Risoto à Putanesca

Risotto alla Putanesca

Vamos confessar que fazia teeeeeeempo que uma comida assim digamos, engordativa, não aparecia aqui pelo blog neam. Tia Stef também estava com saudades.

Como eu sempre digo, risotto é minha comida preferida. Se eu fosse para uma ilha deserta e tivesse que escolher só um prato pra comer o resto da vida, seria esse – se eu pudesse variar nos molhos, obviamente. Aliás, estou devendo risotto de funghi, que, aliás, é meu favorito. <3

O ~çuçeço~ desse prato lá em casa foi tanto que quando eu fui repetir (afinal, se é pra enfiar, eu enfio até o cotovelo na jaca), marido já tinha raspado a panela!

Risotto alla Putanesca

Nem queria mesmo

Quando eu falei pra minha amiga italiana que tinha feito Risotto alla Putanesca, ela achou engraçado. Na terra da melhor comida do mundo (a do Brasil vem em segundo, não há como competir com pizza gente!), o molho Putanesca é servido com pasta, mas não em risottos. O que não impede que a gente faça a mistura, obviamente, só não é o jeito ~tradicional~ da coisa. Se eu fosse pro masterchef, já sei qual o prato que eu iria fazer pra eles :D

Se não quiser fazer com risotto, tem ~pobrema~ tb não! Faz com a pasta que você quiser – penne, bavette, tagliatelle, spaghetti, fetuccine…. o importante é testar esse molho maravilhoso e tão menosprezado!

Ingredientes (para 2 pedreiros)

  • 2 xic arroz arbóreo
  • 1 xic vinho
  • 1,2 a 1,5 lt de caldo de galinha (feito em casa ou pronto, você quem sabe)
  • 4 col sopa de azeite, aproximadamente
  • 1 col sopa cheia de manteiga
  • 1 dente de alho bem picado ou ralado
  • ½ cebola média ralada
  • 400 g tomate pelado picado com caldo
  • 1 lata de filetes de anchovas
  • 3 col sopa de alcaparras
  • 3 col sopa azeitonas pretas picadas
  • ½ pimenta malagueta picada ou a quantidade que você aguentar
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • queijo parmesão ralado na hora para finalizar

PRE-PARA

  1. Primeiramente, coloque o caldo de galinha para ferver. Ele só deve ser usado fervente.
  2. Em uma panela grande, refogue o alho em azeite até dourar. Acrescente o tomate pelado picado, tempere com sal e pimenta e deixe ferver até desmanchar.
  3. Quando estiver grosso, acrescente as anchovas, as alcaparras, as azeitonas e a pimenta e acerte o tempero. Reserve.
  4. Na mesma panela, comece a fazer o arroz. Refogue a cebola em azeite e manteiga até ficar transparente. A seguir, acrescente o arroz e dê uma leve refogada rapidamente.
  5. Acrescente o vinho e espere até que evapore. Agora, acrescente duas conchas de caldo de cada vez, esperando secar para acrescentar as duas próximas. Repita o processo até que o arrox esteja cozido al dente.
  6. Por fim, misture o molho de tomate ao arroz e deixe que incorporem, mexendo sempre.
  7. Sirva com parmesão ralado por cima.

Risotto alla Putanesca

Obrigada por seu comentário!

