Risoto de Carne Seca com Mandioca/Macaxeira/Aipim

Risotto de Carne Seca com Mandioca

Especialidade da casa

Aqui não tem briga de mandioca/macaxeira/aipim, tem pra todo mundo!

Hola, que tal? Como foi o fim-de-semana?

O meu foi ótemo, muchas gracias. Comi que nem uma recém-encontrada no deserto do Saara. #síndromedofinaldesemana

Sábado teve a despedida de um casal amigo que volta para o Brasil. O marido está fazendo mestrado aqui, terminou o primeiro ano e agora ambos estão voltando pra casa. Essa é a pior parte de fazer curso fora: quando a gente finalmente faz amizade e se apega, tem que se despedir. :( Em compensação o jantar foi muito legal e animado. Acabamos por descobrir um restaurante novo aqui em Lisboa, chamado Casa de Angola, com comida angolana (dããã) sensacional! Adorei e voltaremos, com certeza. Fora que a imperial (chopp) era 1 euro, COMO NÃO AMAR?????

~Me conquistou pelo bolso AND estômago~

Voltando pras gordisses, fiz um experimento que não sei mais como viverei sem: Sorvete de Oreo/Negresco. Gente, que sacanagem, fiquei viciada nesse troço!

Vou dizer uma coisa pra vocês: um mundo em que doce de leite e bolacha oreo engordam não é um mundo justo. FIM.

A receita usa como base a receita do Sorvete de Doce de Leite só que ao invés de colocar o doce de leite coloca 5 col sopa de leite condensado, 1 e 1/2 pacote de bolacha oreo/negresco triturada e 1/2 pacote da bolacha picada grosseiramente no meio do sorvete. Um verdadeiro crime, chamem a polícia!!!! HAAAAAAAAALLLLP APLUSK!

Sorvete de Oreo/Negresco

Como pude viver tanto tempo sem você????

A outra gordisse tem a ver com uma união DEVERAS aprazível: risotto and carne seca.

Quando minha tia de Fortaleza veio nos visitar, pedi pra que ela me trouxesse carne seca. Não sei onde foi que ela comprou essa bendita, mas vou falar: ela me trouxe a melhor carne seca que eu já vi na vida! Sério, imaginem 1 quilo de pura carne, com pouquíssima gordura? Foi demais para o meu coração. Não ter trabalho para desfiar e aproveitamento máximo, quem não curte?

Eu curto.

Eu curto.

A receita dá trabalho? BASTANTE. Mas cada garfada é uma experiência única e transcendental.

Eu digo que esta é a receita da casa por dois grandes motivos: eu inventei e é a minha especialidade. Se um dia eu estivesse no Masterchef e eles pedissem pra fazer nosso prato de assinatura, eu faria este. #aloka #medeixa

A receita tem que ser realizada em etapas, portanto, mentalize o mantra “Paciência é uma virtude” e vem coomeegoo!

Ingredientes (para 3 pedreiros)

Para a carne seca

  • 900 g de carne seca
  • pimenta do reino
  • 2 folhas de louro
  • ramos de tomilho
  • 2 col sopa azeite
  • 2 dentes de alho
  • pitada de pimenta calabresa (em Pt piri-piri seco)
  • 1/2 cebola roxa

Para o purê de mandioca

  • 700 g de mandioca sem casca
  • 2 col sopa manteiga
  • 1/2 cebola (usei a roxa que era a que tinha)
  • 100 g cream cheese
  • 150 ml de leite
  • parmesão a gosto ralado na hora
  • pitada de noz moscada

Para o arroz

  • 1/2 xíc de arroz parbolizado (em pt vaporizado)
  • 1 dente de alho
  • azeite

Extras

  • salsinha a gosto
  • 100 ml vinho branco ou cachaça

PRE-PÁRA!

  1. Deixe a carne dessalgando de um dia para o outro, trocando a água no mínimo umas duas vezes. Após a troca das águas, experimente uma lasca para ver a quantidade de sal. Se ainda estiver salgada, dê um banho de água fervente.
  2. Leve a carne seca para a panela de pressão com água, tomilho, louro e pimenta do reino por aproximdamente 35 min depois que começar a fazer o barulho. Após esse tempo, retire da pressão e reserve para desfiar depois que esfriar (como minha carne seca era dos deuses, eu não perdi quase nada, mas normalmente perde-se uns 30% da quantidade que é só gordura e deve ser descartada).
  3. Em metade do caldo que sobrou da carne, cozinhe a mandioca até que esteja desmanchando. Não é necessário acrescentar sal, pois o sal da carne ficou na água. Retire a mandioca e amasse com amassador de batatas, garfo ou a mão É DE ACORDO COM O FREGUÊS.
  4. Após amassar a mandioca, leve uma panela ao fogo com a manteiga e doure a cebola. Acrescente a mandioca e mexa bem. Acrescente o cream cheese, o leite, a noz moscada e o parmesão, mexa vigorosamente até que fique com consistência de purê – eu particularmente não me importo muito com alguns pequenos pedaços de mandioca que por ventura fiquem, aliás, dá um charme rústico ao prato. Reserve.
  5. Faça o arroz com a outra metade do caldo da carne seca. Refogue o arroz em alho e azeite, jogue o caldo fervente e espere a água secar. Eu não me importo muito se o arroz vai ficar papa ou não neste caso, uma vez que não faz ABSOLUTAMENTE NENHUMA DIFERENÇA.
  6. Para finalizar a carne seca, desfie-a grosseiramente. Refogue cebola e alho em uma panela, até que estejam transparentes. Acrescente a carne seca, refogue muito bem e coloque o vinho ou cachaça. Quando o álcool tiver evaporado, acrescente a pimenta calabresa, o purê e o arroz, mexa até que tudo esteja bem incorporado e sirva com bastante salsinha.

Alguém anotou a placa? hehehe.

É complicadinho de fazer, tem que ser feito por etapas, mas o resultado compensa moooointo.

Risotto de Carne Seca com Mandioca/Macaxeira/Aipim

Risotto de Carne Seca com Mandioca/Macaxeira/Aipim

Um comentário sobre “Risoto de Carne Seca com Mandioca/Macaxeira/Aipim

  1. Pingback: Escondidinho de Carne Seca com Batata-Doce | Receitas Do Céu

Obrigada por seu comentário!