Tartar de Salmão

Tartar de SalmãoTá querendo arrasar no jantarzinho pro seu amore? Amigue, se joga porque esse prato é fácil, rápido, pheeeeeeno e rycoh!!! Certeza que o bofe ou bofa vão amar e você ainda faz a média de “sou super chef, sou profissa, cozinho isso todo dia, isso é comida de iniciante”.

Se eu contar pra vocês que foi o meu debute fazendo Tartar, vocês acreditam?? Eu sempre tive vontade, mas nunca pintou a ~vibe~, sacomé?

O difícil foi comer. Confesso que até fiquei com dó, porque ficou tãããããão lindo, acho que foi um dos pratos mais arrumadinhos que já fiz. :~~ Sabe quando bate até orgulhinho, do tipo: “olha, eu consegui, fui eu quem fiz”…

Mas devo dizer que não foi só a aparência que ficou TDB não. O Tartar ficou uma delíííícia e já ganhou um lugar todo dele no coração das receitas especiais. Agora ele vai sempre aparecer pela cozinha desta que vos fala.

Vou virar tipo #aloka do tartar de Salmão:

Tartar de Salmão

Eu e minha faca de sushi

O tartar também tem a versão “Steak”, com carne vermelha, que eu já comi mas nunca fiz. Vou tentar da próxima e conto pra vocês.

Enche as taças de vinho (porfa, não vale Dom Bosco, respeite!!), acende as velas, coloca Wicked Game pra tocar e vem comeeeeeeeegooo! #katylenefeelings

Tartar de Salmão

Que hoje é sexta e só Deus pode me julgar na jaca do fds!

Ingredientes (para 3 pedreiros)

Para o Molho

  • 2 1/2 col sopa de shoyo + 1 col sopa
  • 2 col sopa açúcar
  • 1 col sopa vinagre branco (eu usei o de arroz)

Para o Tartar:

  • 700 g salmão limpo (sem pele nem espinhas)
  • suco 1/2 limão (usei siciliano)
  • raspas de 1 limão
  • 1 col chá de mostarda l’ancienne
  • 1/4 col chá mostarda dijon
  • 1 col sopa azeite extra-virgem
  • 3 col sopa salsinha e cebolinha bem picadinhas
  • 1 chalota roxa bem picadinha (ou 1 cebola roxa pequena ou 1/2 média)
  • pimenta do reino a gosto
  • sal (opcional e eu não coloquei, mas eu gosto de comida com pouco ou nada de sal)
  • filhinhas de dill para enfeitar (firula)
  • 4 1/2 col sopa cream cheese light

PRE-PÁRA!

Para o molho:

  1. Misture tudo em uma molheira e leve ao fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Assim que estiver na consistência desejada, desligue o fogo e continue mexendo, até que esfrie. Não para de mexer!
  2. Acrescente uma colher de sopa de shoyo ao seu molho, quando já tiver arrefecido e mexa bem. Reserve.

Para o Tartar:

  1. Pique a cebola e as ervas bem picadinhas.
  2. Pique o salmão em pedaços bem pequenos, com a ponta da faca. Pedaços bem pequenos não quer dizer carne moída, okay??
  3. Acrescente os demais ingredientes e misture muito bem.

Montagem:

  1. Você precisará de um acessório de patisserie, para cortar bolo. Tipo assim:
    Tartar de Salmão

    Este tem 10 cm de diâmetro x 4 cm de altura.

    Ou então de muuuuuita habilidade com as mãos – que eu não tenho.

  2. Coloque o anel no prato e preencha a base com 1 1/2 col sopa de cream cheese. Espalhe bem. Por cima, coloque o Tartar até preencher o anel. Aperte bem, para que ele não desmonte quando o anel for retirado.
  3. Coloque a folha de dill por cima, para fazer a firula e ao lado o molho de shoyo. Gente, esse molho faz TODA a diferença, não deixem de fazê-lo!

Tartar de Salmão

Tartar de Salmão

11 comentários sobre “Tartar de Salmão

Obrigada por seu comentário!