Projeto Mormon: Sorvete de Morango

DSC_0001

Tudo começou há um tempo atrás, na ilha do sol  #ALOKA quando meu marido, absolutamente alucinado por sorvete, passou dias desejando o sorvete de doce de leite da Haagen-Dazs, que é delícia de Deus, porém caro para chuchu. Foi então que cruzei com esta receita aqui e decidi fazê-lo na versão doce de leite. Tal foi a minha surpresa que ele disse que estava MELHOR (ok, ele tem a licença poética de marido para dizer essas coisas, mas a questão é que deu certo) que o sorvete desejado.

Na época eu não tinha um bluóg, então não tenho fotos decentes para postar. Sorry.

A receita rende aproximadamente 1 litro, não custa muito e faz bem pro paladar, pra saúde e pro bolso – que o litro de sorvete de qualquer marca na Terra de Santa Cruz anda ozóio da cara.

Eu fiz com morango por que aqui em Portugal estamos na época, então eles só estão faltando dar de graça no supermercado. Além disso eu comprei um monte e tinha que usá-lo de forma dygna. Mas você pode fazer com o sabor da sua preferência. Aliás, se o sabor não for de fruta, melhor (por exemplo brigadeiro, baunilha, doce de leite…). A verdade é que toda fruta tem água, o que vai fazer com que no momento do resfriamento do sorvete, essa água vire gelo. Ok, não é nada absurdo e você não vai comer gelo com sabor, mas a consistência fica bem melhor se você escolher um sabor que não seja de fruta.

Dica da tia Stéfanie: não use frutas congeladas, apenas frescas, por que fruta congelada tem mais água ainda. Experiência própria. Zica acontece, neam.

Daí você, jovem padawan, deve estar pensando: MAS EU NÃO TENHO MÁQUINA DE SORVETE, CALAABOCAAA. E eu te respondo: Não precisa. :)

Bora pra receita.

Dificuldade: 1, até uma criança faz

Tempo de Preparo: 30 minutos

Serve: o tanto de gente que estiver no seu almoço de domingo, relaxa que dá tudo certo

Ingredientes

2 caixinhas de natas para bater OU creme de leite FRESCO (o percentual de gordura tem que ser de, no mínimo, 35%, o creme de leite normal não tem) *

1 kg de morango

açúcar a gosto OU leite condensado, também a gosto

Modo de Fazer

Bata o creme de leite na batedeira (se for bater na mão, boa sorte!) até ela começar a fazer picos moles. TOME CUIDADO, SE BATER DEMAIS VAI VIRAR MANTEIGA. Aí, já era. O creme de leite vai crescer muuito de tamanho, então não se engane, que rende!

Bata no liquidificador 800 g dos morangos com o açúcar (ou o leite condensado) e acrescente no creme de leite. O restante, corte em pedaços pequenos e coloque na mistura. Fica supimpa. :)

Prove para ver se está bem adoçado, neam.

Coloque o sorvete em um recipiente tampado e leve para o refrigerador por 12 horas.

*UPDATE: A Maria, do maravilhoso blog Diga Maria e autora original da receita, passou por aqui e nos deu uma super ajudinha AND dica. Para quem está no Brasil, o creme de leite TEM QUE SER O FRESCO, pois o normal não tem percentual de gordura suficiente para bater. O creme de leite fresco tem aproximdamente 35% de gordura, o que é ideal para emulsionar. Aqui em Portugal, as natas para bater equivalem ao creme de leite fresco, pois tem o mesmo percentual de gordura. Já as natas para cozinhar equivalem ao creme de leite normal.

DSC_0004

DSC_0005

Anúncios

11 comentários sobre “Projeto Mormon: Sorvete de Morango

  1. Muito bom, Téty! Já fiz um sorvete de banana apenas usando o ingrediente: banana. Banana congelada e um processador. Ficou bastante cremoso e ó, diliça! Vou testar essa de morangos com certeza :)

  2. Olá, Stéfanie! Fiquei feliz em ver que fez o sorvete e aprovou. E vou concordar com seu marido, prefiro essa receita ao sorvete da Haagen-Dazs, que acho muito doce.
    Não sei se parte dos seus leitores são brasileiros, mas, se forem, vale ressaltar que o creme de leite tem que ser fresco pois os de lata e caixinha daqui não tem o percentual de gordura necessário para emulsionar quando batidos.
    Quanto ao sorvete de banana, aqui tem uma receita que curto: http://bit.ly/sorvetebananalight.
    Beijo e muito prazer. :)

    • Oi Maria! Muito obrigada pelo seu comentário. Olha, aqui a nata tem 35% de gordura, o que é ideal para bater. Vou colocar o update no post com as informações sobre a diferença entre o creme de leite e a versão fresca. E nossa, que receita maravilhosa de sorvete! Hummmmmmmm! Senti até o aroma da banana caramelada aqui! :) Beijo e o prazer é todo meu.

  3. Pingback: Depois Dos Quinze | Seis receitas irresistíveis de sorvetes sem lactose

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s