Bolo de Alfarroba ou Todo Ingrediente é Gostoso com o Preparo Certo

Bolo de Alfarroba ou Todo Ingrediente é Gostoso com o Preparo Certo

Senta que lá vem história…

Desde pequena, eu sempre fui dessas crianças esquisitas, daquelas que adoram beterraba e quiabo, que pedem pra mãe colocar cebola em tudo e que abrem a geladeira para roubar pimentão e cenoura para comer crus.

Ou seja, eu nunca tive problemas pra comer. Eu sempre adorei tudo, sempre comi de tudo, sempre gostei de experimentar novos ingredientes, incluindo verduras e legumes, muitas verduras e legumes.

E eu sou esquisita assim até hoje.

Foi quando, para meu total espanto, há um ano eu comprei alfarroba para experimentar e… ODIEI!! As pessoas me diziam que lembrava chocolate, que podia fazer uma receita e ao invés de usar chocolate era só usar ele e adivinhem, não tem nada a ver. MESMO.

Testei outras receitas, todas sem sucesso. Daí acabei esquecendo a alfarroba num canto escuro da despensa.

Bolo de Alfarroba ou Todo Ingrediente é Gostoso com o Preparo Certo

Se minha alfarroba fosse um filme

No começo deste ano, ao dar uma geral na despensa para usar as coisas que já estão próximas do prazo de validade, eis que encontro a bendita da alfarroba abandonada. Ao consultar a santa internet, esse grande livro de receitas virtual, achei esta receita aqui e resolvi dar mais uma chance para a infame alfarroba. Eis-me aqui agora escrevendo este post.

Moral da história: Todo ingrediente é bom, quando preparado da maneira correta.

Ingredientes

  • 150 g manteiga (usei com sal)
  • 75 g farinha de alfarroba
  • 3 ovos
  • 180 g açúcar mascavo (mascavado em PT)
  • ½ col chá essência de baunilha
  • 65 g farinha trigo
  • ½ col chá fermento em pó químico (para bolo)

forma redonda de 20 cm de diâmetro

PRE-PARA

  1. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha de alfarroba. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Derreta a manteiga em banho-maria e adicione a alfarroba. Reserve.
  3. Em uma tigela, bata os ovos, o açúcar e a baunilha até que a mistura esteja fofa.
  4. Adicione a manteiga à mistura, depois a farinha e o fermento.
  5. Leve para assar até passar no teste do palito.

Bolo de Alfarroba ou Todo Ingrediente é Gostoso com o Preparo Certo

 

Obrigada por seu comentário!

