Bolo de Macaxeira (Mandioca ou Aipim)

Bolo de Mandioca

Você sai do Amazonas mas o Amazonas não sai de você

Nada como ter uma cunhada que cozinha super bem para nos dar uma receita que fica MARA, neam?

beijo

Beijos, cuuuuuuuuuuu!

Este domingo bateu uma vontade alucinada de comer bolo de macaxeira (mandioca), daqueles com perfume de coco e que deixam o café com leite ainda mais gostoso. Como eu ia fazer o Risotto, aproveitei e comprei mandioca a mais para fazer esse bolo. Modéstia à parte, sou uma genya! E humilde também.

O bolo não ficou com a exata consistência que a gente encontra no Amazonas, lá ele parece uma borracha, mas eu juro que isso é um elogio! hehe

O meu não ficou igual, mas ficou beeeeeeeem molhadjenho e ~cocrante~. Acho que a principal diferença foi que eu ralei a mandioca no ralo grosso e deveria ter sido no ralo fino ou não e eu to falando bobági.

Aliás, ralei VÍRGULA. Ralaram, porque eu usei meu processador lheeeendo que meus pais me deram de presente de desaniversário. <3 <3 <3 Desde que ganhei o coitado, ele tem trabalhado em regime escravo aqui em casa, ele tá pra pedir pra voltar pra loja, não tem folga nunca!

Mas se você não tiver um ou estiver a fim de ralar o braço, VAI NA FÉ AMIGUE!

Bora pra receita.

Ingredientes

  • 800 g de mandioca/macaxeira/aipim sem casca
  • 350 g açúcar
  • 200 g manteiga
  • 3 ovos médios
  • 200 g coco ralado
  • 500 ml de leite de coco
  • 1 col sopa rasa de fermento pra bolo em pó

PRE-PÁRA!

  1. Pré-aqueça o forno em 190º.
  2. Rale a mandioca e esprema a massa em pano limpo (ÓBEVEO) até que ela esteja bem seca.
  3. Em outra vasilha, misture o açúcar e a manteiga e bata bem até que estejam incorporados.
  4. Junte os ovos um a um, batendo muito bem.
  5. Acrescente a mandioca, o coco ralado e o leite de coco. Misture até que a massa esteja homogênea.
  6. Por último, junte o fermento, mexendo o mínimo necessário.
  7. Leve para assar em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 40 min ou até que passe no teste do sofá do palito (enfie um palito ou faca, se sair limpo pode retirar do forno).
  8. Não faça que nem a desesperada aqui e espere esfriar completamente antes de desenformar.
Bolo de Macaxeira

É ou não é muita maldade???

 

Anúncios

4 comentários sobre “Bolo de Macaxeira (Mandioca ou Aipim)

  1. Hei Cuuuuuu kkkkkk eu sei pq deu errado o boloooo! Vc utilizou apenas 800gr e deveria ter utilizado 1kg de macacheira. Quanto ao ralador, eu também utizo p lado mais grosso.

  2. Finalmente achei uma receita que nao fique borrachudo. Vou testar sua receita com o seu “erro” de.colocar menos mandioca e volto aqui p dizer como ficou.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s