Como ter uma mini-horta em apartamento

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Minha hortinha completa! Fileira de cima, da esq para a dir: manjericão, manjericão roxo, alecrim/rosmaninho e orégano. Fileira do meio, da esq para a dir: hortelã, salsinha, tomilho e cebolinha. Fileira de baixo, da esq para a dir: cominho, sálvia, coentro/cheiro-verde e endro/dill.

O post de hoje serve mais como um testemunho de que é sim possível ter uma mini-horta, mesmo que você more num coobeecooloo (meu caso).

Quero mais dar uma inspiração e/ou ideias pras pessoas que tem vontade de ter suas ~prantinhas~ mas nunca acharam que seria possível morando em um apartamento. Amigue, calma que dá sim! Agarra na minha mão e vem coomeegoo!

Antes de ter a minha mini-horta, eu sempre comprava as ervas aromáticas no supermercado, mas isso era sempre um problema, pois:

  1. Eu deteeeeeeeeeeesto desperdício, mas nunca conseguia usar tudo o que comprava e uma parte sempre acabava indo pro lixo;
  2. Eu gastava mais dinheiro, pois tinha que sempre recomprar as ervas;
  3. Às vezes eu ia cozinhar e na hora surgia a ideia de usar uma erva, mas como não tinha, acabava fazendo a receita sem, por não ter tempo de parar e ir comprar;
  4. As ervas de supermercado nunca tem o mesmo gosto das ervas frescas;
  5. Eu detesto desperdício. Já falei isso?

Foi assim que perguntei para a pessoa que mais entende de hortas que eu conheço, aka meu digníssimo pai, sobre o que uma plantinha precisava para sobreviver fora de seu habitat natural (beijo tia Silvia, da aula de ciências!). Ele me disse que plantas precisam de quatro coisas: terra, adubo, água e carinho. Como eu tenho tudo isso de sobra pra dar, resolvi montar minha horta!

Comecei a imaginar a ~logística~ da coisa e em como faria. Fui ao IKEA, esse playground de adultos, para buscar inspirações. Foi quando me surgiu a ideia da horta suspensa! Como no próprio IKEA tem os vasinhos com suporte para serem pendurados e são os mais baratos, uni o útil ao agradável. A ideia é ridículamente simples: prender um varão na parede e colocar os vasinhos suspensos, penduradinhos. Como os vasos tem furos embaixo, pois supostamente deveriam ter um pratinho como base, eu tive que vedar muito bem por dentro, para não aguar minhas plantas e acabar com uma poça de água na área de serviço inteira. Fiz isso com plástico and papel alumínio.

Depois de vedar, eu coloco umas pedrinhas no fundo (meu pai disse que é bom para drenar), terra preta já com adubo (que ele tinha em casa e me deu, mas é fácil de encontrar em lojas especializadas e até floriculturas) e umas cascas de ovos trituradas, que servem também como adubo. Depois disso é só colocar o vasinho com a sua plantinha (eu compro a erva em um vaso e não tiro ela dali) dentro do vaso de metal e ir aguando e dando carinho sempre!

Hoje em dia minhas plantinhas já até criaram raízes. Se eu puxar o vasinho, vejo que as raízes já cresceram para a terra, o que mostra que elas se adaptaram ao ambiente. <3 <3 <3

Existem algumas dicas importantes que funcionam com as minhas plantchenhas:

  • Eu colocava a água diretamente na terra em que a planta está, isto é, no vaso de plástico em que ela vem. Comecei a notar que fazendo isto, ela morria facilmente, passados dois ou três dias. Passei então a colocar a água no qual ela vai fincar suas raízes, ou seja, na terra preta e voilá! As ~prantinhas~ passaram a crescer lindas, fortes e saudáveis.
  • No verão eu aguava as plantas todos os dias, pois notava que se eu deixasse um dia sem aguá-las, elas ficavam bem murchas. Mas agora no outono não é mais necessário aguar todos os dias, faço um dia sim e no outro não.
  • Planta é um ser vivo, e como tal, precisa de atenção, amor e carinho. Converse com suas plantinhas! #aloka
  • Uma dica que dou aqui pode não necessariamente ser a ideal para você. Vá testando aos poucos e aprendendo como lidar com suas plantinhas.
  • De preferência monte sua horta em um local com incidência de luz solar, pras plantas fazerem a fotossíntese (tia Silvia ia ficar muito orgulhosa, olha…)
  • Sempre que for retirar as folhinhas, corte com uma tesourinha a partir do caule, nunca arranque da raiz. Desta forma você sempre terá folhinhas novas nascendo.
  • Aliás, podar suas plantas é extremamente importante para que elas se renovem e cresçam sempre fortes.

Minhas plantinhas foram compradas super pequenas e agora estão enormes! Olha só o manjericão roxo:

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Manjericão Roxo (clique na foto para ver detalhes).

A hortelã é outra que está enorme.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Vejo muitos mojitos.

Algumas ervas quase morreram, mas como fênix, ressurgiram das cinzas! É o caso do endro/dill e do cominho.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Endro/Dill.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Cominho.

E estes são os mais novos integrantes da casa:

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Sálvia e Coentro

Vale ressaltar que coentro e salsinha são duas ervas que eu tenho que recomprar SEMPRE, pois eu uso tanto que acabo com elas. :(

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Salsa e Tomilho em close.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Estoque de terra preta.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Exemplo de um vasinho sem plantas, vedado com plástico e papel alumínio, com pedrinhas e terra.

Há ainda milhares de ideias pela internet. É só ver a que mais lhe agrada e casa com sua decoração/espaço e botar a mão na terra! Olhem só:

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Imagem daqui

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Crédito da Imagem: Casa e Jardim.

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Imagem daqui

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Imagem daqui

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Imagem daqui

Como ter uma mini-horta em um apartamento

Imagem daqui

Inspirações não faltam….

Bem, é isso. Se eu lembrar de mais alguma dica, coloco por aqui. E se vocês tiverem dicas, sugestões ou perguntas, façam o favor de usar os comentários, que eles não mordem!

42 comentários sobre “Como ter uma mini-horta em apartamento

  1. Stéfanie, a gente precisa conversar, pq não é possível! Tem uma escuta sua aqui em casa? Tava falando sobre hortinhas com a minha nesse fim de semana! Amo chás! Quero todos que eu mais amo com folhas frescas aqui em casa! A gente tinha um pézinho de hortelã [que o jardineiro matou.. RIP hortelã] e ainda tem um mega pé de Melissa, que no inverno acalenta minhas noites de sono!
    Como eu tenho duas cadelas, a alternativa mais sensata é fazer uma horta suspensa, pq aí as duas não destroem! Obrigada, sua linda, por mais uma vez salvar meu dia [Meninas Superpoderosas ficariam orgulhosas!]!!

    beijão, sua ~malavilosa~!!!!

    • Hahahaha menina, o negócio tá sério, isso é transmimento de pensação!!! :P Eu também atoron chás e to pensando em montar uma outra parte só com vasinhos de plantas tipo erva-cidreira, chá-verde, boldo, camomila… Não sei se você sabe, mas eu sou #alokadoschás e como nunca provei Chá de Melissa já pego carona na dica e vou procurar pra provar, gracias sua linda!
      A horta suspensa é ótimo para quem tem crinças e animais mesmo, a gente consegue salvá-las das mãos e patas ferozes! hahahahaha. Quero ver sua hortinha suspensa também, hein? Manda fotos quando ficar pronta!

      Beijão queridona!!

  2. Parabéns, muito legal sua horta. Também tenho uma hortinha. Tenho boldo, capim limão (dá um chazinho ótimo!!), cebolinha verde e erva cidreira. Gosto tanto que dou consultoria em agricultura orgânica e agroecologia. Convido a curtir minha fanpage (Vida Agroecologia)

    • Obrigada, Fábio! Meu pai tinha boldo na horta que ele tinha, ele costumava tomar sempre depois que exagerava nas comidas e nos bons drinks. Muito bacana sua página, adoro saber sobre agricultura orgânica.
      Beijão e volte sempre!

  3. “Vejo muitos mojitos” HAHAHAHAHAAHAH Rolando de rir.

    Ando ansiosa para minha mudança e como vou deixar o apartamento a minha cara. Ano que vem me mudo pra SP pra estudar e já tinha essa ideia de ter uma hortinha e etc. Até porque ninguém merece sair pra comprar uma erva numa cidade que, querendo ou não, é desconhecida, né? Ainda mais quando você pode ter em casa por 0 reais depois de um tempo. Depois desse post já quero ano que vem logo pra tirar foto da minha hortinha e te mandar pra você ficar morrendo de orgulho da aluna aqui.

    • Lindinha, você vai ver como é gostoso decorar e cuidar da nossa casinha. Deixar cada cantinho com a nossa cara, é muito bom!! E tenho certeza de que a sua hortinha vai ficar linda, você é muito cuidadosa e jeitosa. A hortinha é mesmo uma mão na roda. O próprio Luís comentou dia desses que aprendeu a gostar de coisas que antes ele nem ligava, como o manjericão, e nada como ervas frescas na elaboração dos nossos pratos. Assim que você montar a sua, manda fotos que eu quero ver tudinho!! Já sou super orgulhosa porque você tem muito jeito pras panelas, agora é só aprimorar cada vez mais. ;)
      Beijão!

  4. Stéfanie, vou casar em agosto, sempre morei em casa, onde temos um jardim bem grande, uma horta com tudo o que você puder imaginar. Eu amo!
    O problema é que vou morar em um apartamento, não é gigante, mas também não é minusculo, tem uma varanda que da pra fazer bastante coisa. Me fala uma coisa, você saberia me dizer de onde é aquele “móvel” de madeira onde estão plantadas os temperos separados por nichos?
    Adorei e quero um desse.

    • Ai, meu sonho ter uma casa pra poder plantar tudo, Monique!

      Com relação ao móvel eu infelizmente não sei dizer. :((( O crédito da imagem tá na foto, mas se a fonte não disse de onde tirou, não sei mesmo responder.

      Mas acho que na pior das hipóteses dá pra levar a foto em um marceneiro e pedir pra ele fazer um igual, né? Não me parece algo muito complicado…

      Beijos!

  5. Achei seu post ao pesquisar hortas em apartamentos e adorei a sua, que linda e que bom gosto, ficou simples e encantadora.
    Suas dicas foram ótimas e vou segui-las, rs.

    • Olá Kamila! Que delícia ler seu comentário, fico muito feliz que as dicas foram valiosas, afinal uma hortinha é uma das coisas mais fofas, aconchegantes, sustentáveis e energizantes que podemos ter. É uma delícia colher nossas folhinhas e colocá-las nas comidas que preparamos com tanto carinho, não é? Um super beijo e obrigada pela visita, volte sempre!

  6. Oi….estou com o projeto da mini horta aqui em casa. Tenho um bom espaço, mas vou começar com calma….para adaptação kkkk
    Adorei suas dicas e anotei todas, obrigada
    Obs.. Desejo que a minha horta seja um lugar sagrado, de troca de energias…#amo

    • Oi Cláudia!

      Que bom que você gostou das dicas! Realmente é muito melhor começar aos poucos, até para ir aprendendo como lidar com suas plantinhas, até que você esteja pronta para hortas maiores, e as hortas realmente dão uma energia muito boa, elas tornam nossa comidinha muito mais especial. Beijos!

  7. Amiga… amo temperinhos mas sempre q compro na feira acaba perdendo e outra as coisas estao caras de mais…. parece q o pessoal vende ouro nos maçinhos de temperos… moro em apartamento e aqui nao tem varanda e nao tenho um espaço q sobre pra eu fazer uma hortinha entao quero muito muito fazer uma horta suspensa mas no momento nao conheco ninguem q posso me orientar… como falei nao tenho espaço … minha ideia e fazer uma mini horta suspensa na cozinha do meu ape onde pega sol pela manha … no inicio eu queria fazer em vasinhos de pet (reutilizar as garrafas) mas meu esposo me du a ideia de fazer no cano pvc….
    minha duvida e …. preciso fazer furos no cano de pvc para agua escoar? quando de agua coloco por dia pra regar? sera q nao tem problema hortinha suspensa na cozinha do ape sendo q so tera sol pela manha? quero muito q de certo para sempre ter ervas fresquinhas e folhas pra fazer cha…. eu sou um desastre com plantas elas so sobrevivem comigo um prazo de 36h sempre matei as bichinhas de tanta agua…
    se vc puder me ajudar nessa ideia agradeço muito.
    bjooo

    • Oi Núbia!

      Então, eu não tenho muita experiência em horta suspensa com tubo de pvc, mas a Tatiana, do Panelaterapia, tem uma assim (http://www.panelaterapia.com/2014/06/como-fazer-uma-horta-hidroponica.html) e acho que nesse post você pode ter informações mais detalhadas. Mas o que posso te dizer é que a horta funciona muito pela experiência. Teste para ver como a sua se adapta, até porque cada planta bebe uma quantidade específica de água. Nem sempre a quantidade para uma vai ser a mesma para outra, você tem que ir aprendendo com cada plantinha qual a necessidade dela.
      Quanto ao escoamento da água, os meus vasos não escoam e isso funciona para mim, mas eu coloco pedras no fundo do vaso para que a terra não fique ensopada. Acho que talvez o cano de pvc precise de escoamento sim. Desculpa não ajudar mais, mas eu realmente não sei como funciona nesses casos.

      Beijos e boa sorte!

  8. Oi Stéfanie, que bacana seu post! Estou planejando minha mini-horta no ap também, comprei alguns vasinhos e tenho só uma dúvida: o vasinho que vem com as plantinhas (aquele que voce não tira a plantinha de dentro) tem furos, certo? Daí a raiz cresce em direção a mistura de areia preta/adubo/pedrinhas do fundo? A maior parte dos meus potinhos são tipo ceramica impermeável (Ikea! :) e sem furos, to na dúvida se transfiro plantinhas pra eles ou não. Muito obrigada!

    • É isso mesmo, Rafaela. Eu tenho desses vasinhos também aqui em casa e o que eu faço é, nesses vasos sem furos brancos, eu coloco as pedras, depois um pouco de terra e por cima disso o vasinho com furinhos que a plantinha vem. Daí quando eu rego a plantinha, eu rego a terra que está embaixo (no vaso branco), pra não enxarcar a terra que a planta está em contato e não matá-la. :)

      • Stéfanie, muito obrigada!!!! Nova paixão por aqui, espero montar os vasinhos hoje e te mando fotos! Suas informações foram muito preciosas, beijao!

  9. Stefanie adorei o post.
    Mas como funciona a questão do sol e da sombra. Nessa área pega muito sol? Tenho um espaço mas não tem sol nenhum, será que da certo?

    • Oi Maria! Sim, elas precisam de sol, nem que seja um pouquinho. No meu caso, a área pega o sol da manhã, o que faz com que as plantinhas fiquem mais fortes. Sem sol também dá certo, mas elas não tendem a crescer tanto e a morrer bem mais depressa. :(

  10. Meu problema com plantas é que eu moro em apartamento, no terceiro andar, o sol fica do lado de fora e dentro não há sol, quando eu vou regar as plantas, por mais que eu deixe um pano no chão para a água não descer na parede do vizinho de baixo, não tem jeito, quando eu menos espero ele grita que eu estou molhando o chão dele.

    Por incrível que parece eu conheço quase tudo de plantação e os tipos de adubos, não ponho muita água quando estou regando, mas mesmo assim ele diz que eu estou molhando a casa dele e nem é pela lage, o pior é que nem eu posso me mudar, nem tão pouco ele porque o imóvel é próprio. Em todo reunião de condomínio eu entro na berlinda e os outro moradores dizem que isso não acontece com eles porque plantas pra eles é só pra comer, mas eu não tenho culpa se adoro plantas.

    Eu realmente não sei como resolver esse problema, vocês teem como me ajudar?

  11. Olá! Adorei suas dicas! Eu penso em montar uma hortinha em meu apartamento, o problema é que no único espaço que tenho, não pega sol no inverno, Daí tenho medo de plantar e elas morrerem.

  12. Você já plantou salsa em vaso? Eu comprei uma muda lindona no supermercado, cheguei em casa e passei para um vaso maior. No dia seguinte ela estava completamente caída, uma dor. Aí comprei outra mudinha no supermercado, e deixei no vaso em que veio. No dia seguinte ela estava completamente caidaça, murchinha mesmo. Eu coloco numa janela que não pega sol, mas pega muita luz. Tenho manjericão, violetas, outras plantinhas que gostam muito do lugar. Mas eu adoro salsa, será que ela não gosta de apartamento? Obrigada, um beijo.

    • Nossa, eu realmente não sei porque isso está acontecendo com a salsa. O ideal é que elas peguem um pouco de sol, mas nada muito forte. Eu tinha salsa e ela crescia dessa maneira. Talvez ela precise de mais água? Ou de dreno embaixo, com as pedrinhas?

    • Precisa sim, Tays, senão as plantinhas não resistem e morrem. ☹ Mas tem que ser pouco sol também, pois muito resseca as bichinhas. O ideal é pegar o sol da manhã ou da tarde, que são mais fracos, pois elas são sensíveis. Beijos!

  13. Olá, como vai sua horta, hoje em dia. Gostei de ler sua experiência e de saber que água direto no vaso mata a planta, a forma que você resolveu o problema é muito interessante. Por favor se não for pedir muito, teria como postar o passo a passo de como você monta o vasinho e como rega.

  14. Olá ameeeiii sua hortinha ! Quero muito uma! Queria tirar uma dúvida sobre a montagem que eu não entendi bem… vc compra a muda em um vasinho, depois preenche um outro vaso com terra preta, pedronas, etc. depois vc põe o vasinho da muda dentro do vasinho q está com a terra preta, é isso? É pra pôr a água? Vc retira o vasinho de cima põe água e depois por o vasinho no lugar? Desculpe as perguntas meio óbvias, mas é que eu nunca cuidei de plantas e não tenho muito jeito 😂😂😂
    Obrigada e parabéns pela linda hortinha!

    • Isso mesmo, Michelle. Depois eu coloco água entre os dois vasinhos, que é pra não encharcar a terra que está diretamente em contato com a planta, pois pode apodrecer. Essas benditas são hiper sensíveis! hahahahahaha Beijão e espero que sua hortinha dê certo!

Obrigada por seu comentário!