten e sem lactose

 

3 comentários sobre “Bolo de Chocolate | Sem ovo, sem glúten e sem lactose

Obrigada por seu comentário!

