Pão 100% Integral

Pão 100% Integral

Pão 100% Integral

Pão 100% Integral

Ficou tão lindo que merece uma exposição na Bienal!

Segundo post em uma semana??? I’m on fire!

Pão 100% Integral

E hoje eu venho com um verdadeiro campeão nas olimpíadas de qualquer coração e estômago: pão caseiro. Que me perdoem as pessoas que não comem um pãozinho, nem que seja de vez em quando, mas vocês estão fazendo isso errado.

Pão é vida!!!

Eu, há tempos, estava a procura de uma receita de pão que fosse totalmente integral e não ficasse seca. Por que, se tem uma coisa broxante em pão, é quando ele está seco. E eu encontrei!

Este pão fica muuuuuuuuuito fofinho, com gosto bem suave, e o melhor: muito fácil de fazer e não precisa de máquina de pão nem batedeira, apenas um bracinho a fim de trabalhar um pouco.

É ou não é a notícia do ano? Agora me responda: quem, MEL DELSSS, precisa de pão de supermercado, sem graça e cheio de porcaria, quando se pode ter uma maravilha dessas em casa???

Não sei, não consigo compreender.

Mas agora acabou a desculpa. Joga o Brother’s fora (mentira, joga não, come todo e nunca mais compra) e vem comeeeeeeegooo!

Ingredientes

  • 1/4 xic água morna tolerável ao toque
  • 1 ½ col sopa de açúcar mascavo
  • 1 pacote de fermento biológico seco (11g) ou 30 g de fermento biológico fresco
  • 500 g farinha de trigo integral (+ quantidade que baste de farinha para dar o ponto na massa)
  • 250 ml água morna
  • ½ a 1 col sopa sal
  • 5 col sopa de azeite
  • sementes (opcional, isso é uma firula)

Pre-para

  1. Faça uma esponja com o 1/4 xic água morna, açúcar e fermento. Misture bem e deixe descansar por uma hora em um local seco, quente e escuro (por exemplo, dentro do forno).
  2. Na mesma vasilha onde fez a esponja, acrescente os demais ingredientes, sem muita frescura de fazer vulcão não, só taca lá dentro mesmo, e misture bem com as mãos, sovando a massa por 10 a 15 minutos, para desenvolver o glúten (uuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhhhhhhh #medo #temglútensim).
  3. Acrescente mais farinha, caso necessário, para dar o ponto da massa. Mas acrescente de (bem) pouco em pouco, para que a massa não fique pesada e seca! O ponto é quando a massa ainda está pegajosa, grudando levemente na mão, mas homogênea e você consegue formar uma bola com ela. No caso de pão integral, se desgrudar totalmente da mão, como no caso do pão branco, vai ficar seco.
  4. Volte para o local seco, quente e escuro por 1 hora, para a massa crescer e dobrar de tamanho.
  5. Unte uma forma de pão de 25 cm com azeite e disponha a massa, até que preencha toda a forma. Se quiser, acrescente umas firulas, como sementes (eu coloquei gergelim). Leve para descansar por mais 45 minutos, dentro do forno.
  6. Tire o pão do forno e pré-aqueça-o na temperatura máxima por 10 minutos. Após este tempo, diminua a temperatura para 200º e asse o pão por aproximadamente 20 minutos, ou até que você aperte e ~sinta~ que ele está fofinho e assado.
  7. Tire do forno e espere alguns minutos antes de desenformar.
  8. Seja muito, mas muito feliz, abusando da manteiga!

Pão 100% Integral

 

Anúncios

12 comentários sobre “Pão 100% Integral

  1. Olá! Fiz a receita do pão integral e ficou simplesmente maravilhoso! Eu já havia feito com outras receitas anteriormente e nenhuma ficou tão boa. Parabéns pela receita!!! ☕️🍞🍞

  2. Olá. .fiquei empolgada p fazer sua receita pois amo pão integral. Mas acho que não deu certo 😕..Fiz exatamente como você colocou na receita..pesei itens, medidas exatas..a massa ficou grudando , etc…mas o resultado foi decepcionante. Oque pode ter acontecido?

    • Oi, Simone! Poxa, que pena! Olha, como cada farinha tem uma umidade diferente, a marca que vc usou pode ser que peça menos água, ou então você acrescenta mais farinha na massa, até dar o ponto. O pão totalmente integral fica levemente grudento, não é que nem a massa de farinha branca que solta da mão. O integral fica um pouco grudento, mas nada demais também, só um pouco. Testa colocando um pouco mais de farinha para ver se dá certo! Tomara que dê! Beijo!

  3. Eu adorei a receita,vou testar,pois faço um integral com 1 x de farinha integral,1 x de farelo de aveia,1/4 dex da farinha branca,1,/4 de oleo e metade de 1/4 de azeite,1 colher de chá de sal,ou 1/2 x de açúcar mascavo ou demerara,1 ovo , 1 colher de sopa e 1/2 de fermento para pão,1 x e 1/2 de agua bem morninhaaa,quase fria…
    Acrescento vários grãos,o que eu tiver,chamo este pão de multigrãos.

    • Oi, Edna! Não fica, pode confiar. Na verdade pães não precisam de ovos, a receita base leva apenas farinha, água, sal e fermento. Os demais ingredientes você adiciona se quiser outras variedades de pães. Beijos!

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s