Dica: Livros Sobre Economia na Cozinha

Dica: Livros Sobre Economia na Cozinha

No post anterior, fiz uma relação com 20 dicas práticas de como economizar na cozinha. As dicas são mais um #HALPAPLUSK praquelas pessoas que querem cortar gastos, sem cortar na qualidade, ainda mais alimentícia.

Pois bem, hoje a pedidos de uma leitora fofuxa and miguxa (beijo Tany!) faço um post com dicas de livros que falam do assunto economia. Não conheço muitos, é verdade, mas vou indicar dois aqui que conheço e gosto muito, por conterem dicas muito usáveis.

  1. Poupe com Jamie
    Apesar de ter receitas usando ingredientes que até para padrões europeus não são assim tão “dia-a-dia”, eu acho legal poder saber o que fazer com aquelas sobras dos ingredientes mais ~chiques~ que a gente comprou pro jantar especial, por exemplo. Além disso, o que pra mim é o mais interessante do livro são as inúmeras dicas de como poupar, guardar e utilizar os ingredientes, do que as receitas em si. Afinal, cada um reutiliza as sobras que tem, né? Na minha casa não sobra lagosta (porque não tem), mas sobra bastante vegetal, carne e grãos, por exemplo. A gente vive, se adapta e usa o que tem, né? Se a ideia é poupar, não é pra ficar comprando um monte de ingredientes pra fazer a receita, ao meu ver. É pra usar o que tem.
  2. The Leftovers Handbook: An A-Z of Every Conceivable Ingredient in Your Kitchen With Inspirational Ideas and Recipes for Using Them
    Livro da blogueira Suzy Bowler, do Sudden Lunch, infelizmente não tem tradução em português, mas se você consegue ler em inglês, este é um livro excelente e muito didático sobre como usar especificamente e inteligentemente as sobras.
    Eu costumo pensar que cozinhar tendo o supermercado inteiro à disposição não é tão difícil assim. Agora, abrir a geladeira, ver os “restos” e conseguir fazer uma refeição deliciosa daí, isso pra mim é cozinhar de verdade.
    Outra curiosidade é que, por ser um livro voltado mais para as dicas, não tem muitas fotos.
  3. Alimentação Inteligente – Coma Melhor, Poupe Mais
    Este livro foi realizado pela Direção Geral de Saúde de Portugal, com objetivo de instruir os consumidores portugueses a comer melhor por menos. Ele é excelente! Dividido pelo caminho que o alimento faz até nossa casa, ele começa por ensinar como planejar as compras, como comprar, confeccionar, conservar e finaliza com cinco passos de como poupar na alimentação. E quer saber o melhor? O livro está disponível para download na internet aqui. A gente poupa no livro também! :D

Espero que estas dicas tenham ajudado. E se vocês souberem de mais algum livro com a temática, dêem as dicas nos comentários. ;) Boa semana!

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s