Bolo Fofinho de Amêndoas Sem Glúten e Sem Lactose

Bolo Fofinho de Amêndoas Sem Glúten e Sem Lactose

Muito antes de surgir a moda fit que diz que glúten e lactose não podem de jeito nenhum, milhares de pessoas com intolerâncias alimentares precisavam ser supridas com receitas que fossem gostosas e lembrassem, de longe, as comidas “normais”.

Se tem uma coisa que a moda fit trouxe de bom foi a proliferação de receitas aperfeiçoadas sem a proteína e o açúcar, que beneficiaram tantas pessoas que realmente precisavam excluir glúten e lactose da alimentação.

Quando eu crio ou testo uma receita assim, tenho como primeiro alvo estas pessoas. Depois, e só depois, eu penso nas pessoas que não ingerem porque não querem. Inclusive esta que vos fala descobriu recentemente ter uma certa intolerância à lactose e como eu não consigo largar o queijo então tudo o que puder tirar o leite já é uma mão na roda.

A maioria dos bolos sem glúten e lactose que eu já comi são muito, mas muito sem graça. São pesados, nada fofinhos, bem blergh mesmo. Quando eu fui para a cozinhar elaborar essa receita, confesso que estava bem incrédula até desenformá-lo. Mas quando eu parti…

https://hatandapron.wordpress.com/2014/06/05/resenha-geleia-st-dalfour/

Momento Como Eu Me Sinto Quando: meu bolo fica melhor do que o esperado

Esse, caros amigues, é daqueles bolinhos fofinhos para tomar com café e ser feliz! É daqueles bolinhos saudáveis que a gente guarda a receita no coração e exclama: MULTIPLICA, SENHOR!!!

E como eu sou uma pessoa de pensamentos gordinhos e sedenta por doce, que que eu fiz? Coloquei geléia do bem sem açúcar por cima e mandei bala! Foi quase metade de uma vez, halp aplusk!!!

Bora pra receita que a gente ganha mais.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ½ xic adoçante culinário (3/4 se você gostar de bolo doce)
  • 6 col sopa manteiga (90 g)
  • 100 ml leite de amêndoas (ou outro leite veg de sua preferência)
  • ½ xic farinha de arroz
  • ½ xic fécula de batata (pode ser amido de milho, a famosa Maizena)
  • ½ xic farinha de amêndoas
  • ½ xic polvilho doce
  • 1 col sopa fermento em pó

PRE-PARA

  1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês.
  2. Bata os ovos com açúcar e manteiga por 5 minutos ou até obter uma mistura fofa e esbranquiçada, que dobre de tamanho.
  3. Adicione as farinhas, intercalando com o leite vegetal.
  4. Por último, acrescente o fermento com cuidado, apenas para incorporá-lo na massa,
  5. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos ou até que passe no teste do palito.

Vale avisar: esse bolo fica bem fofinho no dia, mas com o passar dos dias ele vai ressecando e endurecendo.

Bolo Fofinho de Amêndoas Sem Glúten e Sem Lactose

4 comentários sobre “Bolo Fofinho de Amêndoas Sem Glúten e Sem Lactose

Obrigada por seu comentário!

