Lasanha de Carne Seca

Lasanha de Carne Seca 2Lasanha e carne seca no mesmo post??? É isso mesmo produção??? PODE ISSO, ARNALDO????

Não só pode, como DEVE. Além de ser uma das grandes maravilhas do mundo moderno, a carne seca também é muito versátil e pode fazer pratos deliciosos, além do Risoto de Carne Seca com Mandioca e de Escondidinho que eu já ensinei. Bota o tico e o teco para funcionar e ouse! Faça combinações que parecem que tem tudo para dar errado, mas no final dão mais do que certo.

No domingo, dia universal da lasanha, a Luiza Marilac baixou em mim e resolvi fazer algo diferente. Eu tinha uma carne seca há mais de um mês esperando a hora certa de ir pra panela. Uma das coisas maravilhosas de receber visitas com frequência é que a gente pode explorá-las e pedir coisas absurdas que elas trazem e nem ficam chateadas. :D

Essa receita não é complicada, mas tem muitas etapas. Por isso, não invente de fazê-la naquele dia em que você precisa comer em meia-hora que NÃO VAI DAR CERTO – a não ser que você use a carne seca dessalgada e já desfiada, mas pra mim essas carnes tem gosto de remédio :[

Ingredientes (para 2 pedreiros ou 4 pessoas de estômago normal)

  • 1 kg de carne seca
  • 1 cebola média picadas em cubos
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 2 pimentões vermelhos médios picados em pedaços pequenos
  • 1 cenoura grande picada em pedaços pequenos
  • ervas aromáticas (usei sálvia e tomilho)
  • pimenta preta (reino) a gosto
  • ½ chá de páprica doce (opcional)
  • pitada de pimenta cayenna (opcional)
  • 2 col sopa cheias de manteiga + 1 col sopa azeite
  • 1 ½ xic de extrato de tomate
  • 2 col sopa açúcar
  • massa de lasanha
  • 200 g queijo mozzarella ralado

PRE-PARA

  1. O preparo começa na noite anterior, colocando a carne seca para dessalgar. Troque a água diversas vezes, para eliminar o excesso de sal.
  2. Após 24 h de dessalgue, coloque em uma panela de pressão a carne seca, os pimentões, a cenoura, a cebola, o alho. Tempere com as ervas de sua preferência, pimenta preta, pimenta cayenna e páprica doce e cubra com bastante água. Não precisa acrescentar sal! Tampe e assim que a panela pegar pressão e começar a fazer barulho, conte 1 h.
  3. Após esse tempo desligue o fogo e deixe a panela liberar a pressão interna. Nunca, jamais force uma panela de pressão.
  4. Retire somente a carne, primeiramente. Separe a carne da gordura (carne seca tem muita gordura, você perderá uns 30% aproximadamente) e desfie a carne.
  5. Em seguida retire os pedaços de cenoura, pimentão e cebola. Amasse bem, fazendo um purê.
  6. Em uma panela, coloque a manteiga com azeite para esquentar. Refogue a carne seca e em seguida acrescente o purê e depois o extrato de tomate. Deixe ferver. Depois, acrescente o açúcar para regular a acidez do molho e acerte sal e pimenta, caso necessário.
  7. Agora é só montar a lasanha: intercale uma camada de molho e uma de massa até finalizar com uma de molho. Coloque o queijo por cima e leve para assar em forno a 180º (o meu é potente, se o seu não for, coloque 200º) por 20 minutos ou até que o queijo esteja derretido e gratinado.

 

Lasanha de Carne Seca

ÓIA O CRIME!!!

Lasanha de Carne Seca

Anúncios

Um comentário sobre “Lasanha de Carne Seca

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s