Dia Mundial da Alimentação e o Urgente Combate ao Desperdício

keep calm e não desperdice

Hoje tive a oportunidade de participar de um Fórum muito importante organizado pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em parceria com entidades privadas, públicas e a Fundação Calouste Gulbenkian. Dentre tantas informações que pude extrair durante diversos painéis e mesas redondas, uma das mais relevantes é algo que já temos falado por aqui: a extrema importância do combate ao desperdício.

O desperdício é hoje alarmante. Em números, 1/3 de toda a produção alimentar mundial é desperdiçada todos os anos e 1/8 da população mundial (cerca de 805 milhões de pessoas) passa fome. Muitas medidas tem sido feitas, mas muitas tem que ser viabilizadas e por esta razão encontros como o de hoje são tão importantes. E mais importante: cerca de 45% do desperdício acontece no nível do consumo. Isso significa dizer que eu e você que vamos ao supermercado e compramos aliementos que não serão usados e vão para o lixo somos os responsáveis diretos por tanta comida jogada fora. A responsabilidade não é só dos governos, das empresas, das cooperativas, das ONGs. A maior responsabilidade é MINHA E SUA.

Se toda a comida que hoje é desperdiçada atingisse os pratos das pessoas que necessitam, a fome seria erradicada no mundo.

Triste saber que eu e você temos tanta culpa, não? Mas o bom disso é que nós não precisamos esperar por ninguém para mudar. Podemos começar a partir de agora, consumindo consciente, comprando apenas o necessário, fazendo uma melhor gestão das nossas compras, sem esperar por ninguém. A mudança começa agora, basta você dar o primeiro passo. Não sabe como ser mais sustentável? Clique nesses links aqui e aqui que você começa a ter uma ideia de por onde pode começar. A revolução que pode acabar com a fome no mundo somos eu e você.

lugar de comida é no prato

Um comentário sobre “Dia Mundial da Alimentação e o Urgente Combate ao Desperdício

Obrigada por seu comentário!